
Anúncios
1
O desenvolvimento motor é entendido como:
B) Uma mudança contínua do comportamento motor, resultado da interação entre tarefa, biologia e ambiente
C) A capacidade de manter a postura corporal ao longo do tempo.
D) O crescimento linear dos membros superiores em crianças.
2
Qual das alternativas representa corretamente os fatores que influenciam o desenvolvimento motor?
C) Tarefa motora, biologia do indivíduo e ambiente.
A) Somente fatores genéticos e nutricionais.
B) Somente a biologia e o sistema nervoso central.
3
O conceito de crescimento, no campo da Educação Física, refere-se ao:
B) Aumento da força muscular.
D) Desenvolvimento das habilidades cognitivas.
C) Aumento do tamanho do corpo ou de suas partes dutante a maturação
4
Qual alternativa exemplifica um aspecto relacionado ao crescimento?
A) Melhor desempenho em esportes coletivos.
C) Aprendizagem de movimentos refinados.
B) Aumento da massa óssea e muscular.
5
No crescimento, o aumento estrutural do corpo ocorre principalmente por:
D) Ativação de sinapses cerebrais.
C) Multiplicação ou aumento das células.
A) Diminuição da densidade óssea.
6
Assinale a afirmativa que melhor caracteriza o crescimento corporal:
B) Aumento estrutural quantitativo do corpo humano.
D) Aumento da força explosiva em idosos.
C) Melhoria do desempenho atlético em adultos.
7
O termo desenvolvimento, no contexto corporal, está relacionado a:
A) Alterações nos tecidos musculares.
C) Mudanças no nível de funcionamento do indivíduo ao longo do tempo.
D) Melhor distribuição de massa corporal.
8
O desenvolvimento pode ser entendido como:
C) Mudanças funcionais e progressivas que ocorrem com o tempo.
B) Mudanças morfológicas provocadas por hipertrofia.
D) Crescimento ósseo medido em centímetros.
9
Os ajustes e compensações para adquirir ou manter a competência motora referem-se a:
A) Crescimento estrutural dos músculos.
D) Alterações genéticas herdadas.
C) Desenvolvimento funcional com o avançar da idade.
10
O desenvolvimento das funções corporais complexas com o avanço da idade é um exemplo de:
A) Desenvolvimento motor.
B) Crescimento genético.
C) Estagnação fisiológica.
11
Quando nos referimos ao crescimento, podemos afirmar que:
C) Ele se limita ao desenvolvimento mental.
D) Ele representa um processo reversível.
B) Ele está relacionado ao aumento da estrutura corporal.
12
O crescimento corporal está diretamente relacionado a:
B) Crescimento estrutural e físico do corpo.
D) Desenvolvimento das habilidades sociais.
A) Maturação das emoções.
13
O processo de aumento do tamanho das células corporais é denominado:
A) Hiperplasia.
D) Maturação.
B) Hipertrofia.
14
A hipertrofia é o processo pelo qual:
C) O tamanho das células aumenta.
B) O número de fibras musculares se divide.
D) O metabolismo basal diminui.
15
A hiperplasia é caracterizada pelo:
A) Aumento da substância intracelular.
D) Diminuição da densidade óssea.
C) Aumento no número de células.
16
A maturação diz respeito a:
D) Redução do metabolismo com a idade.
C) Aumento de massa muscular.
B) Mudanças qualitativas que levam ao funcionamento ideal do corpo.
17
O que caracteriza a maturação humana?
A) Aumento da estrutura corporal.
D) Crescimento do tecido adiposo.
C) Mudanças qualitativas para o mais alto nível funcional.
18
O desenvolvimento humano é composto por:
D) Hiperplasia e hipertrofia.
C) Maturação e experiência.
A) Crescimento físico e alimentação.
19
O que compõe o processo de desenvolvimento ao longo da vida?
A) Treinamento físico e genética.
B) Somente fatores ambientais.
D) A interação entre experiência e maturação.
20
A experiência, no contexto do desenvolvimento humano, é entendida como:
D) Somente o contato com atividades motoras específicas.
