
Bora revisar Patologia?
Aqui estão os exercícios que o professor disponibilizou do praticar da até a Semana 13, da unidade 8 até 14
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Baseado nas características microscópicas como células ovaladas, com núcleos claros e citoplasma escasso com pouca síntese de melanina. Estas características refere-se a uma neoplasia maligna do tipo melanoma.
Falso
Verdadeiro
2
Melanoma é um tipo de neoplasia que pode ser causado por fatores genéticos e/ou exposição solar, frequente na pele que é visível e identificável pela maioria dos pacientes.
Verdadeiro
Falso
3

A imagem, em especial a região delimitada pelo traço vermelho, observamos a extensão do melanoma, onde os melanócitos estão infiltrados na derme
Verdadeiro
Falso
4
Tumores mistos do tipo muito complexo são assim classificados pois apresentam vários tipos de tecidos.
Verdadeiro
Falso
5
O melanoma é uma neoplasia maligna e apresenta características das pintas assimétricas, com bordas irregulares, como coloração variada
Verdadeiro
Falso
6
Sobre os melanócitos são células presentes na camada da epiderme responsáveis pela produção da queratina.
Falso
Verdadeiro
7
Nevos são melanócitos modificados que constituem popularmente as pintas que iniciam como elevadas e depois ficam planas.
Verdadeiro
Falso
8
Paciente foi atendido na Clínica de oncologia da Universidade São Francisco para tratamento de uma lesão em mucosa oral. Após exames clínicos e laboratoriais, seu diagnóstico foi de neoplasia. Baseando-se no diagnóstico e em seus conhecimentos em Patologia, qual das características abaixo que se diferenciam neoplasias benignas das malignas, sendo exclusivas de malignas?
Ulceração.
Metástase.
Necrose.
Hemorragia.
Nenhuma das alternativas.
9
Paciente diagnosticado com neoplasia maligna, foi encaminhado para o setor de quimioterapia para tratamento oncológico. Baseando-se no texto acima pergunta-se: qual das vias descrita abaixo é a preferencial para as neoplasias sarcomatosas?
Via aérea
Implantação
Via linfática
Via hematogênica
Nenhuma das alternativas
10
Para diferenciar neoplasias benignas das malignas utilizam-se alguns critérios, entre eles os critérios microscópicos. Baseando-se no texto acima, qual das características microscópicas descrita abaixo não é característica de malignidade?
Cariólise
Hipercromatismo
Nucléolo evidente
Nenhuma das alternativas
11
Paciente diagnosticado com Carcinoma em pele, foi encaminhado para o setor de quimioterapia para tratamento oncológico. Baseando-se no texto acima pergunta-se: qual das vias descrita abaixo é a preferencial para as neoplasias carcinomatosas?
Via linfática
Implantação
Via hematogênica
Nenhuma das alternativas
Via aérea
12

Estude a Figura 1 disponível nesta unidade, um exemplo de neoplasia. Baseando-se em seu estudo, como você espera encontrar o estroma dessa lesão?
Estroma parcial
Estroma bem desenvolvido
Pouco desenvolvido
Nenhuma das alternativas
Sem estroma
13
É conceito básico na Patologia que toda célula que compõe os tecidos e órgãos podem originar neoplasias benignas e malignas.Baseando-se no texto acima, qual das alternativas abaixo descreve a neoplasia benigna de origem dos melanócitos?
Nevo
Carcinoma
Nenhuma das alternativas
Melanoma
Teratoma
14
Em relação as neoplasias embrionárias, as mesmas podem ser denominadas de teratoma. Baseando-se no texto acima, qual dos órgãos descritos abaixo é sede de maior frequência?
Próstata
Cólon
Estômago
Ovário
Pulmão
15
)Entre os vários tipos de neoplasias, existem os tumores mistos. Qual das alternativas abaixo descreve um exemplo de tumor misto simples?
Carcinoma
Fibroadenoma
Melanoma
Sarcoma
Leiomiolipoma
16
É conceito básico na Patologia que toda célula que compõe os tecidos e órgãos pode originar neoplasias benignas e malignas. Baseando-se no texto acima, qual das alternativas abaixo descreve a neoplasia maligna de origem dos melanócitos?
Melanoma
Carcinoma
Teratoma
Nevo
Nenhuma das alternativas
17
Entre os vários os tipos de neoplasias, existem os tumores mistos.Qual das alternativas abaixo descreve um exemplo de tumor misto complexo?
