Arte Moderna e Arte Contemporânea

Arte Moderna e Arte Contemporânea

A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX. Sua origem costuma ser relacionada à década de 60 e ao movimento pop art.

Imagem de perfil user: Clara Martins
Clara Martins

Anúncios

1

A Semana de Arte Moderna (1922) é um evento que marcou a reflexão e a produção sobre a identidade e os rumos da nação brasileira. As afirmativas a seguir identificam corretamente características da Semana de 22, à exceção de uma.

O empenho em recuperar a originalidade do indígena e da natureza brasileira como símbolos da nação.
A reinterpretação da brasilidade por meio da valorização da própria riqueza cultural.
A recusa da literatura e da arte submetidas a modelos importados.
A superação de valores tradicionalistas em nome da modernidade da máquina e da eletricidade.
2

No que se refere à Semana da Arte Moderna, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I O principal gravador a participar da semana de 1922 foi Victor Brecheret. II Di Cavalcanti foi o idealizador e um dos organizadores da Semana de 1922. III Oswald de Andrade é autor do Manifesto Antropófago, cujo objetivo era compreender a cultura norte-americana e abrasileirá-la.

Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
3

Arnold Hauser, ao estudar a arte moderna e sua relação com a categoria do tempo, chega a uma série de elementos que compõem a tessitura do moderno artístico. Especificamente, faz parte dessa série a.

unicidade do tempo.
aplicação da psicologia.
montagem técnica.
afirmação do protagonista.
4

Na história da Arte, o impressionismo musical buscou uma nova linguagem, insistindo nos aspectos sensoriais da música. Dentre as características listadas abaixo, identifique as que estão coerentes com o impressionismo musical como verdadeiras ( V ) e as que não são condizentes como falsas ( F ). ( ) Fontes de inspiração objetivas. ( ) Desaparecimento da melodia linear para introduzir as massas sonoras de acordes sucessivos, sem aparente coerência, mas de grande efeito auditivo. ( ) Ruptura com a harmonia tradicional e as regras clássicas e criação de novos acordes relacionados em blocos. ( ) Criação de uma atmosfera sonora fundamentada em impressões auditivas. ( ) Busca do prazer no som como objetivo da obra musical. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

F / V / F / V / F
V / F / F / V / V
F / F / F / F / F
V / V / V / V / V
5
O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações.
Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para:

O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para:

Retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.
Propor alternativas para solucionar esse problema.
Difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
Provocar a reflexão sobre essa realidade.
6

E é esse programa inicial que funda o pensamento e a prática das “vanguardas” dos anos 1920: suprimir a arte enquanto atividade separada, devolvê-la ao trabalho, isto é, à vida que elabora seu próprio sentido. Considerando o excerto acima, são exemplos de vanguardas dos anos 1920:

Dadaísmo - Expressionismo - Construtivismo - Surrealismo.
Concretismo - Impressionismo - Realismo Socialista - Dadaísmo.
Dadaísmo - Impressionismo - Cubismo - Concretismo.
Surrealismo - Dadaísmo - Concretismo - Pós-modernismo.
7

Durante a Renascença, o Drama Escolar se consolidou como forma de fazer teatro com características próprias. Sobre Drama Escolar, assinale a alternativa correta.

Representantes da reforma protestante condenaram esse tipo de montagem desde o seu início, destacando que desvirtuavam a construção de bons costumes.
As produções teatrais do Drama Escolar exerciam seu efeito especialmente pelo impacto das imagens visuais, já que o latim, língua hegemônica na escola, era compreendido por poucos.
A representação de aspectos da vida estudantil e a veiculação de conselhos, como a moral da história, eram aspectos que caracterizavam o Drama Escolar.
Suas montagens eram realizadas dentro de espaços padronizados, quase sempre em salas de aula amplas, de forma a se adaptar à realidade escolar.
8

O princípio da cor em fusão busca a instantaneidade na experiência direta do artista com o momento efêmero da natureza. Tal princípio é associado ao:

Cubismo.
Dadaísmo.
Expressionismo.
Impressionismo.
9

Criado na década de 1970, o RAP (rhythm and poetry) é um gênero musical desenvolvido nos Estados Unidos da América. Sobre essa expressão da cultura popular pode-se afirmar:

O RAP chegou tardiamente ao Brasil. Seu sucesso concentrou-se nos bairros da periferia do Rio de janeiro.
O RAP é o resultado da união da música espanhola de origem basca com as experiências sonoras dos mexicanos. Tais músicas defendem a autonomia basca e apresentam-se contrárias às imposições do governo espanhol.
o RAP foi desenvolvido nos bairros pobres de Nova Iorque, consolidando-se como uma nova linguagem musical. As músicas desse gênero são, em grande parte, manifestações de protesto da periferia contra as injustiças sociais.
Os "samples" (inclusão de trechos de outras músicas) são raramente empregados no RAP que consagra como uma de suas principais marcas a pureza de sua linguagem musical.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.