Revisão de ética

Revisão de ética

Bora tirar 10 nessa bagaça

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Emylli Karla

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Uma idosa com osteoporose inicia um programa de exercícios com um profissional de Educação Física. Ele apresenta diferentes opções de atividades (hidroginástica, musculação adaptada, pilates), explicando os benefícios e riscos de cada uma, e permite que ela escolha a modalidade com a qual mais se identifica. Esta conduta respeita principalmente o princípio bioético da:

Autonomia
Beneficência
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Segundo o texto do Estudo Dirigido I: O autor apresenta a tragédia de Antígona como um paradigma do conflito ético, entre a lei do Estado (de Creonte) e as normas religiosas e ancestrais. Considerando a distinção final proposta pelo artigo entre ética (“interrogação e julgamento sobre a qualidade de nossas ações”) e moral (“impor modelos de ação segundo a lei”), como se poderia reinterpretar o dilema de Antígona não como um conflito entre duas morais (a do Estado vs. a da família/religião), mas sim como um conflito entre a Ética e a Moral?

Não é possível, pois ambas as posições apelam para normas e leis, caracterizando um conflito moral.
A postura de Antígona pode ser vista como um ato ético: uma interrogação e julgamento pessoal e profundamente reflexivo sobre a qualidade da lei de Creonte, que a leva a agir baseada em seus valores mais profundos (éthos). Já a postura de Creonte é puramente moral: a imposição rígida e irrefletida de um modelo de ação (a lei do Estado) como absoluto.
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Um jovem de 16 anos, sem comorbidades, deseja treinar musculação. Seus pais são contra, com medo de que o exercício atrapalhe seu crescimento. O Profissional de Educação Física, baseado em evidências científicas, agende uma conversa com o jovem e seus pais para explicar os mitos e verdades sobre o tema, esclarecendo que a prática é segura e benéfica. Esta postura busca equilibrar:

A Justiça Distributiva e a Autonomia.
A Não-Maleficência e a Confidencialidade.
A Autonomia do jovem e a Beneficência (em relação à preocupação dos pais).
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De acordo com o Estudo Dirigido III: A revisão aponta uma carência geral na produção científica analisada, indicando que a maioria dos artigos se concentra em um tipo de abordagem em detrimento de outra, o que é considerado preocupante pelos autores. Essa carência é de artigos que:

Oferecem uma fundamentação teórico-metodológica e epistemológica robusta sobre as tematizações éticas.
Criticam a hegemonia do esporte nas aulas
Utilizam o esporte como conteúdo principal para trabalhar valores.
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“Enquanto a moral pode ser entendida como um conjunto de normas e costumes que orientam a vida em sociedade, a ética é a reflexão crítica sobre esses valores.” De acordo com o trecho, conclui-se que:

A moral analisa criticamente os valores da ética aplicados em sociedade.
A ética é prática cotidiana e a moral se ocupa da reflexão filosófica.
A moral estabelece normas, enquanto a ética problematiza e reflete criticamente sobre eles.
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“Cada época imprime ao corpo valores éticos e morais, que se expressam em práticas sociais e educacionais, influenciando o modo como se compreende o papel da Educação Física.” Com base no trecho, é correto afirmar que:

A Educação Física pode refletir ou questionar valores sociais e morais atribuídos ao corpo.
O corpo possui relação com a ética, mas não com a moral.
O corpo é neutro em relação a valores éticos e morais.
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Um cliente procura um Personal Trainer com o objetivo de ganhar massa muscular rapidamente para um concurso de fisiculturismo amador. Ele exige que seja prescrito um treino de altíssima intensidade, mesmo apresentando uma hérnia de disco recentemente diagnosticada. O profissional, ciente dos riscos de agravamento da lesão, recusa-se a aplicar o método solicitado e propõe um plano de exercícios seguros e adaptados. Esta conduta do profissional está prioritariamente alinhada ao princípio bioético da:

Não-Maleficência.
Beneficência
Autonomia
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Um professor de Educação Física atende em sua clínica uma pessoa com limitações motoras severas decorrentes de um acidente. Apesar dos desafios, o profissional acredita firmemente no potencial de evolução do seu paciente e se empenha ao máximo para proporcionar-lhe ganhos de autonomia e qualidade de vida, por menores que sejam. Esta postura é a expressão prática do princípio fundamental da:

Competência
Solidariedade
Dignidade humana
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Ao prescrever uma série de exercícios, um Profissional de Educação Física deve basear suas escolhas prioritariamente:

No que deu certo para outros alunos com biotipo semelhante.
No equipamento mais moderno disponível na academia.
Em conhecimentos técnico-científicos atualizados e nas necessidades individuais do cliente.
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Um profissional de Educação Física é contratado para prescrever treinamentos para uma equipe de alto rendimento. Durante a negociação, o dirigente do clube oferece um “bônus por resultados” caso a equipe seja campeã, condicionando parte da remuneração ao sucesso esportivo. De acordo com o Código de Ética, esta proposta é:

Incompatível com a ética profissional, pois a remuneração deve ser fixa e estipulada previamente, não podendo ser condicionada a resultados.
Válida, pois estimula o profissional a buscar os melhores resultados.
Incompatível apenas se o profissional for registrado como Personal Trainer.
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O professor sempre inicia o ano letivo aplicando testes de aptidão física e divulga publicamente os resultados, elogiando os “melhores” e zombando dos “piores” para, segundo ele, “estimular a competitividade”. Esta prática é:

Correta, pois a Educação Física deve avaliar o desempenho físico.
Incorreta e antiética, pois fere a dignidade humana, expõe os alunos ao constrangimento e vai contra o princípio de inclusão.
Correta, pois prepara os alunos para a vida e suas competições. Que é o futuro de todo estudante.
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O texto “Ética e Educação Física Escolar: Um estudo de revisão sobre a produção científica nacional” abordado em sala, discute duas grandes correntes da Filosofia Moral que oferecem fundamentos distintos para se pensar a ética na educação. A corrente que defende a existência de princípios morais universais e incondicionais, associada à ética Kantiana, é denominada:

Éticas Racionalistas/Universalistas.
Éticas emotivas
Éticas pragmáticas
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Um professor de Educação Física de uma escola pública dedica tempo extra para criar estratégias de inclusão e adaptação para um aluno com paralisia cerebral, garantindo que ele possa participar das aulas com segurança e da forma mais integrada possível. Esta atitude vai além do simples “não causar dano” e busca ativamente promover o bem-estar do aluno, exemplificando o princípio da:

Beneficência
Não-maleficência
Fidelidade
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Um cliente propõe a seu Personal Trainer pagar pelos serviços diretamente a ele, sem que a academia fique sabendo, oferecendo um valor menor do que a aula custaria normalmente. O profissional, tentado pela proposta, aceita. Essa conduta, conhecida como “fechar por fora”, é:

Antiética, pois caracteriza concorrência desleal para com a academia que lhe proporciona o cliente e o local de trabalho.
Antiética apenas se o profissional for funcionário CLT da academia.
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O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, é utilizado por algumas pesquisas revisadas para explicar um fenômeno importante na formação e atuação do professor. De acordo com o texto, esse conceito ajuda a compreender:

Os procedimentos de avaliação mais justos para a dimensão atitudinal.
A razão pela qual os PCNs foram bem-sucedidos em mudar as práticas em sala de aula.
Como os condicionantes sociais são incorporados e estruturam as práticas pedagógicas dos professores, muitas vezes de modo não reflexivo.
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Um profissional de Educação Física, ao ser questionado por um cliente sobre um exercício que ele não domina ou sobre os efeitos de um suplemento alimentar específico, deve:

Reconhecer os limites de sua competência e se recusar a prescrever ou orientar sobre o que não é de sua área de formação.
Indicar o suplemento que “todo mundo” usa na academia.
Culpar o seu curso de graduação por não ter ensinado aquilo.
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Uma aluna confidencia a seu Personal Trainer que está grávida e ainda não divulgou a notícia. No mesmo dia, o profissional, animado com a novidade, comenta com outros instrutores da academia sobre a gravidez da aluna. Esta atitude é um desrespeito grave ao dever de:

Legalidade
Honra
Sigilo
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Um gestor de um grande clube precisa alocar recursos limitados para projetos esportivos. Ele decide investir na construção de uma rampa de acesso e na compra de equipamentos adaptados, priorizando a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência em detrimento da reforma do vestiário principal. Esta decisão é um exemplo da aplicação do princípio:

Autonomia
Justiça
Privacidade
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“Enquanto a moral é vivida de forma prática pelos indivíduos de uma sociedade, a ética busca um exame racional sobre os fundamentos desse agir.” De acordo com o trecho, conclui-se que:

A moral é vivida no cotidiano, enquanto a ética questiona racionalmente os fundamentos desse agir.
A moral e a ética são idênticas, pois ambas se limitam a práticas coletivas.
A ética consiste na vivência cotidiana das condutas aceitas em grupo.
20

Um treinador esportivo, ao descobrir que um atleta de sua equipe foi alvo de assédio moral por parte de um dirigente, imediatamente toma as providências formais para reportar o caso aos órgãos competentes dentro do clube e ao CREF, defendendo os direitos do atleta. Esta postura corajosa é um exemplo de aplicação do princípio fundamental da:

Competência
Cidadania
Solidariedade
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