C) Fatores ambientais que influenciam o desenvolvimento.
A) Fatores exclusivamente hereditários.
21
No processo de desenvolvimento humano, os fatores ambientais e externos são denominados:
C) Experiência.
Genótipo
B) Crescimento.
22
Quais são os aspectos que compõem o desenvolvimento humano?
D) Estético, racional, físico e emocional.
C) Visual, auditivo, corporal e neurológico.
B) Somático, cognitivo, afetivo e motor.
23
O desenvolvimento humano é analisado por meio de quatro aspectos fundamentais. Assinale a alternativa correta:
A) Somático, psicológico, emocional e moral.
C) Cognitivo, afetivo, físico e reprodutivo.
D) Cognitivo, afetivo, motor e somático.
24
O aspecto somático do desenvolvimento está relacionado com:
B) A mensuração direta de características físicas do corpo.
C) O raciocínio lógico e a resolução de problemas.
D) As interações sociais e afetivas entre indivíduos.
25
Assinale a alternativa que melhor exemplifica o aspecto somático do desenvolvimento:
A) Desenvolvimento da linguagem.
D) Aquisição de habilidades motoras finas.
C) Estatura e índice de massa corporal (IMC).
26
O aspecto cognitivo do desenvolvimento está relacionado a:
A) Estímulos motores aplicados em atividades físicas.
D) Relações afetivas e emocionais.
C) Mecanismos perceptivos e aprendizado intelectual.
27
Faz parte do desenvolvimento cognitivo:
D) A resistência cardiorrespiratória.
C) A percepção visual e a linguagem.
A) O aumento da força muscular.
28
O desenvolvimento motor refere-se:
D) Ao desempenho intelectual e raciocínio lógico.
B) À multiplicação das células.
C) Às possibilidades de movimento e aprendizagem motora.
29
São características do aspecto motor do desenvolvimento:
A) Percepções sensoriais e memória de longo prazo.
D) Peso, altura e perímetro torácico.
C) Estímulos motores e habilidades básicas.
30
O desenvolvimento motor refere-se:
C) Às possibilidades de movimento e aprendizagem motora.
D) Ao desempenho intelectual e raciocínio lógico.
B) À multiplicação das células.
31
São características do aspecto motor do desenvolvimento:
B) Relações afetivas com o grupo social.
A) Percepções sensoriais e memória de longo prazo.
C) Estímulos motores e habilidades básicas.
32
O aspecto somático se refere principalmente a:
A) Atividades intelectuais e resolução de problemas.
D) Desenvolvimento de habilidades motoras finas.
C) Mudanças físicas do corpo mensuráveis.
33
Peso corporal, altura e perímetro abdominal são exemplos de qual aspecto do desenvolvimento?
B) Motor.
D) Cognitivo.
C) Somático.
34
É uma característica do desenvolvimento cognitivo:
C) Habilidade de interpretar, perceber e aprender.
D) Melhoria da coordenação motora fina.
A) Desenvolvimento da estatura e massa corporal.
35
O aspecto cognitivo é composto por:
D) Relações emocionais e afetivas.
A) Peso, estatura e IMC.
B) Linguagem, visão e aprendizagem.
36
O aspecto afetivo do desenvolvimento diz respeito a:
A) Mudanças físicas relacionadas à estrutura corporal.
C) Possibilidades de movimento corporal.
D) Interatividade e relações sociais.
37
Quando analisamos o comportamento de um indivíduo em relação ao convívio social, estamos considerando o aspecto:
C) Afetivo.
D) Motor.
A) Somático.
38
O aspecto motor está diretamente relacionado à:
C) Realização e controle de movimentos corporais.
D) Quantificação da massa corporal.
A) Interação emocional com o ambiente.
39
Estímulos motores e aprendizagem de habilidades especializadas fazem parte do desenvolvimento:
D) Motor.
C) Somático.
A) Cognitivo.
40
No processo de crescimento, o genótipo e o fenótipo influenciam, respectivamente:
A) O ambiente e a aprendizagem.
C) A herança genética e o potencial de crescimento.
D) O comportamento social e o desenvolvimento afetivo.
