
Quiz para 7º ano sobre O nordeste açucareiro IEMOL
Leia cada questão e marque uma alternativa.
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1
Durante o período colonial, o Nordeste açucareiro foi uma das principais áreas de produção do Brasil. Qual fator explica essa importância?
O clima quente e úmido e os solos de massapê, favoráveis ao cultivo da cana.
A grande produção de café, produto mais valorizado no século XVI.
A proximidade com os Andes, que facilitava a exportação do açúcar.
A abundância de ouro encontrado nas margens do rio São Francisco.
2
Qual era a principal mão de obra utilizada nos engenhos do Nordeste açucareiro durante o período colonial?
Escravizados africanos trazidos para o Brasil.
Trabalhadores assalariados portugueses.
Índios livres que se ofereciam para trabalhar.
3
O engenho era a unidade de produção do açúcar. Qual atividade não fazia parte do funcionamento de um engenho?
Produção de ferro e armas de fogo para exportação.
Plantio e corte da cana-de-açúcar.
Trabalho de escravizados em diferentes etapas.
Moagem e produção de açúcar.
Transporte e comercialização do açúcar.
4
Qual foi uma consequência social importante do Nordeste açucareiro durante a colonização?
O fim da escravidão africana.
A democratização do acesso à terra para pequenos agricultores.
A formação de uma sociedade marcada pela desigualdade, com senhores de engenho e escravizados.
5
Quem era o responsável por administrar o engenho e tinha grande prestígio social?
O senhor de engenho.
O capataz.
O escravizado.
6
Qual era o papel dos escravizados africanos nos engenhos coloniais?
Atuavam em diversas etapas: plantio, corte, transporte e moagem da cana.
Trabalhavam apenas na administração.
Eram usados somente para defender os engenhos contra ataques.
7
Dentro de um engenho, a casa-grande tinha a função de:
Residência da família do senhor de engenho.
Local de moradia dos escravizados.
Armazém de ferramentas agrícolas.
8
Durante a travessia do Atlântico, chamada de “tráfico negreiro”, os africanos escravizados enfrentavam:
Tratamento de igualdade com os colonizadores.
Condições precárias, falta de higiene e maus-tratos.
Ensino de português e alfabetização.
9
De que forma os africanos escravizados resistiam à escravidão no Brasil?
Fugindo, organizando quilombos, praticando sua cultura e religiões.
Apenas obedecendo às ordens dos senhores.
Pedindo salários maiores aos colonizadores.
Negociando com os portugueses para comprar terras.
10
Como eram chamadas as habitações coletivas onde viviam os africanos escravizados nos engenhos?
Senzalas.
Capelas.
Casas-grandes.
Casas de taipa.