
Anarquismo, Filósofia
Aqui você aprofundará o seu conhecimento sobre o tema. Fique atento às questões e prove seu conhecimento sobre o assunto. Vamos lá?
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Questão 1 – (UFC-CE) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que:
o movimento restringiu-se aos países da América do Sul.
a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no Partido Comunista da Rússia.
condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja católica.
como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.
seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado.
2
Questão 2 – (Mackenzie-SP) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marca de autoridade […]” Enrico Malatesta. A respeito da doutrina professada por Enrico Malatesta, é correto afirmar que:
considera que o Estado e a propriedade privada são a fonte de todos os males sociais e devem ser substituídos por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas, sem polícia, sem tribunais ou forças armadas.
ambicionava construir uma ciência da natureza humana, não estabelecia distinção entre ciência física e ciência social e identificava a teoria moral, religiosa e política existente como o principal obstáculo à realização das leis da harmonia.
afirmava que, após a revolução, os trabalhadores estabeleceriam a ditadura do proletariado e, mais tarde, com o crescimento da produção e da riqueza, o próprio socialismo daria lugar ao comunismo, sociedade na qual não existiriam classes sociais e o Estado.
acreditava que o Estado, a Igreja e a burguesia financeira e industrial seriam extintas lentamente, sem a necessidade de lutas sociais, ao longo do processo histórico do desenvolvimento do socialismo e de sua transição para a sociedade anarquista.
preconizava uma sociedade na qual não haveria luta de classes, porque os ricos não seriam tão ricos e os pobres não seriam tão pobres. O capital e o trabalho deveriam viver em colaboração um com o outro, obedecendo aos princípios da caridade cristã.
3
Questão 4 – (UFMG/1996) Todas as alternativas apresentam princípios do anarquismo, EXCETO:
A supressão dos partidos políticos e a defesa da liberdade individual.
A desnutrição do Estado europeu e de seu aparato burocrático e repressivo.
A afirmação das cooperativas coletivas em detrimento da propriedade privada.
O gerenciamento da sociedade pelas várias organizações de classe.
4
Questão 5 – (UFRN/2006) Nas primeiras décadas do século XX, o socialismo e o anarquismo foram as duas tendências políticas que se destacaram no movimento operário brasileiro. Embora tivessem um ideal comum – a defesa do proletariado –, socialistas e anarquistas apresentavam profundas divergências. Entre essas divergências, está o seguinte fato:
os socialistas defendiam a existência de um só partido, que unificasse as lutas dos trabalhadores, enquanto os anarquistas eram a favor da existência do pluripartidarismo.
os socialistas defendiam eleições livres e tinham o parlamento como espaço principal para o debate das suas estratégias de luta, enquanto os anarquistas tomavam suas decisões em assembleias.
os socialistas defendiam a participação dos trabalhadores em campanhas políticas visando superar o capitalismo, enquanto os anarquistas defendiam que a superação do capitalismo viria pela instauração do caos na sociedade.
os socialistas defendiam a organização da classe em um partido político, enquanto os anarquistas se recusavam a participar de qualquer organismo que estes considerassem burguês.
5
Questão 6 – (UFPEL RS/2006) As ideias de Proudhon (1809-1865) – A propriedade é um roubo e a mãe da tirania; – Quem quer que ponha as mãos em mim com a intenção de governar-me é um usurpador e um tirano; caracterizam o:
Materialismo Histórico
Comunismo
Liberalismo
Socialismo
Anarquismo
6
Questão 7 – (UFU MG/2009) “Com que direito impõem aos operários e aos camponeses uma forma determinada de governo ou de organização econômica? Com o direito da revolução, dizem. Mas a revolução quando age despoticamente, em lugar de provocar a liberdade nas massas, provoca nelas a reação”. BAKUNIN Apud GALLO, Sílvio. Anarquismo: uma introdução filosófica e política. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006. p. 74. Sabendo que Bakunin é um líder anarquista da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa INCORRETA.
Entre os princípios libertários básicos, de teoria e ação do anarquismo, estão: a autonomia individual, a autogestão social, o internacionalismo, a greve geral e a ação direta.
Discordâncias sobre práticas e fundamentos políticos distintos levaram a conflitos entre líderes da chamada “esquerda” e, ainda no século XIX, causaram impactos decisivos nos movimentos socialistas e anarquistas internacionais.
As ações anarquistas no Brasil, sobretudo nas atividades políticas, até a década de 1930, foram combatidas com atos imperativos do governo, como a decisão de expulsão de estrangeiros ligados a mobilizações de trabalhadores.
Durante a 1ª Internacional (AIT), o anarquismo foi consensualmente reconhecido por seus princípios e proposições de libertação das sociedades, diferenciando-se de noções vulgares de desordem e desarticulação.
7
Questão 8 – (ESPM/2011) Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais do século XIX, surgiram doutrinas e correntes ideológicas. Uma delas foi o Anarquismo que pregava:
o respeito à propriedade privada, o controle demográfico e a observância da lei natural da oferta e da procura;
a erradicação do Estado, das classes, das instituições e tradições visando à imediata instalação do comunismo;
a revolução socialista, o controle do Estado pela ditadura do proletariado, o comunismo;