
Quiz de Boas Práticas
Vamos pensar no nosso cotidiano educacional juntas?
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Durante a leitura em voz alta, um aluno demonstra dificuldade para acompanhar o texto. O que a professora pode fazer?
Ignorar a dificuldade para não atrasar a turma.
Pedir que ele leia sozinho em casa.
Oferecer apoio durante a leitura, incentivando-o e propondo estratégias diferenciadas.
Evitar que ele participe de leituras coletivas para não frustrá-lo.
2
Ao planejar atividades para a turma, uma boa prática é:
Repetir os mesmos exercícios para todos, sem adaptações.
Variar estratégias para atender diferentes estilos de aprendizagem.
Seguir apenas o livro didático.
Escolher atividades que só os mais avançados consigam realizar.
3
Para estimular a cooperação entre os alunos, a professora pode:
Evitar trabalhos coletivos para manter a disciplina.
Organizar trabalhos em grupo com objetivos comuns e papéis bem definidos.
Promover competições frequentes.
Premiar apenas quem tiver melhor desempenho.
4
Uma boa prática para acompanhar o progresso dos estudantes é:
Permitir comentários preconceituosos como parte da liberdade de expressão.
Trabalhar apenas datas comemorativas tradicionais.
Evitar o tema para não causar discussões.
Valorizar diferentes culturas, trazendo músicas, histórias e costumes.
5
Se um aluno apresenta dificuldade persistente em matemática, a professora deve:
Dar um pouco da nota para estimular maior empenho.
Repreender para que ele se esforce mais.
Identificar a origem da dificuldade e propor intervenções pedagógicas diferenciadas.
Deixar que o aluno copie respostas para acompanhar os colegas.
6
No atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma boa prática é:
Ignorar as necessidades específicas para não diferenciá-lo.
Tratar o aluno como incapaz de aprender.
Evitar a participação do aluno em atividades coletivas.
Manter rotinas claras, previsíveis e oferecer apoio visual.
7
Para estimular a leitura nos anos iniciais, a professora deve:
Reforçar apenas a decodificação de palavras isoladas.
Cobrar leitura silenciosa sem discussão coletiva.
Limitar o acesso apenas a livros didáticos.
Promover rodas de leitura, oferecer livros diversificados e incentivar a escolha dos alunos.
8
A comunicação com as famílias deve ser pautada em:
Valorizar conquistas, dialogar sobre dificuldades e buscar parceria no processo educativo.
Informar apenas em reuniões formais, sem diálogo frequente.
Evitar contato para não gerar conflitos.
Compartilhar apenas problemas de comportamento.
9
Durante a roda de conversa, uma criança fala algo fora do contexto. O que a professora deve fazer?
Repreender a criança para que aprenda a esperar sua vez.
Encerrar a roda mais cedo para evitar outras perguntas fora de contexto.
Ignorar para não perder tempo.
Acolher a fala e, se possível, relacioná-la ao tema trabalhado.
10
Uma boa prática para organizar o tempo de aula é:
Deixar as crianças decidirem todas as atividades do dia.
Preencher cada minuto com exercícios escritos para manter o silêncio e organização.
Fazer sempre as mesmas atividades para evitar confusão.
Planejar atividades variadas e flexíveis, respeitando o ritmo do grupo.
11
Como a professora pode promover a cooperação entre os alunos?
Valorizando apenas quem terminar primeiro.
Organizando atividades em grupo com objetivos comuns.
Estimulando competições constantes entre eles.
Evitando trabalhos coletivos para manter a disciplina.
12
Uma boa prática para avaliação é:
Avaliar somente ao final do trimestre.
Comparar as crianças entre si para medir progresso.
Usar apenas provas escritas.
Observar diariamente o desenvolvimento e registrar avanços.