Questionário sobre Sustentabilidade nos Processos Industrias

Questionário sobre Sustentabilidade nos Processos Industrias

Quiz para os alunos do curso testarem seus conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Imagem de perfil user: Elder Oliveira - CFP ORC

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1

O que é crédito de carbono?

É um certificado que representa a redução ou remoção de 1 tonelada de dióxido de carbono.
Um imposto obrigatório pra quem viaja de avião.
Um documento pra conseguir descontos em contas de de luz e água.
É um crédito sem limite para compras industrias.
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Abaixo selecione uma vantagem de crédito de carbono:

Incentiva empresas a reduzir ou compensar suas emissões, estimulando investimentos em projetos sustentáveis.
Permite que empresa poluam sem multas.
Da direito a cortar árvores em áreas protegidas.
Libera empresa de seguirem leis ambientais.
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Cite uma desvantagem do crédito de carbono.

Um certificado para aumentar o uso de combustíveis fósseis.
Pode virar uma licença para poluir.
Um cartão ecológico para fazer compras sustentáveis.
Um imposto extra pra quem respira demais.
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Quais são os mercados de crédito de carbono?

Regulado e voluntário.
Mercado de carbono esportivo (clubes de futebol compensando gols perdidos).
Mercado de carbono fashion: roupas sustentáveis geram créditos de carbono.
Mercado de carbono imobiliário: compra e venda de casas “eco-friendly” que compensam CO₂.
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Qual é o objetivo principal do crédito de carbono?

Reduzir/compensar gases de efeito estufa.
Transformar dióxido de carbono em dinheiro literal que dá pra sacar no banco.
Fazer empresas poluírem mais sem nenhuma consequência.
Incentivar que as pessoas abandonem projetos sustentáveis
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Sobre o conceito de responsabilidade social, podemos afirmar que:

É o compromisso com o bem-estar coletivo e desenvolvimento sustentável.
Refere-se apenas às ações voluntárias de caridade.
Diz respeito exclusivamente ao lucro das empresas.
É uma prática restrita ao governo.
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Qual é a principal importância da responsabilidade social?

Gerar apenas benefícios financeiros imediatos.
Contribuir para a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade.
Evitar o pagamento de impostos.
Melhorar a imagem institucional sem impacto social.
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A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser entendida como:

Estratégia de marketing sem compromisso com a sociedade.
Ação de empresas focada apenas na maximização dos lucros.
Obrigação legal de todas as empresas.
Conjunto de práticas éticas e transparentes que geram impacto positivo.
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Qual dos princípios está relacionado à RSE?

Individualismo e competição.
Exploração intensiva dos recursos naturais.
Exclusão da comunidade das decisões empresariais.
Transparência, ética e respeito aos stakeholders.
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Quando falamos em impacto ambiental e sustentabilidade, estamos tratando de:

Crescimento econômico acima de qualquer custo social.
Redução da pegada ecológica e adoção de práticas sustentáveis.
Uso ilimitado dos recursos naturais para atender à demanda econômica.
Aumento da produção sem preocupação ambiental.
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Entre as alternativas qual o conceito da produção mais limpa.

Nenhuma das alternativas.
É a melhoria contínua entre as áreas de produção, serviços e meio ambiente, reduzir o uso de matéria-prima e minimizar a geração de resíduos.
Usar todos os tipos de matéria-prima sem se preocupar com as consequências posteriores.
Não se importar com a produção, serviços ou meio ambiente.
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Entre diversas estratégias aplicáveis as organizações que possuem a preocupação com o um desenvolvimento sustentável `ecologicamente correto´ destaca-se a denominada `produção mais limpa´(p+l). É correto afirmar que:

Seu objetivo é unicamente dificultar a redução da geração de resíduos.
Não priorizar a preservação, poluindo mais e destruindo os recursos.
Todas as alternativas estão corretas.
Tem o intuito de reaproveitar, minimizar ou reciclar resíduos que integram o processo na produção industrial.
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Questão 3. Entendendo o conceito da produção mais limpa, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) Causar mais danos à saúde humana e ao meio ambiente. ( ) Energia mais limpa, utilizando fontes de energia renováveis ( ) Menos ou nenhuma utilização de matérias primas tóxicas e nocivas. ( ) Produtos fáceis de reciclar e reutilizar, embalagem adequada, fazendo produtos verdadeiramente funcionais.

