Simulado: Letramento Racial

Simulado: Letramento Racial

O MAPA ALFA é a ferramenta de avaliação do primeiro nível do MOVAA, um movimento criado para apoiar o desenvolvimento de líderes e guias, fortalecendo seus conhecimentos técnicos, pedagógicos e profissionais a partir de vivências práticas em sala de aula. Essa avaliação é composta por questões de múltipla escolha e contempla dois pilares fundamentais: -Metodologia Alicerce -Letramento Racial

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Gabriela Morais

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“No cenário urbano, em grandes cidades como São Paulo, a população infantil nas ruas se intensifica, em trabalhos informais, em condições perigosas e precárias, [...] atingindo massivamente meninos negros, que estão invisíveis tanto nos dados do trabalho infantil quanto nas políticas sociais para o seu enfrentamento.” (SANTOS, 2017). Com base no trecho e nos conhecimentos do Letramento Racial, assinale a alternativa correta:

O racismo foi um fenômeno histórico-social que gerou uma ideia de superioridade entre as raças europeia e africana.
O racismo existe, pois há diferentes tons de pele, e sem eles não haveria discriminação.
O racismo persiste hoje de muitas formas, tanto individuais como estruturais, e perpetuam a desigualdade com base na adaptabilidade da raça.
O racismo é uma ideologia, na qual, determinado grupo criou uma hierarquia entre fenótipos para justificar privilégios e exclusões, e utiliza-se de dados científicos.
O racismo tem raízes profundas na história, e persiste, atualmente, de muitas formas, desde na discriminação individual até em sistemas institucionais.
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Analise as afirmativas a seguir: I. É uma construção social que agrupa pessoas em função de traços físicos distintos. II. Refere-se à prática histórica de classificar pessoas com base em atributos percebidos, sendo utilizada para legitimar estruturas de poder e domínio. III. Trata-se da exclusão ou subjugação de indivíduos, sustentada na ideia de superioridade ou inferioridade. IV. Envolve a expressão de preconceitos arraigados e estereótipos, o que leva à discriminação sistemática e privação de direitos. As sentenças acima se relacionam respectivamente aos conceitos de:

Raça - racismo - raça - raça.
Raça - raça - racismo - racismo.
Racismo - raça - racismo - racismo.
Racismo - raça - racismo - raça.
Racismo - racismo - raça - raça.
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Qual das alternativas abaixo descreve uma origem do conceito de racismo?

O racismo é uma construção social, criada e mantida por ideais provenientes de indivíduos brancos, com o objetivo de preservar uma ordem social homogênea.
O racismo teve origem devido às divergências culturais entre grupos étnicos distintos, o que leva à estratificação social baseada em preconceitos.
O racismo surgiu como resultado de competitividade histórica entre grupos humanos por recursos escassos, o que resulta na perpetuação de estereótipos raciais.
O racismo é uma consequência direta das diferenças biológicas entre as diversas raças humanas, e estabelece uma hierarquia racial intrínseca.
O racismo é uma ideia aceita por todas as sociedades humanas como parte de um processo natural de seleção social.
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Engana-se, ao nosso ver, quem supõe ter o português se corrompido na colonização da África, da Índia e do Brasil. Quando ele projetou por dois terços do mundo sua grande sombra de escravocrata, já suas fontes de vida e de saúde econômica se achavam comprometidas. Seria ele o corruptor, e não a vítima. Comprometeu-o menos o esforço, de fato extenuante para povo tão reduzido, da colonização dos trópicos, que a vitória, no próprio reino, dos interesses comerciais sobre os agrícolas. [...] A escravidão que o corrompeu não foi a colonial mas a doméstica. A de negros de Guiné que emendou com a de cativos mouros. Compreende-se que os fundadores da lavoura de cana no trópico americano se tivessem impregnado, em condições de meio físico tão adversas ao seu esforço, do preconceito de que "trabalho é só pra negro". Mas já seus avós, vivendo em clima suave, haviam transformado o verbo trabalhar em mourejar. (FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime de Economia Patriarcal. 48 ed. São Paulo: Global Editora, 2003, p. 302.) De acordo com a leitura do trecho acima e seus conhecimentos adquiridos no Letramento Racial, assinale a alternativa correta:

