QUIZ PPAIC: APRENDENDO E INTERAGINDO.

QUIZ PPAIC: APRENDENDO E INTERAGINDO.

Este quiz foi elaborado como parte do III Percurso Formativo do Ciclo de Alfabetização do PPAIC. Com perguntas interativas e dinâmicas, o objetivo é promover a troca de conhecimentos, estimular a reflexão sobre as práticas pedagógicas e reforçar os conteúdos discutidos durante o encontro. Mais do que um jogo, é uma oportunidade de avaliar saberes, compartilhar experiências e aprender de forma divertida e colaborativa. 💡📚

Imagem de perfil user: FERNANDA RABELO
FERNANDA RABELO

Anúncios

1

1. O que significa desenvolver uma mentalidade matemática em estudantes do ciclo de alfabetização?

Estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a crença de que todos podem aprender matemática.
Ensinar conteúdos avançados de matemática desde cedo.
Garantir que memorizem fórmulas e procedimentos com exatidão.
Reduzir a carga horária de matemática para evitar dificuldades.
2

De acordo com pesquisas em educação matemática, o erro deve ser tratado como:

Uma oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre o raciocínio.
Um sinal de fracasso que precisa ser corrigido imediatamente.
Um motivo para reforço e punição.
Algo a ser evitado a todo custo na sala de aula.
3

O uso de materiais manipulativos (como blocos, ábacos, figuras geométricas) favorece a mentalidade matemática porque:

Reduz o tempo de aula teórica.
Permite que os alunos tenham contato visual com o conteúdo, tornando-o mais acessível.
Evita que os alunos se distraiam durante a aula.
Substitui completamente o uso de lápis e papel.
4

O que é inferência textual?

É identificar e reconhecer palavras e imagens no texto.
É localizar palavras difíceis no texto.
É identificar as principais informações do texto.
É deduzir informações que não estão escritas diretamente, mas que podem ser compreendidas pelo contexto.
5

Uma forma eficaz de trabalhar inferência com crianças é:

Fazer perguntas abertas que estimulem os alunos a pensar além do que está escrito.
Incentivar que os alunos sempre pensem em respostas explícitas.
Propor apenas questões com respostas literais.
Usar textos longos e complexos para desenvolver o raciocínio.
6

Qual destas práticas não contribui para o desenvolvimento da inferência textual?

Corrigir os alunos toda vez que fizerem uma resposta que não esteja literal no texto.
Fazer perguntas sobre sentimentos, intenções e consequências.
Trabalhar com histórias sem final e pedir aos alunos que o criem.
Incentivar os alunos a imaginar o que aconteceu antes ou depois da cena lida.
7

Qual é a principal função do gênero notícia?

Convencer o leitor a comprar um produto.
Relatar um fato real e recente com clareza e objetividade.
Contar uma história fictícia com personagens imaginários.
Ensinar regras gramaticais.
8

Qual destas práticas mais favorece a aprendizagem do gênero notícia na alfabetização?

Trabalhar com notícias curtas e adaptadas, discutindo o “o quê”, “quem”, “quando”, “onde” e “por quê”.
Mostrar jornais apenas como exemplo visual.
Incentivar a cópia e a memorização de trechos de jornais e revistas.
Ler somente manchetes em voz alta.
9

Ao trabalhar o gênero cartaz com alunos do ciclo de alfabetização, o professor deve priorizar:

Textos muito longos e detalhados.
Letras cursivas e pequenos detalhes.
Linguagem simples, frases curtas, imagens e destaque para informações principais.
Somente textos escritos sem imagens.
10

Qual habilidade leitora pode ser desenvolvida ao trabalhar com o gênero cartaz em sala de aula?

Identificação de rimas complexas.
Análise de personagens em narrativas longas.
Localização de informações explícitas e reconhecimento da função social do texto.
Interpretação de dados em gráficos.
11

Qual o papel do professor diante da construção das hipóteses de escrita pelas crianças?

Observar, registrar, propor desafios e intervenções significativas para o avanço das hipóteses.
Esperar que a criança descubra o processo de escrita de forma autônoma.
Fornecer apenas atividades de cópia e caligrafia.
Corrigir os erros imediatamente para evitar hábitos errados.
12

De acordo com a psicogênese da escrita, o erro da criança é visto como:

Um sinal de construção ativa do conhecimento.
Um indicador de dificuldade de aprendizagem.
Um obstáculo que deve ser evitado.
Falta de atenção ou preguiça.
13

O uso de textos funcionais (listas, bilhetes, convites) contribui para o desenvolvimento da escrita porque:

Permitem que a criança perceba a função social da escrita.
Evitam que a criança cometa erros.
Ajudam a criança a memorizar palavras.
São mais fáceis de copiar.
14

Quando o professor lê uma história indígena e pergunta: “O que esse conto ensina sobre o modo de viver do povo retratado?”, ele está:

Ensinando ortografia.
Estimulando inferência, interpretação crítica e reflexão cultural.
Incentivando a memorização mecânica do texto.
Aplicando um teste de compreensão literal.
15

Qual dessas atitudes deve ser evitada ao trabalhar textos indígenas na escola?

Tratar a cultura indígena como folclore ou fantasia.
Convidar indígenas para dialogar com os alunos.
Explicar os símbolos presentes nas histórias.
Usar nomes reais de autores indígenas.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.