
Quiz 1 - Corporações e contexto empreendedor Adm -
🚀 Você tem alma de empreendedor? Descubra os tipos de sócios e o que temos na matéria de Empreendedorismo da facul de ADM. Vem fazer o quiz comigo e se joga nessa ideia!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Osterwalder e Pigneur (2011) criaram, em conjunto com profissionais espalhados por todos os continentes, o conceito do BMG business model generation (modelo para geração de ideias de negócios),ou, como também é conhecido, o BMG – Canvas. Considerando as ideias apresentadas sobre o BMG - Canvas, avalie as informações a seguir: I. Trata-se de um formulário, de uma página com 9 (nove) quadrantes na qual se deve, por meio de palavras e termos e não texto corrido, expressar do que se trata o negócio. II. Ele serve para novas ideias de negócios ou para negócios já existentes que precisem ser renovados, repensados e inovados. III. Ele é específico para negócios. Não deve ser usado para se organizar ideias inovadoras relativas a um produto já existente. É correto apenas o que se afirma em:
A) I E II
B) II E III
I E III
II
2
As empresas que promovem o intraempreendedorismo têm as seguintes características: I. Sistemas de recompensas; II. Patrocinadores disponíveis; III. Cultura organizacional favorável. Qual opção representa a(s) afirmativa(s) correta(s)?
A) I, II E III
B) Apenas I
C) Apenas II
D) Apenas III
3
Após o preenchimento total da planilha do BMG Canvas, ele serve: Assinale a alternativa que completa a frase
A) Como documento referência para se conseguir um empréstimo bancário, sem a necessidade do Plano de Negócios.
B) Para o empreendedor poder se associar na Associação Comercial de seu município.
C) Como base para desenvolvimento de outros documentos como o Plano de Negócios.
D) Para que o empreendedor consiga formalizar a sua empresa
4
Uma das etapas para realizar a abertura oficial de uma empresa consiste na inscrição dela na junta comercial ou cartório de registro. Para realizar isto, é preciso providenciar alguns documentos. Em relação ao que é solicitado na junta comercial ou cartório de registro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) para identificar os documentos que são necessários: ( ) Contrato social. ( ) Cópia autenticada do título de eleitor dos sócios. ( ) Requerimento padrão, em uma via. ( ) Alvará de funcionamento. A opção que apresenta a sequência correta é:
C) F – V – V – V
B) F – V – V – F
A) V – F – F – V
D) V – F – V – F
5
Ter uma boa ideia de negócio é o primeiro passo para quem deseja empreender. Entretanto, ter uma boa ideia não significa que você tenha identificado uma oportunidade de negócio e que você tenha um modelo de negócios! Modelo de negócios é como sua empresa cria, entrega e captura valor. Ou seja, como sua empresa resolve um problema para o cliente e como e quanto irá cobrar desse cliente. Para que isso aconteça, é indispensável que você saiba quem é o seu cliente, que problema você irá resolver, como irá resolver este problema e como pretende ganhar dinheiro. Disponível em https://exame.abril.com.br/pme/como-usar-o-canvas-para-conhecer-melhor-o-seu-negocio/, acessado em: 18/11/2019 Sobre conhecer quem é o cliente, leia o trecho abaixo: “A segmentação de mercado é o processo de divisão do mercado em pequenos grupos ____________________. Ela permite que o empreendedor reaja de forma mais eficiente às necessidades de consumidores ________________”. As palavras que completam adequadamente o texto acima são:
D) Homogêneos – mais homogêneos
A) Heterogêneos – mais heterogêneos
B) Das diferentes classes sociais – mais diversificados
C) Idênticos – idênticos
6
Quando lemos sobre empresas ou negócios, frequentemente vemos os termos administrador, empreendedor e gestor. São profissionais que têm características iguais, semelhantes e diferentes. Sobre as características do administrador, empreendedor e gestor, qual opção que representa a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Os papeis de administrador, empreendedor e gestor podem ser desempenhados por uma mesma pessoa, mas nunca ao mesmo tempo, pois provocaria sobreposição de funções. II. É considerado administrador o profissional que se sujeitou a uma formação de nível superior, cursando todas as disciplinas ofertadas no curso de Administração, que foram baseadas nas DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais, que regulamentam esse curso. III. O administrador ao entrar numa empresa não pode ocupar os cargos iniciais na estrutura organizacional, como o de estagiário, ou assistente. Pela sua formação superior a empresa só pode contratá-lo a partir do cargo de analista. Qual opção que representa a(s) afirmativa(s) correta(s):
D) I E III
C) III
A) I
B) II
7
Osterwalder e Pigneur (2011) criaram, em conjunto com profissionais espalhados por todos os continentes, o conceito do BMG (modelo para geração de ideias de negócios), também conhecido como BMG Canvas (Canvas de Modelos de Negócios). Trata-se de um formulário de uma página, com 9 (nove) quadrantes, na qual se deve expressar do que se trata o negócio e todos os aspectos ligados a ele. Desses 9 quadrantes, ___________________ é o quadrante do BMG Canvas que trata sobre quais são os diferenciais que a empresa apresentará para seu público-alvo, que o fará escolher sua empresa e não seus concorrentes. Qual opção completa, corretamente, a lacuna acima?
