
ATIVIDADE DE EDUCACAO INCLUSIVA
VAMOS TESTAR O SEU CONHECIMENTO
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Qual das alternativas abaixo representa corretamente uma das categorias fundamentais da teoria de Vygotsky?
Zona de Desenvolvimento Proximal
Condicionamento Operante
Estágios do Desenvolvimento Moral
Pirâmide das Necessidades
2
Qual é o principal objetivo da avaliação mediadora quando integrada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Identificar e acompanhar o desenvolvimento do estudante para promover aprendizagens significativas com base nas suas necessidades e potencialidades.
Classificar os alunos por nível de dificuldade para definir quem pode ou não participar das aulas regulares.
Registrar apenas as limitações do aluno para justificar sua permanência no AEE.
Utilizar provas padronizadas para medir o desempenho dos alunos com deficiência em comparação com os demais.
3
Qual das opções abaixo é considerada uma habilidade preditiva importante para o sucesso na alfabetização?
Saber desenhar perfeitamente
Reconhecimento de letras
Jogar bem futebol
Comer corretamente no recreio
4
Qual dos princípios abaixo está corretamente relacionado às neurociências e à educação especial inclusiva?
As emoções não influenciam o processo de aprendizagem dos alunos.
A inclusão só é possível se o aluno com deficiência for separado da turma regular.
Todos os alunos devem aprender no mesmo ritmo para garantir a igualdade de aprendizagem.
O cérebro aprende melhor quando é estimulado com metodologias variadas e respeitando as diferenças individuais.
5
Qual das alternativas abaixo representa corretamente uma área ou domínio da Avaliação Biopsicossocial dos alunos PAEE?
Foco exclusivo na deficiência e nas limitações do aluno.
Funcionalidade, participação e contextos sociais do aluno.
Apenas o rendimento em provas e testes padronizados.
Comparação do aluno com os colegas da mesma idade sem considerar suas especificidades.
6
Qual dos elementos a seguir não pode faltar no planejamento das ações do Plano de AEE?
Repetição das mesmas atividades aplicadas na sala de aula comum, sem adaptações.
Foco exclusivo na deficiência, sem considerar o contexto e as potencialidades do aluno.
Identificação das barreiras que impedem a plena participação do aluno e estratégias para superá-las.
Exclusão da participação da família, para evitar interferências externas.