Leiomiolipoma
Melanoma
Carcinoma
Fibroadenoma
Sarcoma
18
Paciente atendida no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital onde você compõe a equipe de saúde. Após exames clínicos e por colposcopia, foi coletado material da região do colo uterino para realização do exame Anatomopatológico (biópsia). O resultado do exame emitido pelo setor de Patologia foi de Lesão Intraepitelial em células escamosas de alto grau (HSIL). Baseando-se nas informações acima, pergunta-se: Qual das alternativas abaixo é compatível com o diagnóstico da biópsia?
Displasia moderada
Inflamação
Nenhuma das alternativas
Lesão de bom prognóstico
Lesão do tipo carcinoma invasivo
19
)Em um exame Anatomopatológico do colo uterino, o diagnóstico foi de classe III (Três) de Papanicolaou. Baseando-se no diagnóstico e em conceitos de Patologia, qual das alternativas abaixo é umacaracterística equivocada do diagnóstico de classe III?
Binucleação
Cariólise
Hipercromatismo
Halos perinuclear
Nenhuma das alternativas
20
Paciente, adulta jovem atendida no ambulatório de Ginecologia e o diagnóstico foi de Lesão Intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL). Baseando-se nessas informações acima e no seu conhecimento obtido, qual das alternativas abaixo é compatível com o diagnóstico?
Nenhuma das alternativas
Lesão de péssimo prognóstico
Lesão do tipo Carcinoma invasivo
Lesão metaplásica
Lesão de bom prognóstico
21
Paciente adulta, 30 anos de idade, foi atendida no ambulatório de Ginecologia, para consulta de rotina. Foi coletado material para a realização de citologia do colo uterino e o resultado do exame citológico foi colpite. Com base no caso clínico, qual das alternativas abaixo aponta para o agente?
HPV
Gardnerella vaginalis
Cocos
Trichomonas vaginalis
Nenhuma das alternativas
22
Paciente adulta jovem, atendida no pronto atendimento do hospital onde você compõe e equipe multidisciplinar na área da saúde. Durante a investigação médica, a paciente reporta ao ginecologista de plantão, dor e sangramento vaginal antes, durante e após as atividades sexuais, reporta ainda que nos últimos anos teve múltiplos parceiros sexuais. Com base no texto acima e em seus conhecimentos na área da Anatomia Patológica (Patologia), qual das alternativas abaixo descreve a possível alteração?
Nenhuma das alternativas
Muito provavelmente estamos a frente de uma neoplasia maligna do colo uterino
Muito provavelmente estamos a frente de um processo de cura e reparo do colo uterino
Muito provavelmente estamos a frente de um processo regeneração do colo uterino
Muito provavelmente colo uterino normal
23
Em laboratórios, várias são as técnicas utilizadas para diagnosticar e diferenciar determinadas estruturas celulares. Baseando-se no texto acima, qual das alternativas abaixo descreve a técnica de coloração utilizada para evidenciar fibras colágenas?
Tricrômio de Masson
Acido periódico de Schiff
Ziehl Neelsen
Reticulina
Grocott
24
Várias são as proteínas envolvidas no processo de cura e reparo. Baseando-se na informação acima, qual das alternativas abaixo descreve a principal célula do nosso organismo responsável pela produção de colágeno?
Nenhuma das alternativas
Neutrófilo
Plasmócito
Mastócito
Fibroblasto
25
Um bom tecido de granulação é extremamente importante para um bom desenvolvimento no processo de cura e reparo. A composição do tecido de granulação pode acontecer por meio das seguintes situações: _______________exercem funções extremamente importante no tecido de granulação; os leucócitos são parte residual________________; ____________ se diferenciará em fibras colágenas e os proteoglicanos são extremamente presentes__________________. Baseando-se no texto acima, qual das alternativas abaixo completa as informações a respeito da composição do tecido de granulação?
Os vasos novos; da fase exsudativa; o colágeno e na matriz extracelular (MEC).
Os vasos pré-existentes; da fase de regeneração; os leucócitos e na matriz extracelular (MEC).
Os vasos pré-existentes; da fase de regeneração; os leucócitos e no endotelial vascular (VEGF).
Os vasos novos; da fase de regeneração; o colágeno e no endotelial vascular (VEGF).
Os vasos novos; da fase exsudativa; o colágeno e no endotelial vascular (VEGF).
26
Vários são os tipos de colágenos produzidos pelo organismo. Baseando-se na informação acima, qual dos colágenos descrito abaixo é o primeiro a participar no processo de cura do organismo?
Colágeno do tipo IV
Colágeno do tipo I
Colágeno do tipo III
Colágeno do tipo VII
Colágeno de tipo II
27
Sabe-se que os fatores de crescimento são fundamentais na cura e reparo das lesões. Enunciado: Qual dos fatores descritos abaixo é o responsável pela angiogênese?
IGF
HGF
EGF-α
VEGF
TGF-α