
Quiz Plano de negócios 1 - Adm
Este quiz testa seus conhecimentos básicos sobre plano de negócios, voltado para estudantes de Administração. As perguntas são simples e diretas, ajudando você a revisar conceitos importantes como análise de mercado, estrutura do plano e estratégias de negócio.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Fundada em março de 2020, a CargOn se diz o primeiro operador logístico digital. Ela apresenta soluções logísticas e tecnológicas para gerenciamento e realização de todo o transporte de uma empresa, oferecendo como proposta de valor o ganho de tempo e o aumento da produtividade. A empresa recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões em 2021 e sua previsão de crescimento no mesmo ano foi de 2.400%. (Fontes: https://cargon.com.br/; https://www.suno.com.br/noticias/cargon-tecnologia-logistica-crescimento-receita-investimentos/; https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/breves/cargon-logtech-curitibana-recebe-investimento-2-5-milhoes/) A CargOn se enquadra em qual tipo de empresa?
B) Empresa tradicional.
C) Negócio Social.
A) Negócio Criativo.
D) Startup.
2
“No Brasil, são cobradas as tarifas e os juros mais altos do mundo pelos piores serviços bancários. E é neste cenário que o Nubank surgiu para resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade. Desde o dia 1, o Nubank mostra que é possível fazer a diferença. É possível tratar as pessoas como humanos, não números, e oferecer um serviço justo, descomplicado e transparente. No fim das contas, o que nós queremos é que todas as pessoas possam reinventar suas vidas financeiras. Por isso, não temos pegadinhas, enrolação ou letras miúdas. Somos uma fintech que desenvolve soluções simples, seguras e 100% digitais para sua vida financeira. Hoje, somos o maior banco digital independente do mundo e contamos com mais de 30 milhões de clientes em todos os 5.570 municípios do Brasil. Somos NUs, ou seja: justos e transparentes na conduta, diretos e objetivos na comunicação, e tratamos cada cliente como uma pessoa. Somos contra burocracia, papelada, agências e centrais de atendimento caras e ineficientes. Somos a favor de ouvir e valorizar a sua opinião, e de merecer a sua confiança como cliente.” (Fonte: https://nubank.com.br/sobre-nos/) Analise o texto acima, publicado na página “Sobre Nós” do NuBank. A partir desta análise, indique a alternativa que apresenta corretamente um resumo da proposta de valor da empresa:
C) No Brasil, são cobradas as tarifas e os juros mais baixos do mundo pelos melhores serviços bancários.
A) Mais de 30 milhões de clientes em todos os 5.570 municípios do Brasil.
B) No Brasil, são cobradas as tarifas e os juros mais altos do mundo pelos piores serviços bancários.
D) Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade.
3
“O Canvas da Proposta de Valor é uma ferramenta que pode ajudar a criar e posicionar produtos ou serviço em torno do que o cliente realmente valoriza e precisa. É uma ferramenta que lhe ajuda a encontrar o encaixe produto-mercado de forma estruturada. [...] O Canvas da Proposta de Valor serve como uma ferramenta complementar ao Business Model Canvas e visa pensar na Proposta de Valor de forma mais estruturada e desta forma aumentar as chances de se criar encaixe entre o produto e o mercado. Em outras palavras, ele é um aprofundamento entre duas partes do Canvas: o bloco de segmentos de clientes e a proposta de valor.” (Fonte: https://analistamodelosdenegocios.com.br/canvas-da-proposta-de-valor/) Analise as alternativas a seguir e assinale V Verdadeiro ou F Falso ( ) Segmento de clientes nada mais é que o agrupamento de clientes conforme características comuns. ( ) Quando se fala em valor, refere-se apenas ao preço (dinheiro a ser pago em troca de um produto ou serviço) ( ) A criação de uma proposta de valor é resultado da soma do produto ou serviço ofertado em si, com a percepção de potencialização de ganhos e de alívio das dores do cliente. A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
D) V,V,F
A) V,V,V
C) V,F,V
B) F,V,V
4
Fabrício abriu uma empresa para oferecer seus serviços como tradutor de documentos. Para isso, ele começou listando quem ele conhece e os recursos e conhecimentos que já tem. Após esta etapa, Fabrício definiu quanto estava disposto a perder, caso esse negócio desse errado. A partir daí, ele se preparou para enfrentar momentos ruins e surpresas em sua jornada empreendedora, foi buscar outras empresas para parcerias estratégicas e se policiou para focar apenas naquilo que pode controlar. De acordo com o tipo de negócio que Fabrício iniciou, com as etapas seguidas por ele e com os seus conhecimentos sobre as diferentes metodologias existentes para criação de um plano de negócios, qual foi a metodologia utilizada por Fabrício?
D) Effectuation.
A) Design Thinking.
B) Plano de negócios tradicional.
C) Lean Startup.