O racismo é um legado histórico que surgiu por conta da escravidão e mentalidade criada a partir desse modelo de produção, que caracterizava o negro como o único indivíduo capaz de efetuar trabalhos manuais.
Os padrões de dominação e subordinação estabelecidos durante o período colonial moldaram as relações raciais ao longo da história, o que contribuiu à persistência e aprofundamento do racismo sistêmico até hoje.
A evangelização compulsória dos povos africanos foi unicamente o que contribuiu para a perpetuação de uma hierarquia racial na sociedade, na qual os escravizados eram considerados inferiores e destinados a servir àqueles que os " resgataram" para a civilização.
Mesmo conquistando cidadania, os negros brasileiros se tornaram invisíveis. Isso ocorreu pois foram limitados a espaços rurais, ou seja, não costumavam frequentar o ambiente urbano.
A escravização no Brasil foi parte do sistema econômico capitalista durante sua fase mercantil, se estendendo até a primeira industrialização. Entretanto, a abolição da escravatura foi um marco ao fim do racismo.
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Em 1888, a Lei Áurea representou um marco legal para a história brasileira. Considerando o contexto histórico e as ramificações sociais desse evento:

O racismo estrutural continuou a moldar as oportunidades e experiências de vida dos negros no Brasil, mesmo após a abolição formal da escravidão.
Com a abolição da escravidão, a Lei Áurea garantiu igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de raça.
Após a promulgação da Lei Áurea, a implementação de políticas de mestiçagem refletiu a busca pela igualdade e integração na sociedade brasileira.
Apesar da abolição da escravidão, as condições de vida dos ex-escravizados permaneceram precárias, porém garantiu-se o acesso à educação, saúde e moradia.
Após a Lei Áurea, não faz sentido falar em racismo, visto que a maioria da população eram negros libertos.
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O racismo é um preconceito presente na sociedade brasileira. Em nosso letramento, apresentamos um conceito chamado de “colorismo”. Sobre ele, é correto afirmar que:

Não há correlação direta entre o colorismo e os sistemas de justiça criminal, já que o tratamento igualitário perante a lei é um princípio fundamental em todas as sociedades democráticas.
O colorismo traz o enfoque aos diferentes tons de pele, ao invés de trazer o enfoque para unidade da raça humana, e perpetua ainda mais o racismo.
O colorismo é um fenômeno exclusivo do Brasil devido à intensa miscigenação e os diferentes tons de pele, sendo necessário um olhar atento aos diferentes tratamentos às tonalidades.
O colorismo é um sistema hierárquico de discriminação baseado na tonalidade da pele, que pode afetar sutilmente as oportunidades e as percepções sociais.
O colorismo é uma construção social complexa que evidencia desigualdades com base na tonalidade da pele, o que influencia áreas como emprego, educação e justiça.
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Com base na leitura da charge e em seus conhecimentos aprendidos no Letramento Racial, qual das seguintes ações demonstra uma ação para prevenir o racismo em sala de aula?

Com base na leitura da charge e em seus conhecimentos aprendidos no Letramento Racial, qual das seguintes ações demonstra uma ação para prevenir o racismo em sala de aula?

O colorismo traz o enfoque aos diferentes tons de pele, ao invés de trazer o enfoque para unidade da raça humana, e perpetua ainda mais o racismo.
Não há correlação direta entre o colorismo e os sistemas de justiça criminal, já que o tratamento igualitário perante a lei é um princípio fundamental em todas as sociedades democráticas.
Uma educação antirracista deve promover a igualdade racial através da conscientização, educação e defesa dos direitos humanos de maneira integral e sistemática na sala de aula.
O colorismo é um sistema hierárquico de discriminação baseado na tonalidade da pele, que pode afetar sutilmente as oportunidades e as percepções sociais.
O colorismo é um fenômeno exclusivo do Brasil devido à intensa miscigenação e os diferentes tons de pele, sendo necessário um olhar atento aos diferentes tratamentos às tonalidades.
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Observe o cartaz veiculado pela prefeitura de Guarulhos e responda sobre as ações que devem ser realizadas ao presenciar o racismo no Alicerce:

