Ensino Jesuítico no Brasil Colonial

Ensino Jesuítico no Brasil Colonial

perguntas baseadas na AULA 2 da disciplina HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ''Presença jesuítica na educação colonial''

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Yasmim

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1

Qual foi o principal objetivo dos jesuítas ao chegarem ao Brasil em 1549?

Ensinar ciências modernas
Catequizar os povos indígenas
Explorar as riquezas naturais
Organizar o comércio entre colônias
2

A Companhia de Jesus foi fundada em:

1540
1549
1500
1580
3

O ensino jesuítico estava diretamente articulado com:

O projeto iluminista europeu
A valorização das culturas indígenas
A formação de cientistas independentes
O projeto colonizador da coroa portuguesa
4

O documento pedagógico que guiava o ensino jesuítico era o:

Manifesto da educação colonial
Código de Lisboa
Tratado de Tordesilhas
Ratio Studiorum
5

Entre os conteúdos ensinados pelos jesuítas, estavam:

Português, geografia e química
Leitura, escrita, latim e doutrina cristã
Educação física, latim e economia
filosofia, ciências da natureza e leitura
6

O ensino jesuítico era voltado principalmente para:

Escravizados africanos e agricultores
Imigrantes europeus e militares
Indígenas catequizados e filhos da elite colonial
Populações urbanas e comerciantes
7

Qual das características abaixo define bem o modelo jesuítico de ensino?

Religioso, disciplinador e conservador
Prático, técnico e produtivista
Popular, democrático e participativo
Laico, científico e liberal
8

A educação oferecida aos indígenas visava:

Proteger suas tradições culturais
Formá-los como líderes políticos locais
Prepará-los para atividades comerciais
Integrá-los ao mundo europeu cristão
9

A expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759 ocorreu principalmente porque:

A Companhia de Jesus não atendia aos interesses do Iluminismo e acumulava poder.
Os padres abandonaram a educação e passaram a explorar ouro.
Os jesuítas se recusaram a catequizar os indígenas.
A Coroa portuguesa queria valorizar as línguas indígenas nas escolas.
10

Ao expulsar os jesuítas, o Marquês de Pombal pretendia substituir seu modelo educacional por um modelo que:

Privilegiasse o ensino das tradições africanas e indígenas.
Fosse técnico e voltado ao trabalho prático, ignorando a moral cristã.
Se aproximasse do Iluminismo, priorizando razão e utilidade para o Estado.
Mantivesse a educação religiosa, porém sob controle do papa.
11

O modelo educacional jesuítico pode ser caracterizado, principalmente, como:

Um espaço democrático de aprendizagem crítica.
Um modelo laico e liberal voltado à ciência.
Um sistema aberto à diversidade cultural e religiosa.
Um projeto de uniformização cultural a serviço da colonização.
12

Sobre o Ratio Studiorum, assinale a afirmativa correta:

Foi um manual criado no Brasil para organizar as escolas coloniais.
Defendia a autonomia dos alunos e a valorização das culturas locais.
Tratava apenas da catequese dos indígenas nas aldeias missionárias.
Foi um guia pedagógico da Companhia de Jesus usado internacionalmente.
13

O ensino voltado aos indígenas nas missões jesuíticas buscava:

Promover a convivência pacífica entre culturas indígenas e europeias.
Torná-los professores para educar outros nativos.
Oferecer educação bilíngue para preservar as línguas indígenas.
Integrá-los ao modelo europeu-cristão e apagar suas culturas nativas.
14

Qual o verdadeiro papel da educação na lógica do projeto colonizador português?

Combater a escravidão indígena por meio do saber.
Libertar os indígenas de práticas religiosas que eles consideravam "primitivas".
Criar uma sociedade justa, baseada na igualdade entre povos.
Formar súditos obedientes ao rei e submissos à cultura europeia.
15

Mesmo após sua expulsão, os jesuítas deixaram marcas na educação brasileira, como:

A estrutura centralizada e disciplinadora do sistema educacional.
A separação entre Igreja e Estado nas escolas.
O ensino público e gratuito garantido para todos.
A valorização dos saberes indígenas no currículo.
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