41
Sobre genótipo e fenótipo, é correto afirmar:
D) O fenótipo é determinado unicamente pela hereditariedade.
B) O fenótipo determina o código genético.
C) O genótipo controla o estirão de crescimento.
42
O genótipo é definido como:
C) A herança genética de um indivíduo.
B) As mudanças qualitativas durante a maturação.
D) A capacidade de responder a estímulos motores.
43
O que representa o genótipo no desenvolvimento humano?
B) As habilidades motoras aprendidas.
C) A herança genética recebida dos pais.
A) As preferências alimentares individuais.
44
1.1) O desenvolvimento motor é caracterizado como:
d) Um processo exclusivo da infância
a) A redução gradual da capacidade de locomoção ao longo da vida
c) A mudança contínua do comportamento motor ao longo da vida
45
1.2) O desenvolvimento motor resulta da interação entre:
d) Crescimento físico e maturação cognitiva
c) Ambiente familiar e escolar
b) Tarefa motora, biologia do indivíduo e condições do ambiente
46
2.1) O crescimento é definido como:
c) O aumento do tamanho do corpo e de suas partes
d) A aquisição de habilidades motoras
a) A perda de massa muscular com a idade
47
2.2) Durante o crescimento ocorre:
a) Redução da densidade óssea
d) Regeneração espontânea de tecidos
c) Aumento do tamanho ou número de células
48
3.1) O crescimento tem natureza:
b) Qualitativa
c) Emocional
d) Quantitativa
49
3.2) O aumento das dimensões corporais refere-se ao:
b) Maturação mental
d) Desenvolvimento sensorial
c) Crescimento físico
50
4.1) O desenvolvimento refere-se a:
d) Crescimento ósseo isolado
a) Redução do peso corporal
c) Mudanças no nível funcional do indivíduo
51
4.2) Mudanças graduais no funcionamento corporal e cognitivo ao longo do tempo são características de:
d) Regressão
b) Estagnação motora
c) Desenvolvimento
52
5.1) Os ajustes e compensações ao longo da vida promovem:
d) Perda do desenvolvimento afetivo
c) Substituição das funções corporais por mecânicas
b) Aquisição e manutenção da competência motora
53
5.2) A aquisição de complexas funções corporais com o avançar da idade está relacionada a:
c) Maturação hormonal
b) Crescimento ósseo
d) Desenvolvimento motor
54
6.1) O crescimento se manifesta como:
b) Aumento estrutural do corpo
d) Redução da coordenação motora
c) Aumento da idade mental
55
6.2) O termo "estrutura do corpo" se refere ao:
c) Tamanho físico e composição corporal
b) Conjunto de habilidades motoras
d) Grau de maturidade intelectual
56
7.1) O aumento do tamanho das células é conhecido como:
d) Homeostase
c) Hipertrofia
a) Hiperplasia
57
7.2) Um indivíduo que desenvolve músculos maiores está passando por um processo de:
b) Hipertrofia
c) Atrofia
a) Hipertermia
58
8.1) O aumento do número de células no organismo é chamado de:
b) Hiperplasia
a) Acreção
c) Hipertrofia
59
8.2) O aumento das substâncias intracelulares é caracterizado como:
c) Acreção
a) Hiperplasia
c) Acreção
60
9.1) A maturação consiste em mudanças:
d) Visuais
a) Quantitativas
c) Qualitativas
61
9.2) O processo de alcançar o nível mais alto de funcionamento corporal está ligado à:
c) Experiência
d) Nutrição
b) Maturação
62
10.1) O desenvolvimento resulta da combinação de:
b) Hipertrofia e ambiente
c) Maturação e experiência
a) Crescimento e genética
63
10.2) O que compõe o processo de desenvolvimento motor?