5
Uma estudante da Uninter está se preparando para abrir seu próprio negócio. Sua ideia é abrir uma pizzaria, com cozinha própria e restaurante com um salão espaçoso com 10 mesas, para receber seus clientes com conforto. Ela já encontrou um possível local para instalar sua pizzaria, mas precisará de muito investimento para fazer reformas e comprar os equipamentos e materiais necessários. Negócios tradicionais que necessitam de muito investimento para iniciar ou manter sua operação, devem utilizar qual metodologia de plano de negócios?
A) Metodologia tradicional de plano de negócios.
D) Lean Startup.
B) Effectuation.
C) Design Thinking.
6
Confira as três definições de inovação a seguir: "Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza" – Peter Druker "Inovação é uma nova ideia implementada com sucesso, que produz resultados econômicos" – Ernest Gundling "Inovação é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade da companhia" - C.K. Prahalad Sobre os tipos de inovação existentes, é verdadeiro o que se afirma em:
D) A inovação pode ser considerada radical, trazendo pequenas melhorias aos processos internos, sem exigir ou causar grandes mudanças na organização ou no mercado em que atua.
C) As empresas que começam a inovar ou que já nascem inovadoras, podem fazê-lo em maior ou menor grau, sendo em menor grau as inovações autônomas ou incrementais e, em maior grau, sistêmicas ou radicais.
A) Em menor grau, as inovações podem ser consideradas sistêmicas, afetando apenas uma área ou um processo da empresa, sem impactar outras áreas e mantendo um modelo de negócio tradicional.
B) Em maior grau, as inovações podem ser consideradas autônomas, quando afetam diversas áreas uma só vez ou impactam o negócio como um todo.
7
Muitos negócios iniciam suas operações como micro ou pequenas empresas e vão crescendo com o passar do tempo, podendo mudar de porte em algum momento da sua trajetória, com base na declaração feita anualmente pela empresa para a Receita Federal. O porte da empresa muda de acordo com os números de faturamento declarados. Considerando os diferentes portes de uma empresa, avalie as afirmações a seguir: I. As MEIs são as microempresas e podem atingir um faturamento anual de até R$ 360 mil. II. EPP significa Empresas de Pequeno Porte e seu faturamento pode ser de até R$ 4,8 milhões por ano. III. MEs são empresas de médio porte, que apresentam faturamento anual maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões. IV. Empresas de grande porte são aquelas que faturam anualmente mais de R$ 300 milhões. É correto o que se afirma em:
D) II, III e IV apenas.
B) I, II e III apenas.
A) II e IV apenas.
C) I e III apenas.
8
No universo das startups, o tipo de investimento existente é o investimento de risco. Isso porque, como vimos, as startups são negócios que estão a pouco tempo no mercado, com alta volatilidade, o que não apresenta alta segurança de retorno para os investidores. Sobre os tipos de investimentos existentes para startups, analise as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) No tipo de investimento chamado de boostrapping, é o próprio empreendedor ou são os chamados “family, friends and fools” (família, amigos e tolos), que investem no negócio. ( ) Investimento-anjo e capital semente são realizados exclusivamente por pessoas físicas, com dinheiro próprio, em startups iniciantes. ( ) Venture building é o investimento feito por meio da compra de uma participação acionária na startup, com o objetivo de saída posterior da operação. ( ) Venture capital foca em apoiar a startup de uma forma mais ampla, em questões que vão desde o planejamento estratégico, estrutura física, apoio comercial e no crescimento do negócio, ficando com um percentual maior da startup. ( ) Há ainda a possibilidade de uma incubação ou aceleração que inclua o investimento de recursos financeiros na empresa. Agora, marque a sequência correta:
C) V, F, V, V, V
A) V, F, V, V, F
B) V, F, F, F, V
D) V, V, F, F, V
9
A tradução de lean é enxuto e o conceito envolve a eliminação de desperdícios nos processos. Eric Ries, adicionou a esse conceito questões de marketing, tecnologia e gestão com foco nas startups, criando a metodologia da startup enxuta, capaz de gerar resultados positivos até mesmo quando aplicada em grandes empresas. Leia as assertivas a seguir, e a assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) Segundo Steve Blank, “nenhum plano de negócios sobrevive ao primeiro contato com o cliente”. A afirmação pode não ser verdade em todos os casos, mas no caso das startups e das empresas muito inovadoras, com certeza deve ser levada em conta. ( ) Negócios muito inovadores, geralmente baseados em tecnologias exponenciais, estão sujeitos a mudanças muito rápidas, no mercado, nas tecnologias, no comportamento do consumidor etc. ( ) Negócios muito inovadores, geralmente baseados em tecnologias potenciais têm a disponibilidade de tempo de estudo e preenchimento que o plano de negócios tradicional exige, correndo inclusive o risco de ficarem obsoletas antes mesmo de serem lançadas. Assinale a alternativa correta:
C) F,V,F
A) V,V,V
B) V,V,F
D) F,F,V
10
Henrique está trabalhando no plano de negócios da sua futura empresa. Como um negócio inovador, que precisa de pouco investimento para iniciar, ele optou por utilizar a metodologia do Design Thinking para criar este plano. A última atividade realizada por ele até agora foi desenhar diversas soluções possíveis e coletar feedbacks dos potenciais clientes sobre as opções pensadas. A partir das respostas recebidas, o empreendedor irá definir qual será a solução ideal e seguirá para a próxima fase. Analise o momento atual do trabalho do empreendedor descrito na contextualização e indique qual será a próxima fase a ser realizada pelo empreendedor, de acordo com a sequência das etapas descritas na metodologia do Design Thinking?
