Comunicação e Mídias Digitais

Comunicação e Mídias Digitais

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Andréa Ortis

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1

Quando surgiu a internet?

1966
1968
1967
1969
2

Atualmente, onde podemos encontrar também a esfera pública?

Carta
Rádio
Mídias Sociais
Televisão
3

O que marcou a década de 1970?

A internet tornou-se comercial
A internet chegou ao Brasil
Ocorreu a expansão da internet
Primeiros computadores pessoais e modens de linha discada se popularizam
4

Quem tem acesso à internet hoje no Brasil?

100% da população está conectada
50% da população está conectada
70% da população está conectada
80% da população está conectada
5

Sobre privacidade na internet:

Não há problemas em acessar a internet hoje em dia
Ninguém precisa abrir mão de seus direitos à privacidade para ter acesso à rede
Imagina, a internet é 100% segura!
A maioria das pessoas acaba abrindo mão de sua privacidade para acessar a rede
6

Em que ano o direito à informação foi incluído na Declaração Universal dos Direitos Humanos?

1948
1960
1955
1945
7

E o que significa o direito de comunicar?

A informação produzida não tem a possibilidade de gerar debate
Entende o direito à informação como a falta de liberdade que todos
Comunicar não é um direito
É o compromisso com a democratização da informação e com a multiplicidade de vozes
8

No Brasil, é proibido ser político e controlar meios de comunicação

Não vejo problema algum nisso. Por que não usar a comunicação para benefício próprio?
A informação é correta. No entanto, mais de 200 são sócios de empresas de comunicação
Informação errada, afinal nenhum político tem ligação com algum meio de comunicação
É possível que políticos sejam donos de empresa de comunicação
9

O que seriam as novas cidades?

Cidades que restringem o acesso à internet
Cidades que focam em ouvir a população
Cidades que criam espaços urbanos com internet
Cidades que mudam sua urbanização
10

A internet se destaca pelas possibilidades de

Interação entre públicos diferentes, de discutir assuntos de interesse geral e de participação política
Interação entre públicos diferentes, de discutir assuntos que não acrescentam em nada
Interação entre público iguais, de discutir assuntos de interesse geral e de participação política
Interação entre públicos iguais, de discutir assuntos de interesse geral e de participação ínfima
11

O que é opinião pública?

É o conjunto de opiniões debatidas, mas que não levam a nada
É o conjunto de opiniões debatidas em um local específico
É o conjunto de opiniões debatidas em âmbito privado, para melhora pessoal
É o conjunto de opiniões debatidas em público
12

Vivemos, hoje, em uma nova sociedade. O que isso significa?

Usar as novas tecnologias em prol, somente, do desenvolvimento pessoal
Usar as novas tecnologias em prol do desenvolvimento pessoal e coletivo
Usar as novas tecnologias em prol do desenvolvimento de uma comunidade
Usar as novas tecnologias em prol, somente, do desenvolvimento coletivo
13

A cultura do consumo se caracteriza por

Se liga a valores, práticas e instituições fundamentais como a opção, o individualismo e as relações de mercado.
Se liga a valores, práticas e instituições pouco fundamentais
Consumo é consumo, não existe explicação!
Consumo se caracteriza por comprar, impulsivamente
14

Quais as novas formas de se consumir produtos culturais hoje?

Através de livros
Através do rádio
Através da TV
Através de serviços de streaming
15

A busca pela inclusão se ampara em quatro utopias. Marque uma das corretas

Não ter renda
Desenvolvimento financeiro
Qualidade de vida física
Equidade
16

A inclusão digital tem ênfase na

Transformação
Transfiguração
Transcriação
Transposição
17

A acessibilidade

pode ser classificada como um instrumento facilitador desenvolvido pelo homem afim de garantir o acesso de um público específico
pode ser classificada como um instrumento que não facilita em nada, desenvolvido pelo homem afim de não garantir o acesso a todas as pessoas
pode ser classificada como um instrumento facilitador desenvolvido pelo homem afim de não garantir o acesso a todas as pessoas
pode ser classificada como um instrumento facilitador desenvolvido pelo homem para garantir o acesso a todas as pessoas.
18

A produção colaborativa

Se destaca por possibilitar e ampliar as fontes de informação em nossas casas
Não é possível produzir nada em colaboração
Se destaca por não ampliar as fontes de informação
Se destaca por possibilitar e ampliar as fontes de informação do ciberespaço
19

A confiabilidade nas redes se relaciona com...

Transnacionalismo
Imparcialidade
Com um meio de comunicação específico
Reciprocidade
20

O que é ciberativismo?

É a utilização de tecnologias digitais ou de informação e comunicação (TICs) para a mobilização e enfrentamento político, social e/ou cultural
É a luta por algo pessoal
É a utilização de tecnologias digitais ou de informação e comunicação (TICs) pela mobilização radical
É uma forma de ativismo que quer promover pressões em benefício próprio
21

O que são os produsuários?

Esse conceito busca a ampliação do conteúdo, mas não com foco na busca de novas melhorias
É a construção contínua e não colaborativa
É a junção entre consumidores e produtores
É a junção entre consumidores e editores
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