Revisão: Disciplina Fundamentos da Educação

Revisão: Disciplina Fundamentos da Educação

Revisão para a prova de Fundamentos da Educação

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Pollyanna Almeida

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O que é Ideologia?

– Ideologia são normas, regras, preceitos de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais.
A ideologia se caracteriza por não considerar naturais as situações de divisão de classes.
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Sobre a Globalização, é correto afirma que:

A Globalização, ajudou a melhorar a economia e a educação dos países diminuindo as desigualdades sociais
A globalização da economia, dos costumes e dos valores é um fenômeno muito recente na história da humanidade, que veio potencializar os níveis de degradação humana por meio de um gigantesco processo de exclusão social.
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Sem um processo didático que contextualize o conteúdo escolar com o conteúdo da vida que o aluno experimenta fora da escola, o ensino se torna prejudicial e sem sentido para o aluno que interage. Tendo isso em mente, qual das assertivas está correta?

Um conhecimento científico apresentado na escola de forma descontextualizada é encarado pelos estudantes como um processo muito complexo de acúmulo de informações, permanecendo no nível do conhecimento filosófico.
A escola tem o importante papel de elevar o nível do conhecimento discente, pois o senso comum que ele vive e traz para a escola é baseado no "achismo", chamado pelos filósofos de "doxa" (opinião ou crença).
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Tendo em vista a influência neoliberal na educação e em seu processo de estruturação, analise as afirmações a seguir e diga qual a afirmativa é a verdadeira.

A prática e a relação do neoliberalismo com a educação se dão em diversos aspectos, tais como: as concepções pedagógicas, a avaliação escolar, a municipalização da educação, a exclusão violenta dentro das escolas, a ideologia dos conteúdos: qualidade, quantidade distribuição, privatização de educação.
No discurso neoliberal, a educação é parte do campo social e político, sendo uma grande preocupação para o governo a educação pública.
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A educação nos dias atuais apresenta muitos desafios. Podemos citar como verdadeiro:

Salas de aulas com tecnologias avançadas, quantidade limitada de alunos, apoio financeiro
O excesso de alunos na escola, aspectos econômicos, conflitos relacionados à convivência escolar
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A respeito do período em que Vargas governou o país, analise as afirmações e marque a afirmativa verdadeira.

Vargas criou um regime autoritário no Brasil, tomando posturas centralizadoras em relação ao poder, quanto a educação, levou a educação profissional para as classes mais desfavorecidas.
Na Constituição de 1937, foi estimulado o ensino superior para as classes mais desfavorecidas.
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Segundo Bourdieu, os estudantes de classe média ou da alta burguesia, pela proximidade com a cultura "erudita", pelas práticas culturais ou linguísticas de seu meio familiar, teriam maior probabilidade de obter o sucesso escolar, ou seja, utilizando-se do conceito de:

Industria da Cultura
Violência Simbólica
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Em 31 de março de 1964, aconteceu o golpe militar, pensando sobre a educação nesse período, qual seria a alternativa incorreta.

A educação no regime militar teve sucessivas reformas visando a autonomia escolar, bem como de seus currículos.
Nesse período foi possível perceber uma constante repressão instaurada em controlar os professores e o movimento estudantil; alterações nos cursos e infiltração de agentes em salas de aula.
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Os governos Collor (1990 – 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002) ficaram conhecidos pelos nortes neoliberais, marque a afirmativa correta:

No governo Collor, o mercado passou a regular as relações humanas, tomando os direitos dos cidadãos, como saúde, educação e cultura, assim as políticas educacionais, nesse governo, foram atualizadas por um forte clientelismo. A privatização na educação mantinha políticos conservadores e uma política de muitos discursos e pouca ação.
No governo de FHC, tivemos a efetivação da valorização da educação; pagamento do piso do magistério; gestão democrática; criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96); ênfase na avaliação de resultados como forma de controle mais eficiente.
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A respeito da teoria de Bourdieu, avalie as seguintes asserções e marque a alternativa incorreta

Bourdieu elaborou um sistema teórico voltado a mostrar como as condições de participação social dos indivíduos baseiam-se na herança social, que se reproduz constantemente numa determinada sociedade
O acúmulo dos bens simbólicos, dentre eles a educação, concentra-se apenas nas estruturas do pensamento dos indivíduos.
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O capitalismo na contemporaneidade se traduz em uma organização social caracterizada pelo incentivo à acumulação desmensurada do capital, fundada na lógica do mercado livre em suas proporções globais e fortalecida pela emergente revolução tecnológica, provocando na educação. Marque a afirmativa correta

Um discurso pedagógico que legitima a preparação e adequação de mão-de-obra qualificada por meio da oferta de uma formação geral e profissional.
Um discurso pedagógico que promovem um novo arranjo social, estimulando a entrada em cursos superiores para toda população e permitindo um fenômeno chamado multiculturalismo.
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Qual o Conceito desenvolvido pela Escola de Frankfurt?

Descrever como a cultura se torna uma mercadoria padronizada e fácil de consumir, que visa o pensamento crítico, em vez de fomentar a alienação e o conformismo.
Descrever como a cultura se torna uma mercadoria padronizada e fácil de consumir, que visa a alienação e o conformismo da população, em vez de fomentar o pensamento crítico.
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Em que governo foi estipulado o Piso Salarial dos Professores?

No Governo de Lula em 16 de julho de 2008
Governo Jango em 16 de Julho de 1963
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Qual é o Papel da Sociologia na Educação?

Promover uma reflexão crítica sobre a sociedade, permitindo que os alunos não compreendam as estruturas sociais, mas percebam as dinâmicas de poder e as diversas realidades que os cercam.
Promover uma reflexão crítica sobre a sociedade, permitindo que os alunos compreendam as estruturas sociais, as dinâmicas de poder e as diversas realidades que os cercam.
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Jonh Locke dedicou-se a abordagem Empírica, o que significa dizer que:

Nenhuma ideia surge na mente sem antes ter sido percebida pelos sentidos
As ideias surgem na mente a parte da dúvida
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O que representa a Teoria Essencialista para a sociedade

Ela enfatiza a importância do diálogo e do confronto de ideias como um meio de compreender a realidade de forma mais completa.
Cria uma série de estereótipos e preconceitos que podem estar atrelados a certos grupos culturais, étnicos e sociais.
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René Descartes (1596-1650) contribuiu para a nossa compreensão da concepção naturalista do ser humano a partir do pensamento que:

Problematizar as questões relacionadas ao conhecimento, traz a ideia de que “saber é poder
A dúvida é como um caminho em direção à verdade. "Penso, logo existo"
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