B) Prototipar.
A) Testar.
C) Definir.
D) Empatizar.
11
A startup VocênaWeb prepara, coloca e gerencia os produtos das grandes indústrias diretamente nos grandes marketplaces existentes. Ela atua apoiando a indústria a criar relevância dentro desses canais, por conhecer a fundo todas as variáveis que pesam na hora de rankear, promover e promocionar produtos e anúncios. Para isso, ela cobra um pequeno percentual de cada venda realizada pela indústria sob sua gestão nos marketplaces. Indique a alternativa que apresenta corretamente a fonte de receita utilizada pela startup VocênaWeb.
B) Taxa de assinatura.
C) Taxa de uso.
Licenciamento.
A) Taxa de corretagem.
12
O termo Organizações Exponenciais foi cunhado por Salim Ismail em 2014 para descrever empresas que crescem de forma acelerada e disruptiva. Com base nesse conceito, quais são as alternativa que representam Organizações Exponenciais? I. O Uber é considerado um excelente exemplo de Organização Exponencial. II. Organizações Exponenciais são aquelas que apresentam resultado desproporcionalmente maior que seus concorrentes, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas. III. Organizações exponenciais, são empresas jovens que utilizam a tecnologia para resolver problemas reais, por meio de modelos de negócio ágeis, enxutos e escaláveis e elaborados com um objetivo de crescimento Assinale a opção correta.
B) As alternativas I e II estão corretas.
C) Apenas I e III estão corretas
Todas estão corretas.
A) Apenas I está correta.
13
Segmento de clientes nada mais é que o agrupamento de clientes conforme características comuns. Essas características podem ser geográficas (extensão, tráfego), demográficas (idade, gênero, ciclo de vida), socioeconômicas (classe, instrução, ocupação), de padrões de consumo (frequência, local, fidelidade), de benefícios procurados (satisfação, status, preço), de estilo de vida (expectativa, uso do tempo, interesses), de personalidade (cultura, atitudes, valores) ou com base em caracterização econômica (setor, concorrência, decisão). A partir da definição dessas características, existem cinco tipos de segmentos. Considerando os diferentes tipos de segmentos de clientes, avalie as afirmações a seguir: I .Produtos como sabão em pó e papel higiênico, no geral, focam em um mercado de massa. II. Empresas que atuam especificamente com alimentos veganos e alimentos voltados para pessoas com alergia a lactose ou glúten, Segmento de clientes nada mais é que o agrupamento de clientes conforme características comuns. Essas características podem ser geográficas (extensão, tráfego), demográficas (idade, gênero, ciclo de vida), socioeconômicas (classe, instrução, ocupação), de padrões de consumo (frequência, local, fidelidade), de benefícios procurados (satisfação, status, preço), de estilo de vida (expectativa, uso do tempo, interesses), de personalidade (cultura, atitudes, valores) ou com base em caracterização econômica (setor, concorrência, decisão). A partir da definição dessas características, existem cinco tipos de segmentos. Considerando os diferentes tipos de segmentos de clientes, avalie as afirmações a seguir: I .Produtos como sabão em pó e papel higiênico, no geral, focam em um mercado de massa. II. Empresas que atuam especificamente com alimentos veganos e alimentos voltados para pessoas com alergia a lactose ou glúten, atuam com um nicho de mercado. III. Mercados diversificados são o foco de bancos, que oferecem produtos diferenciados para diferentes segmentos de clientes. IV. Walmart, Amazon e Magazine Luiza focam em atender mercados multilaterais. V. Exemplos de empresas que atuam no mercado segmentado são as agências de viagens e as imobiliárias. É correto o que se afirma em:
D) I, II, III e IV apenas.
B) I, II e III apenas.
A) I e II apenas.
C) I, III apenas.
14
Uma dúvida muito comum quando o tema é inovação é em relação à diferença entre três termos: imaginação, criatividade e inovação. Apesar de muito próximos e frequentemente gerarem confusão, eles têm significados bem específicos e diferentes entre si. Considerando as definições dos três termos descritos acima, avalie as afirmações a seguir: I. Inovação é quando a imaginação é aplicada para solução de problemas, combinando o que já existe de um jeito novo, gerando valor. II. Criatividade é quando a imaginação é aplicada para resolver problemas de muitas pessoas, gerando vendas e faturamento para alguma organização. III. Imaginação é a nossa capacidade de ver o que não está ali, de criar imagens em nossa mente, de falar sobre coisas como sentimentos, o divino e empresas. É correto o que se afirma em:
A) Todas as afirmações.
D) III apenas.
B) I e II apenas.
C) I e III apenas.