b) Maturação e fatores externos (experiência)
a) Apenas o crescimento físico
d) Cognição e estabilidade
64
12.2) Os aspectos somático, cognitivo, afetivo e motor compõem:
b) As classificações das fases motoras
c) As dimensões do desenvolvimento humano
a) Os tipos de crescimento ósseo
65
13.1) O aspecto somático refere-se a:
d) Desenvolvimento da linguagem
c) Mudanças físicas mensuráveis no corpo
a) Emoções e sentimentos
66
13.2) A estatura e o peso são exemplos de:
b) Aspectos afetivos
d) Aspectos somáticos
a) Aspectos cognitivos
67
14.1) O aspecto cognitivo do desenvolvimento está relacionado com:
a) Coordenação motora fina
d) Força muscular
c) Percepção, linguagem e aprendizagem
68
15.1) O aspecto motor envolve:
c) Crescimento de ossos e dentes
d) Compreensão de textos e leitura
b) Aprendizagem de habilidades e movimentos
69
20.1) O estirão de crescimento é controlado principalmente por:
c) Genótipo
a) Hábitos alimentares
d) Nível de atividade física
70
20.2) O fenótipo influencia:
b) O potencial de crescimento de um indivíduo
c) A maturação sexual
d) O nível de oxigenação muscular
71
21.1) O genótipo corresponde:
a) À aparência física resultante de interação com o ambiente
d) Ao nível de desenvolvimento cognitivo
c) À herança genética do indivíduo
72
21.2) A constituição genética de um indivíduo é definida como:
c) Maturação
a) Fenótipo
b) Genótipo
73
22.1) Qual das opções representa corretamente a ordem das classificações etárias do desenvolvimento humano?
c) Vida pré-natal, Bebê, Infância, Adolescência, Juventude, Meia-idade, Adulto mais velho
d) Vida pré-natal, Adolescência, Bebê, Juventude, Adulto mais velho, Meia-idade
a) Juventude, Infância, Vida pré-natal, Adolescência, Adulto mais velho
74
23.1) Uma das formas de determinar a idade biológica é por meio da:
c) Idade dentária
d) Idade esportiva
a) Idade cronológica
75
24.1) As três categorias funcionais do movimento são:
d) Reflexo, rudimentar e especializado
c) Força, velocidade e equilíbrio
b) Estabilidade, locomoção e manipulação
76
24.2) A combinação entre locomoção, manipulação e estabilidade está presente em:
c) Ações motoras mais complexas
d) Somente nas atividades cognitivas
b) Atividades motoras simples
77
25.1) O movimento de empurrar ou puxar objetos está relacionado com a categoria:
d) Especializado
a) Locomoção
c) Estabilidade
78
28.1) A base do desenvolvimento motor está nos:
b) Movimentos reflexos
c) Movimentos especializados
d) Atos voluntários
79
28.2) Os movimentos reflexos são:
a) Aprendidos com o tempo
d) Desenvolvidos após os 3 anos de idade
c) Involuntários e presentes nas fases iniciais
80
29.1) A fase do movimento rudimentar caracteriza-se:
c) Por controle total do equilíbrio corporal
b) Pelo surgimento de movimentos voluntários iniciais
d) Pelo desenvolvimento da linguagem
81
29.2) A fase rudimentar sucede a fase:
d) Somática
c) Cognitiva
b) Reflexa
82
30.1) O surgimento dos movimentos rudimentares ocorre por:
b) Maturação do sistema nervoso
c) Estímulos ambientais intensos
a) Aprendizagem social
83
31.1) A sequência correta das fases do desenvolvimento motor é:
d) Fundamental – Reflexo – Especializado – Rudimentar
b) Reflexo – Rudimentar – Fundamental – Especializado
c) Especializado – Rudimentar – Reflexo – Fundamental
84
1.1) A classificação de habilidades em abertas e fechadas leva em consideração:
b) A motivação do indivíduo para praticar a tarefa
d) A idade e o nível de desenvolvimento do praticante
c) A previsibilidade do ambiente onde a tarefa ocorre
85
34.1) Habilidades abertas são executadas:
a) Em situações estáveis e controladas
d) De forma automática e repetitiva
c) Em ambientes imprevisíveis e dinâmicos
86
35.1) A classificação das habilidades motoras em finas ou grossas considera principalmente:
c) Os grupos musculares envolvidos e o grau de precisão
a) O número de vezes que o movimento é repetido