D) Parcerias principais.
C) Atividades principais.
A) Recursos principais
B) Proposta de valor
8
Na busca de oportunidades de negócios, o ideal é que o empreendedor não se limite a pensar apenas em um tipo de negócio; deve listar vários e, aos poucos, conforme vai pesquisando e se inteirando sobre o segmento, descartar os que não considera viáveis para aquele momento. Nos negócios que achar mais interessante, relevante e com potencial para obter sucesso, deve empregar mais energia e disposição para se aprofundar no estudo e análise de sua viabilidade. Tajra (2014), observa que é necessário que sejam avaliadas várias situações que possam ter impacto positivo ou negativo no futuro negócio. Sobre essas situações estudadas por este autor, analise as afirmações a seguir: I. Sazonalidade diz respeito à situação na qual o produto ou serviço que se pretende disponibilizar/comercializar ao mercado possui alterações significativas de demanda/procura; II. Controle governamental diz respeito à alguns segmentos de negócios que estão vinculados à legislações específicas, cabendo ao empreendedor se informar se há algum projeto em andamento que pode ajudar ou atrapalhar o futuro empreendimento; III. Situação econômica é a análise apurada da capacidade de compra da classe média especial, considerando principalmente os supérfluos, como cursos, viagens, comidas prontas etc. Qual opção representa a(s) afirmativa(s) correta(s):
D) I e III
B) I e II
A) I, II e III
C) II e III
9
Quais os dois níveis de análise que o futuro empreendedor deve considerar na escolha de seu negócio? É correto o que se afirma em:
D) Pessoal e familiar
B) Macroeconômico e tendências.
A) Financeiro e mercadológico.
C) Pessoal e do negócio em si.
10
Para Osterwalder e Pigneur (2011), há várias maneiras de se gerar Fontes de Receitas. Relacione as fontes de receita da Coluna A com a descrição delas na coluna B. COLUNA A – Descrição das fontes de receita: 1. É o que ocorre em toda empresa que trabalha com a comercialização de produtos. 2. É resultado de serviços de intermediação executados em prol de duas ou mais partes. 3. É gerada pela venda do acesso contínuo a um serviço. 4. Dá direito temporário exclusivo a um recurso em particular. COLUNA B – Fontes de receita: ( ) Venda de Recursos. ( ) Taxa de Assinatura. ( ) Empréstimo/aluguel/leasing. ( ) Taxa de corretagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
D) 1, 3, 4, 2
C) 1, 3, 2, 4
A) 1, 2, 3, 4
B) 4, 3, 2, 1
11
Segmentos de clientes são, simplificadamente, o conjunto de clientes ou empresas para os quais você pretende vender seus produtos ou serviços. Trata-se do primeiro e talvez o mais importante passo para desenhar o seu Modelo de Negócios, já que acertar na definição desse bloco é a chave para o seu sucesso. Disponível em https://analistamodelosdenegocios.com.br/segmentos-de-clientes/, acessado em: 20/11/2019 Sobre os tipos de segmento de clientes, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2. Coluna 1: Tipos segmento de cliente: 1. Diversificado 2. Segmentado 3. Plataforma Multilateral 4. Massa 5. Nicho de Mercado Coluna 2: Descrição dos tipos segmento de cliente: ( ) Não distingue entre diferentes segmentos de clientes. Exemplo: empresas que vendem para todas as classes, como as Lojas Americanas. ( ) Atendem segmentos específicos e especializados. Exemplo: empresa que vende roupas para quem pratica esportes. ( ) Faz distinção entre segmentos de mercado com necessidades e problemas sutilmente diferentes. Daí oferecerem propostas de valor sutilmente diferentes. Exemplo: Banco Itaú: normal; Uniclass; Personnalité. ( ) Serve segmentos de clientes com necessidades e problemas muito diferentes. Exemplo: Amazon.com, que atende a variados públicos. ( ) Servem dois ou mais segmentos de clientes interdependentes. Exemplo: cartão de crédito: clientes; comerciantes Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
C) 2, 3, 1, 5, 4
D) 4, 5, 2, 1, 3
A) 1, 2, 3, 4, 5
B) 5, 4, 3, 2, 1
12
As empresas estão dando maior valor, vez e voz aos seus clientes, podendo esses participar da criação de produtos e serviços. Redes de TVs que dão espaço aos seus telespectadores para enviarem vídeos, fotos. Empresas de alimentos que estimulam seus clientes a desenvolverem produtos, como por exemplo, a PepsiCo que criou um salgadinho com base na sugestão de um cliente. No texto acima, a categoria de Relacionamento com os Clientes definida por Osterwalder e Pigneur: Assinale a alternativa que apresenta a categoria correta
B) Comunidades
A) Joint venture
C) Cocriação
D) Inteligência relacional
13
