Exercícios de consolidação da matéria “O que é Arte?”

Exercícios de consolidação da matéria “O que é Arte?”

Vamos pôr em prática a matéria que acabamos de explicar sobre “O que é a arte?” e verificar se ficou dúvidas por esclarecer!

Imagem de perfil user: Beatriz Benedito
Beatriz Benedito

Anúncios

1

O que distingue as teorias essencialistas das não essencialistas da arte?

As essencialistas afirmam que o valor da arte depende da forma do artista.
As essencialistas procuram características internas da arte, enquanto as não essencialistas consideram fatores externos.
As não essencialistas acreditam que toda arte deve ser bonita.
Ambas acreditam que a arte é definida pelo mercado de arte.
2

A teoria Histórico-Intencional é defendida por que filósofo?

Aristóteles
Lev Tolstoi
Immanuel Kant
Jerrold Levinson
3

De acordo com Clive Bell, qual das seguinte afirmações é verdadeira sobre a emoção estética?

É provocada exclusivamente pela presença da forma significante na obra de arte.
É uma emoção comum como medo, tristeza ou alegria.
Surge quando o público compreende a intenção do artista.
Requer que a obra de arte imite ou represente fielmente a natureza.
4

De acordo com a teoria institucional de George Dickie, o que torna algo uma obra de arte?

Ser emocionalmente expressivo.
Ser reconhecido por um público vasto.
Ser um artefato apresentado ao mundo da arte.
Ter originalidade criativa.
5

A teoria historico-intencional é defendida por que filósofo?

Aristóteles
Immanuel Kant
Jerrold Levinson
Lev Tolstoi
6

O que representa a condição suficiente da arte?

Um exemplo de uma user story.
Uma característica necessária para uma obra de arte.
A definição completa do que é arte.
Uma característica que apenas as obras de arte possuem.
7

De acordo com a teoria expressivista da arte, como defendida por Tolstoi, qual destas condições não é necessária para que algo seja considerado uma obra de arte?

A obra deve representar fielmente uma cena da realidade.
O público deve sentir a emoção transmitida pela obra.
O artista deve ter sentido genuinamente a emoção que quer transmitir.
A obra deve ser criada com a intenção de expressar uma emoção.
8

Qual é a principal crítica das teorias não essencialistas às teorias da arte?

Que se ficam apenas nas propriedades internas dos objetos artísticos.
Que dão demasiada importância às instituições artísticas.
Que ignoram o valor emocional da obra.
Que valorizam demais a estética.
9

Segundo a teoria representacionista, algo é considerado arte se:

Representar ou imitar algo da realidade.
For reconhecido por uma instituição artística.
Tive calor económico no mercado de arte.
Transmitir emoções intensas ao público
10

Qual é a crítica mais comum feita à teoria institucional da arte?

Exclui objetos com valor estético tradicional.
Permite considerar qualquer objeto como arte se houver reconhecimento institucional.
Reduz a arte um mero produto comercial.
Depende exclusivamente da emoção do artista.
11

Porque a teoria institucional da arte é considerada “não essencialista”?

Porque define a arte com base em critérios subjetivos.
Porque só considera como arte o que é belo.
Porque rejeita completamente o conceito de arte.
Porque não busca propriedades fixas no objeto, mas sim o seu reconhecimento num contexto social.
12

Segundo Clive Bell, o que distingue uma obra de arte de outros objetos?

A sua capacidade de representar de forma realista o mundo.
A presença de emoção expressa diretamente pelo artista.
A intenção de transmitir uma mensagem moral ou política.
A existência de forma significante que provoca emoção estética.
13

Qual das seguintes críticas é dirigida à teoria expressivista?

Tolstoi defende que a arte deve sempre imitar fielmente a natureza.
Tolstoi ignora completamente o papel da técnica na produção artística.
A teoria é demasiado inclusiva, pois considera arte qualquer forma eficaz de comunicação emocional, mesmo que não tenha intenção estética.
A teoria é demasiado permissiva quanto à falta de emoção nas obras de arte abstratas.
14

Segundo Jerrold Levinson, quais são os critérios que definem uma obra de arte?

O produtor não deve ter direito de propriedade sobre o objeto, e uma intenção duradoura de que o objeto seja encarado como obra de arte.
O produtor deve ter direito de propriedade sobre o objeto, e uma intenção passageira de que o objeto seja encarado como obra de arte.
O produtor deve ter direito de propriedade sobre o objeto e uma intenção não passageira de que o objeto seja encarado como obra de arte.
15

De acordo com a teoria histórico-internacional um amigo meu pode decidir se uma pintura minha é ou não arte?

Sim, pois tem direito de propriedade sobre a pintura.
Não, uma vez que não tem direito de propriedade sobre a pintura.
Não, pois tem direito de propriedade sobre a pintura.
Sim, pois não tem propriedade sobre a pintura.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.