
Anúncios
1
Jean Piaget foi um psicólogo conhecido por seus estudos sobre:
Transtornos psicológicos
Comportamento social dos adultos
Emoções e inteligência emocional
Desenvolvimento cognitivo
2
Quantos estágios de desenvolvimento cognitivo Piaget propôs?
Quatro
Cinco
Seis
Três
3
O primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, é chamado de:
Operações formais
Operatório concreto
Pré-operatório
Sensório-motor
4
O estágio pré-operatório ocorre em qual faixa etária?
2 a 7 anos
7 a 11 anos
12 anos em diante
0 a 2 anos
5
O que caracteriza o pensamento das crianças no estágio pré-operatório?
Nenhuma das alternativas
Uso de linguagem simbólica e egocentrismo
Capacidade de resolver problemas matemáticos abstratos
Pensamento lógico e reversível
6
O que significa "permanência do objeto" no estágio sensório-motor?
A noção de que um objeto continua existindo mesmo quando não está visível
O interesse por brinquedos novos
A tendência de jogar objetos no chão para chamar atenção
A capacidade de lembrar o nome dos objetos
7
O que caracteriza o pensamento no estágio das operações concretas?
Pensamento impulsivo e sem lógica
Desenvolvimento da linguagem e do egocentrismo
Raciocínio abstrato e hipotético
Capacidade de conservação, classificação e reversibilidade
8
O que é "egocentrismo" no estágio pré-operatório?
O desejo de ser o centro das atenções
A dificuldade de entender o ponto de vista dos outros
A capacidade de fazer escolhas morais
O desenvolvimento da empatia
9
Qual dos exemplos abaixo representa o conceito de "acomodação" na teoria de Piaget?
Um bebê descobre que pode pegar objetos esticando o braço
Uma criança aprende novas palavras sem mudar sua forma de falar
Uma criança modifica seu pensamento ao perceber que um pinguim não é um peixe, mas uma ave
Um adolescente aprende matemática resolvendo problemas repetitivos
10
Qual das afirmações sobre Piaget está correta?
Piaget focou apenas no desenvolvimento social das crianças
Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma contínua, sem estágios
Sua teoria enfatiza a interação da criança com o ambiente para construir conhecimento
Sua teoria afirma que todas as crianças aprendem da mesma maneira, sem variações