
Questão 01 O principal evento que marcou o início do Segundo Reinado foi: a) A Confederação do Equador. b) A Guerra do Paraguai. c) O Parlamentarismo às avessas. d) O Golpe da Maioridade.
Questão 01 O principal evento que marcou o início do Segundo Reinado foi: a) A Confederação do Equador. b) A Guerra do Paraguai. c) O Parlamentarismo às avessas. d) O Golpe da Maioridade.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Questão 01 O principal evento que marcou o início do Segundo Reinado foi:
Morte dos regentes
A Guerra do Paraguai.
O Golpe da Maioridade.
A Lei Áurea.
2
Qual dos eventos abaixo NÃO ocorreu durante o Segundo Reinado?
Lei Áurea.
Questão Christie.
Guerra do Paraguai.
Guerra da Cisplatina.
3
Os conflitos políticos no Segundo Reinado passaram por dois partidos: Conservador e Liberal. A respeito das características de ambos, assinale a alternativa correta:
Ambos possuíam características muito próximas, porém o que os diferenciavam era o fato de os liberais almejarem uma maior autonomia para as províncias.
Ambos possuíam características muito próximas, porém o que os diferenciavam era o fato de os conservadores almejarem uma maior autonomia para as províncias.
O Partido Liberal tinha como principal característica o desejo de acabar com a escravidão no Brasil.
O Partido Conservador tinha como principal característica o desejo de acabar com a escravidão no Brasil.
4
O Segundo Reinado foi um período de conflitos internos e externos. Sobre tais acontecimentos, assinale a alternativa INCORRETA:
A Questão Christie foi um conflito envolvendo o governo imperial brasileiro e as tropas militares francesas que tentaram invadir a Baía de Guanabara, na província do Rio de Janeiro.
A Guerra do Paraguai foi um conflito envolvendo 4 países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Entre as consequências dessa guerra para o Brasil está o fortalecimento da classe militar perante a sociedade brasileira.
A Revolução Praieira foi um conflito de caráter liberal ocorrido na província de Pernambuco. Ele recebeu esse nome por conta da rua onde estava a sede do “Diário Novo”, principal meio de comunicação do grupo liberal.
As leis abolicionistas surgiram de forma tardia no Brasil. A Lei Áurea, de 1888, foi assinada pela Princesa Isabel enquanto D. Pedro II encontrava-se na Europa, cuidando de sua saúde.
5
Sobre as questões inerentes à economia brasileira no Segundo Reinado, assinale o que for correto:
O café foi o principal produto comercializado pelo país durante o período em que D. Pedro II comandou o país. Com o dinheiro gerado foram realizadas obras de infraestrutura importantes, como a modernização de portos e a construção de linhas férreas.
A extração de pau-brasil, muito importante para a economia brasileira desde a chegada dos portugueses, se manteve como carro chefe das exportações brasileiras no Segundo Reinado.
A partir do interesse de D. Pedro II, o Brasil no Segundo Reinado teve a extração de látex, no norte do país, muito privilegiada, alcançando um patamar de grande destaque nos ganhos econômicos brasileiros até se tornar o principal produto exportador, ainda no período imperial.
A economia no Segundo Reinado esteve diretamente relacionada com o processo de industrialização do país. Foi nesse momento da história do país que o setor agrário mais perdeu força e abriu espaço para as indústrias metalúrgicas na região do ABC paulista.
6
Alguns motivos foram catalisadores no processo de fim do Segundo Reinado e golpe de Estado para a Proclamação da República, levando D. Pedro II a perder o apoio de alguns dos principais setores da sociedade que antes o fortaleciam. A respeito disso, relacione as colunas abaixo: ( ) Questão religiosa. ( ) Questão latifundiária. ( ) Questão militar. I. Abolição da escravatura. II. Proibição de militares utilizarem meios de comunicação para criticar o Estado. III. Desrespeito a ordens papais.
II, I e III
I, II e III.
III, II e I.
III, I e II.
7
(ENEM) Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro estiveram entre as primeiras categorias de trabalhadores a se organizar em associações e a exigir a intervenção dos poderes públicos na mediação de suas lutas por direitos. Na década de 1880, os caixeiros participaram da arena política e ganharam as ruas com vários outros, como os republicanos e os abolicionistas. POPINIGIS. F. "Todas as liberdades são irmãs"; os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o Império e a República. Estudos Históricos, n. 59, set-dez. 2016 (adaptado). A atuação dos trabalhadores mencionados no texto representou, na capital do Império, um momento de:
consolidação das estruturas sindicais.
contestação dos princípios monárquicos.
manutenção das regras patronais.
desprendimento das ideias liberais.
8
A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil, como:
a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da economia paulista.
a diversificação econômica e o avanço do processo de urbanização.
o fim da república oligárquica e o crescimento do movimento camponês.
o fortalecimento da economia de subsistência e a manutenção da escravidão.
9
Qual período antecedeu o segundo reinado ?
Período Regencial
Período da Ditadura
Período Colônial
Período Republicano
10
Quanto tempo durou o segundo reinado ?
50 anos
59 anos
49 anos
48 anos
11
Qual era a principal de economia do segundo reinado ?
Açucar
Café
Ouro e metais preciosos
Todas as alternativas
12
Qual foi o nome do golpe pelo qual a idade de D. Pedro II foi antecipada?
Golpe do reinado
Golpe da maioridade
Golpe da idade
Golpe da menoridade