
đ Quiz: Representatividade e Cultura Negra
Quiz: Representatividade e Cultura Negra
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1. O que significa representatividade negra?
A presença de qualquer pessoa famosa na mĂdia
Apenas destacar personagens fictĂcios negros
Valorização e visibilidade positiva da população negra
A exclusĂŁo de culturas nĂŁo africanas
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2. Quem foi Carolina Maria de Jesus?
Escritora brasileira, autora de Quarto de Despejo
Primeira mulher negra a ser presidente do Brasil
Militante do movimento abolicionista no século XIX
Cantora de samba da década de 1960
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3. O que a Lei Ăurea (1888) nĂŁo garantiu Ă população negra?
O fim oficial da escravidĂŁo
Acesso a trabalho, moradia e cidadania plena
O direito de casar livremente
A liberdade formal da escravidĂŁo
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4. O movimento Black Power defendia:
O branqueamento da população
A volta da escravidão como tradição
O orgulho da identidade negra e a valorização da estética afro
O apagamento da cultura africana
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Qual prato tĂpico brasileiro tem forte influĂȘncia africana?
Lasanha
Sushi
Pizza
Feijoada
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6. O que Ă© o Movimento Negro Unificado (MNU)?
Organização criada em 1978 em defesa dos direitos da população negra
Um partido polĂtico extinto
Um movimento artĂstico europeu
Uma escola de samba famosa
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7. Qual é a diferença entre representatividade positiva e estereotipada?
A estereotipada sempre Ă© melhor aceita
Não existe diferença
A positiva valoriza a diversidade negra, enquanto a estereotipada reforça visÔes limitadas e negativas
Ambas reforçam preconceitos
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8. Como a mĂșsica negra contribuiu para a cultura brasileira?
Criou gĂȘneros como o samba e influenciou movimentos culturais e sociais
Eliminou todas as outras influĂȘncias culturais
Impediu o surgimento de outros estilos musicais
Foi restrita apenas a rituais religiosos
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9. Quem foi Zumbi dos Palmares?
Primeiro deputado negro do Brasil
Escritor do século XVIII
Um bandeirante paulista
LĂder do Quilombo dos Palmares e sĂmbolo da resistĂȘncia negra
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10. Qual Ă© o objetivo das cotas raciais?
Reforçar desigualdades sociais
Favorecer apenas estudantes ricos
Impedir pessoas brancas de estudarem
Ampliar o acesso da população negra e de grupos marginalizados ao ensino superior e empregos pĂșblicos