Observe o cartaz veiculado pela prefeitura de Guarulhos e responda sobre as ações que devem ser realizadas ao presenciar o racismo no Alicerce:

A cultura antirracista e a valorização da cultura negra deve ser algo cotidiano na sala de aula do Alicerce. Ainda assim, situações racistas podem ocorrer, sendo necessária devida intervenção.
A expulsão do estudante agressor é a única medida aceitável que está determinado pelo código do letramento racial, portanto, o estudante deve ser retirado da sala de aula e seu desligamento comunicado aos responsáveis.
Casos de discriminação racial são raros, mas acontecem em sala de aula, sendo necessária a intervenção de maneira retaliativa.
Ao se deparar com comentários racistas, é essencial agir com firmeza, e deixar claro apenas à vítima que tais atitudes se tratam de um preconceito, para que possa processar seus sentimentos de maneira crítica e ser acolhida.
Os pais devem ser poupados dessas situações, para que não desacreditem do projeto, sendo necessárias medidas internas que tentem resolver a situação de forma institucional.
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Durante a aula, a instrutor observa que durante as atividades em grupo, um aluno frequentemente faz comentários racistas disfarçados de piada sobre os colegas negros. Como deve a instrutor agir para lidar com essa situação?

Pedir ao aluno que se desculpe publicamente durante a aula para encerrar o assunto rapidamente, e evitar atribuir atenção desnecessária à situação, o que pode promover novos casos de preconceito.
Comunicar imediatamente a situação ao seu coordenador ou gestor direto, para que o problema seja resolvido de maneira apropriada e conforme os padrões políticos do Alicerce.
Realizar uma discussão aberta com toda a turma sobre a inaceitabilidade de comentários racistas, e reforçar a importância do respeito em sala de aula, assegurando sempre que as vítimas se sintam seguras, acolhidas, e protegidas.
Chamar o aluno para uma conversa particular após a aula e explicar por que seus comentários são prejudiciais e não serão tolerados no Alicerce, além de oferecer apoio às vítimas.
Fazer uma intervenção geral após a atividade, para não descontinuar o raciocínio da aula e a aprendizagem, e explicar à turma sobre os impactos do racismo e as consequências de tais comentários.
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O racismo está presente de maneira estrutural em nossa sociedade, assim, a própria instituição que abriga ou apoia o polo Alicerce pode reproduzir tal preconceito. Nessa situação, é correto afirmar que:

Em casos de racismo institucional, é possível contatar o IPILE para que seja organizado um momento de discussão e exposição dessas situações com a administração da instituição, e procurar uma solução conjunta e educativa.
Reduzir a colaboração com a instituição sem tomar nenhuma ação formal, e esperar que a situação se resolva por si mesma.
Aceitar a situação como algo inevitável e evitar tomar qualquer ação para não comprometer a relação com a instituição.
Confrontar publicamente a administração da instituição através de redes sociais e outros meios de comunicação para pressionar por mudanças.
Focar exclusivamente em educar os alunos sobre racismo, sem envolver a administração da instituição, para evitar conflitos maiores.
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Durante uma reunião, um colaborador faz um comentário racista sobre a colega de equipe. Quando o racismo vem de outro colaborador, qual é a ação mais apropriada a se tomar?

Abordar a pessoa imediatamente após a reunião, e explicar por que seu comentário foi inaceitável, ameaçando-a de desligamento.
Conduzir uma sessão de capacitação sobre diversidade e inclusão para toda a equipe, e promover uma cultura mais inclusiva, mas sem abordar diretamente o incidente.
Solicitar que o comentário seja ignorado e a apresentação continue normalmente, para não perder o foco.
Reportar imediatamente o incidente no Canal de Denúncia, pois não existe tolerância para esse tipo de situação.
Esperar até o final do dia e enviar um e-mail anônimo ao Diretor de Nações descrevendo o incidente.
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