
Ficha de leitura da obra “Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade”
Autor: Francisco Imbernón
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

A imagem representa que tipo de aula?
Expositiva
Interativa
2
Complete: “É verdade que a maioria dos professores universitários não teve uma .......................................” (cap. 1).
Formação pedagógica
Metodologia expositiva
Área real de aprendizagem
Ferramenta social
3
O aluno fica entediado com... (cap. 2)
mudanças constantes
pesquisas
aulas de revisão
aulas transmissoras
4
A primeira impressão de um professor diante dos alunos é chamada de (cap. 3):
Efeito de pigmalião
Efeito de fadiga
Efeito de sintonia
Efeito de primazia
5
Qual das imagens abaixo NÃO representa obstáculos à comunicação universitária? (cap. 4-5)

Ambiente de aprendizagem bagunçado

Postura autoritária

Exposições exaustivas

Trabalho em equipe
6
O efeito ......................... implica em responder aos alunos de acordo com as expectativas que se tem deles (cap. 7).
Fadiga
Primazia
Pigmalião
Sintonia
7
Constituem boas maneiras de aprender, exceto (cap. 8):
Trabalho em grupo
Compartilhar experiências de aprendizagem
Limitar-se a tomar notas
8
Corresponde, em essência, ao "modelo condutista" (cap. 9):

Ensinar

Trabalho em equipe

Resumir

Memorizar
9
Qual frase de sabedoria é apresentada no capítulo 11 da obra?
"Temos dois olhos, duas orelhas e uma única boca."
"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."
"A finalidade da comunicação é fazer-se entender. Mas há quem prefira se desentender."
Nenhuma das alternativas
10

Constitui exemplo de exercício de escuta ativa, EXCETO (cap. 11):
Evitar pausas
Formular perguntas fechadas
Assumir atitude hostil
Não interromper quando o outro está falando
11
Quem é o autor da frase: “o ensino está para a aprendizagem assim como o ato de vender está para o de comprar” (cap. 12)

Dewey

Imbernón

Fullan

Johnson
12
A inovação é uma mistura de (cap. 14):
contexto e reflexão
formação e contexto
formação e crítica
crítica e contexto
13
Por que o conceito de desenvolvimento profissional coletivo é de difícil aplicação em universidades? (cap. 14)
Por conta da cultura individualista dominante
Por conta da cultura especialista dominante
Nenhuma das respostas
Por conta da cultura específica dominante
14
Constitui obstáculo à formação do professorado (cap. 16):
o predomínio da improvisação nas modalidades de formação
coordenação, acompanhamento e avaliação por parte das universidades nos planos de formação permanente
debates sobre formação inicial pedagógica do professorado universitário
Nenhuma das respostas
15
A melhora da docência universitária depende de (cap. 17):
aspectos técnicos da docência universitária, apenas
envolvimento institucional da universidade e do coletivo docente
paixão pelo metodológico como cura de todos os males acadêmicos
nenhuma das respostas