
Tecnologia da Informaçção na Educação
Game para explorar as metodologias ativas que utilizam as TDIC's com ferramenta funcional no ensino e na aprendizagem
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Na sala de aula invertida, a principal mudança em relação ao modelo tradicional é:
O professor grava videoaulas para substituir os encontros presenciais.
O professor passa a não ter papel ativo na aprendizagem.
O estudante aprende o conteúdo em casa e usa o tempo de aula para atividades práticas.
Os alunos fazem todas as avaliações em formato digital.
2
Qual vantagem é característica da sala de aula invertida?
Amplia o tempo para discussões e resolução de problemas em sala.
Substitui totalmente os livros didáticos.
Reduz o contato entre professor e aluno.
Elimina a necessidade de planejamento docente.
3
O modelo de rotação por estações organiza a sala de aula:
Em diferentes espaços ou atividades que os alunos percorrem em rodízio.
Em grupos fixos que não interagem entre si.
Com um único professor transmitindo conteúdos expositivos.
Em atividades exclusivamente online.
4
Qual objetivo principal da rotação por estações?
Promover interação, autonomia e aprendizado ativo.
Dividir os alunos por nível de desempenho de forma permanente.
Aumentar o tempo de exposição de conteúdo.
Substituir completamente os professores por tecnologia.
5
A aprendizagem personalizada busca:
Excluir o uso de tecnologias digitais.
Adaptar ritmo, conteúdos e estratégias ao perfil do aluno.
Criar um currículo único para toda a turma.
Avaliar apenas com provas padronizadas.
6
Qual tecnologia pode favorecer a aprendizagem personalizada?
Plataformas adaptativas que ajustam o nível dos exercícios.
Quadro-negro e giz.
Ensino 100% expositivo.
Apenas livros didáticos impressos.
7
O ensino híbrido combina:
Momentos presenciais e online integrados.
Apenas aulas presenciais em tempo integral.
Aulas teóricas e atividades extracurriculares.
Ensino remoto gravado sem interação.
8
Qual é um dos benefícios do ensino híbrido?
Substituir o professor em todas as etapas.
Tornar a aprendizagem menos acessível.
Padronizar a aprendizagem sem considerar diferenças individuais.
Permitir flexibilidade e uso de recursos digitais.
9
A educação a distância se caracteriza por:
Substituição obrigatória de avaliações por provas impressas.
Eliminação de qualquer interação com professores.
Aulas 100% presenciais em instituições físicas.
Uso de tecnologias digitais para mediar o ensino.
10
Uma desvantagem possível da EAD é:
A impossibilidade de usar tecnologia.
Dificuldades de engajamento e autorregulação para alguns alunos.
Falta de flexibilidade nos horários.
Maior autonomia do aluno.