F, V, V ,V
F, V, V, F
V, V, V, V
F, V, F, F
14

Assinale (V) para verdadeiro, (F) para falso. ( ) Eficiência energética, redução do consumo de energia resulta em menores emissões de gases de efeito estufa associadas a produção de eletricidade e calor. ( ) Redução de resíduos, a produção mais limpa não reduz a necessidade de processo de tratamento e disposição que envolve missões de gases poluentes com o metano. ( ) Transportes sustentáveis, a otimização da logística associada ao transporte de mercadorias contribuiu para redução das emissões de GGE nesses processos. ( ) Otimização de matérias primas, a produção mais limpa reduz as emissões relacionada a extração, processamento e transporte desses materiais, enquanto a reciclagem e a reutilização nem minimizam a demanda por novos recursos. ( ) Inovação e desenvolvimento sustentável, o incentivo a inovação e ao desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis, impulsionam práticas menos ecológicas em toda a cadeia produtiva. ( ) Adoção de tecnologias limpas, a integração das inovações como fontes de energias renováveis e processos ecoeficientes ajuda a mitigar as emissões de GGE associadas as práticas das indústrias convencionais.

V, F, V, V, V, F
V, V, F, V, F, V
F, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, V
15

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) Uma das estratégias da produção mais limpa é a substituição de matérias-primas tóxicas por outra menos poluente. ( ) A P+L contribuiu apenas para a preservação ambiental, sem trazer benefícios e economias para a empresa. ( ) A produção mais limpa tem como o foco principal o tratamento dos resíduos e poluentes após sua geração.

F, F, V
V, V, V
V, V, F
V, F, F
16

O que é o Ecodesign?

Uma forma de decoração baseada em tendências de moda.
Uma abordagem que busca minimizar o impacto ambiental durante o ciclo de vida dos produtos.
Uma técnica de marketing para atrair consumidores sustentáveis.
Um estilo de arte focado em materiais reciclados.
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Qual dos exemplos abaixo é uma aplicação do Ecodesign em bens de consumo?

Óculos de sol de bambu.
Roupas de tecido sintético.
Sofás feitos de couro animal.
Louças de porcelana comum.
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Qual é um dos princípios fundamentais do Ecodesign?

Uso exclusivo de recursos não renováveis.
Produção em larga escala sem preocupação ambiental.
Aumento do consumo de matérias-primas.
Redução de matéria-prima e preferência por materiais sustentáveis.
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Entre os desafios do Ecodesign, podemos destacar:

A ausência de barreiras para os profissionais da área.
O baixo custo inicial de implantação.
A ampla aceitação imediata pelos consumidores.
A resistência do mercado e a falta de conhecimento técnico.
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Entre as vantagens do Ecodesign, está:

A eliminação de todos os custos de produção.
A valorização do consumo consciente e estímulo à economia circular.
O aumento da poluição industrial.
A dependência maior de recursos não renováveis.
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Qual é a principal finalidade da série de normas ISO 14000?

Melhorar a eficiência financeira.
Reduzir custos operacionais da empresa.
Aumentar a produção das organizações.
Estabelecer diretrizes para a gestão ambiental.
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O que a ISO 14000 ajuda as organizações a identificar?

Riscos ambientais associados às suas atividades.
Métodos de gestão de recursos humanos.
Novas oportunidades de mercado.
Aspectos legais relevantes para o negócio.
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Qual dos seguintes benefícios é diretamente associado à implementação da ISO 14000?

Melhoria da sustentabilidade da organização.
Aumento de resíduos produzidos.
Reduzir a transparência nas operações.
Ignorar a legislação ambiental.
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Como a ISO 14000 é considerada para as empresas em relação ao meio ambiente?

Uma norma que só se aplica a setores específicos.
Um custo desnecessário para a empresa.
Uma prática opcional sem relevância.
Uma ferramenta para aumentar a competitividade ou reduzir o impacto ambiental.
25

Qual é um dos principais focos da ISO 14000 durante a implementação em uma organização?

Maximizar lucros sem considerar as consequências ambientais.
Minimizar o impacto ambiental das atividades organizacionais.
Aumentar o tempo de produção sem considerar a sustentabilidade.
Reforçar a hierarquia organizacional.
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