O primeiro desafio de um empreendedor ao modelar a sua ideia de negócios está em definir claramente quem serão seus clientes, ou seja, qual é o segmento de clientes e qual é o mercado-alvo pretendido. Sem clientes podemos afirmar que uma empresa não existe. Um negócio pode atender a governos, empresas, entidades, organizações não governamentais, lojistas, supermercados, indústrias, órgãos de governo e consumidores. É correto o que se afirma em: I. Segmentar serve para saber o tipo de clientes que a empresa pretende atender, mas a maioria das empresas de varejo se direciona para clientes da classe D. II. Para melhor atender a um determinado grupo de clientes, as empresas tendem a agrupar seus clientes ou segmentos de clientes de acordo com algumas características. III. Algumas informações que são consideradas para a separação dos clientes em segmentos: área de atuação deles, renda, profissão, comportamentos ou atributos que possam definir um determinado grupo de clientes. Qual opção representa a(s) afirmativa(s) correta(s):
B) Apenas I e III
A) I, II e III
D) Apenas I e II
C) Apenas II e III
14
Ao estruturar um modelo de negócio, em relação à Estrutura de Custos, as empresas __________________________ tem como foco principal a redução de custos para poder oferecer ao cliente uma Proposta de Valor de preço baixo. As palavras que completam adequadamente o texto acima são:
A) Direcionadas pelo custo
B) Economia de escala
C) Economia de escopo
D) Direcionadas pelo valor
15
De acordo com Roveda (2018), estas são as possibilidades jurídicas para a abertura de uma empresa: I. Empresário individual: a empresa é constituída de apenas um profissional, o qual dá o seu nome à companhia nos documentos oficiais. Ele responde integralmente pela empresa e pode ter seu patrimônio usado para arcar com dívidas. II. MEI – Microempresário Individual: é similar ao enquadramento de empresário individual; neste, o empresário é responsável sozinho e seus bens pessoais podem ser utilizados para pagamento de dívidas. Seu faturamento não pode ultrapassar R$ 281.000,00 (duzentos e oitenta e um mil reais) anuais e só pode ter dois funcionários. III. Sociedade limitada (Ltda.): é a constituição empresarial mais comum no Brasil quando há sócios no negócio; tem de ter no mínimo dois sócios e deve ser registrada na junta comercial. A responsabilidade dos sócios está vinculada às cotas que possuem registradas no contrato social. Qual opção que representa a(s) afirmativa(s) correta(s)?
b) Apenas I e II
a) I, II e III
c) Apenas I e III
d) Apenas III
16
Para Gonçalves (2000), tudo aquilo que fazemos nas empresas faz parte de algum processo, não existindo produtos ou serviços que possam ser oferecidos por uma empresa sem um processo empresarial. Da mesma forma, não faz sentido existir um processo empresarial que não ofereça produtos ou serviços a um determinado segmento de mercado, que atendam a uma determinada proposta de valor. Processos no texto é sinônimo de?
A) Diferencial
B) Execução
D)Atividades-chave
C) Desempenho
17
O caminho para abertura legal de um empreendimento no Brasil, não é fácil, rápido ou simples. Há muitas etapas e é importante inteirar-se de todas as etapas necessárias, mesmo que parte delas seja feita por uma empresa de contabilidade Sobre as etapas para a abertura legal de um empreendimento, assinale V(verdadeira) e F(falsa) nas afirmações abaixo: ( ) É a partir do Registro da pessoa jurídica, que a empresa passa a existir oficialmente e já pode começar a operar sem seguir com os outros procedimentos necessários. ( ) O Contrato social de uma empresa é o documento que descreve do que se trata a empresa, seus objetivos, sócios e divisão de cotas, em caso de sociedade. ( ) É necessária a apresentação do contrato social para a pesquisa de viabilidade do nome da empresa ( ) A classificação das atividades da empresa visa tanto a questão tributária, como para fins de fiscalização. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) V – F – V – F
C) F – F – V – V
D) F – V – F – V
B) V – V – F – F
18
De acordo com Degen (1989), existem algumas fórmulas para identificar oportunidades de negócios. Em relação às fórmulas para Identificação de Oportunidades, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as classificar as opções apresentadas a seguir. ( ) Lançamento de moda ( ) Empresas Encerradas ( ) Exploração de Hobbies ( ) Procura de outras aplicações ( ) Identificação de Necessidades Identifique a alternativa que representa a sequência de respostas que você realizou.
C) V, F, V, V, V
D) V, V, F, V, V
A) V, V, V, V, V
B) F, V, V, V, V
19
Por que um determinado grupo de clientes escolheria o nosso negócio e não outro? Que tipo de problema resolvemos para o cliente? Qual necessidade ou desejo do cliente conseguimos satisfazer? A resposta a esses questionamentos se chama proposta de valor do negócio. Proposta de valor tem a ver com: I. Valores dos produtos/serviços para a venda ao cliente; II. Custos de produção, armazenagem e comercialização; III. Diferenciais do negócio em relação aos competidores. Qual opção representa a(s) afirmativa(s) correta(s)?
B) Apenas I
D) Apenas III
C) Apenas II
A) I, II e III