b) A quantidade de energia gasta pelo praticante
87
35.2) Quando se classificam habilidades como finas ou grossas, está-se analisando:
d) O tipo de músculo utilizado e o nível de precisão
b) O controle emocional durante a execução
a) A capacidade cardiorrespiratória do indivíduo
88
36.1) Em relação às habilidades fechadas, é correto afirmar que:
a) O ambiente é instável, dificultando a execução do movimento
c) O praticante escolhe o momento de iniciar a ação
d) O movimento depende da reação a estímulos externos aleatórios
89
36.2) As habilidades fechadas são caracterizadas por:
d) Participação de múltiplos participantes simultaneamente
a) Ambientes imprevisíveis e reações imediatas
c) Execução em ambientes estáveis e controlados
90
37.1) A precisão e o tamanho dos grupos musculares ativados durante uma ação definem se uma habilidade é:
a) Aberta ou fechada
d) Fina ou grossa
b) Simples ou composta
91
37.2) As habilidades finas se diferenciam das grossas porque:
d) São executadas em ambientes instáveis
a) Requerem menor gasto de energia
c) Demandam maior controle motor e precisão
92
38.1) As habilidades motoras grossas são caracterizadas por:
a) Grande precisão dos movimentos
d) Execução em ambientes controlados
c) Ativação de grandes grupos musculares com menor precisão
93
39.1) As habilidades motoras finas envolvem:
d) Pequenos grupos musculares e alta precisão
c) Pouca precisão e grande velocidade de execução
a) Uso de grandes músculos com movimentos amplos
94
40.1) Uma habilidade é classificada como discreta quando:
a) É realizada em ambiente instável
c) Tem início e fim claramente definidos
d) É repetida continuamente sem interrupção
95
41.1) Uma habilidade serial é caracterizada por:
b) Uso de pequenas articulações
a) Movimentos contínuos e cíclicos
c) Conjunto de habilidades discretas em sequência
96
42.1) As habilidades contínuas se caracterizam por:
c) Serem compostas por partes isoladas
b) Terem movimentos com início e fim identificáveis
a) Não apresentarem um ponto final definido
97
43.1) O armazenamento sensorial de curto prazo lida com:
c) Informações imediatas recebidas pelos sentidos
d) Lembranças consolidadas da infância
a) Emoções e sentimentos
98
43.2) O armazenamento sensorial permite ao indivíduo:
b) Reagir rapidamente a estímulos visuais e auditivos
c) Recuperar memórias antigas
d) Memorizar sequências complexas
99
44.1) A memória de curto prazo é frequentemente comparada à:
d) Biblioteca de informações permanentes
c) Disco rígido de backup
b) Memória RAM de um computador
100
44.2) Qual das situações exige o uso da memória de curto prazo?
d) Saber andar de bicicleta mesmo após anos
c) Recordar os nomes de antigos colegas da escola
b) Memorizar um número de telefone por alguns segundos
101
45.1) A memória de longo prazo é caracterizada por:
c) Armazenamento temporário e emocional
d) Capacidade quase ilimitada e caráter permanente
d) Capacidade quase ilimitada e caráter permanente
102
45.2) Qual exemplo reflete o uso da memória de longo prazo?
c) Relembrar a tabuada aprendida na infância
b) Lembrar o que comeu no café da manhã
d) Manter a atenção em uma aula por 20 minutos
103
1.1) Em qual estágio do aprendizado motor o indivíduo está altamente concentrado em compreender a tarefa e comete muitos erros?
c) Cognitivo
a) Associativo
b) Autônomo
104
1.2) No estágio autônomo do aprendizado motor:
a) Os erros são frequentes e o aluno depende de instruções constantes
c) O indivíduo começa a entender o movimento, mas ainda depende de muito feedback
b) A performance melhora lentamente, com poucos erros e pouca atenção consciente
105
2.2) A função do feedback no aprendizado motor é:
a) Substituir o esforço físico durante a prática
b) Corrigir padrões respiratórios durante a execução
c) Fornecer informações que ajudem a corrigir ou reforçar a ação