QUANDO A DEMOCRACIA É DEIXADA DE LADO

QUANDO A DEMOCRACIA É DEIXADA DE LADO

RETIRADO DO LIVRO DE HISTÓRIA - 5° ANO - SISTEMA INTERATIVO 3° BIMESTRE - EDITORA CPB

Imagem de perfil user: karla beatriz
karla beatriz

Anúncios

1

Quais regimes autoritários surgiram na Europa durante o século XX?

democracia na França e monarquia na Inglaterra
socialismo na Rússia e liberalismo na Suécia
fascismo na Itália e nazismo na Alemanha
anarquismo na Espanha e absolutismo na Polônia
2

Como é caracterizado o regime político fascista?

concentra o poder nas mãos do líder do governo
estabelece um governo democrático com eleições regulares
promove a divisão de poderes entre vários líderes
garante a liberdade de expressão a todos os cidadãos
3

Em que ano o fascismo surgiu na Itália e quem era o seu líder?

1922, sob a liderança de Benito Mussolini
1945, sob a liderança de Francisco Franco
1914, sob a liderança de Woodrow Wilson
1939, sob a liderança de Adolf Hitler
4

Quais países da Europa experimentaram o desenvolvimento do fascismo durante as décadas de 1930 e 1940?

Noruega, Dinamarca e Finlândia
França, Inglaterra e Suécia
Grécia, Turquia e Irlanda
Alemanha, Espanha e Portugal
5

Até quando o fascismo permaneceu em Portugal e na Espanha?

Até 1980 em Portugal e até 1990 na Espanha
Até 1950 em Portugal e até 1960 na Espanha
Até 1968 em Portugal e até 1976 na Espanha
Até 1945 em Portugal e até 1955 na Espanha
6

Qual foi a consequência da Revolução Francesa em relação aos governos em vários países?

Todos os países tornaram-se democráticos imediatamente
Vários países experimentaram governos não democráticos
Não houve mudança na forma de governo em nenhum país
Somente a França teve um governo autoritário
7

Quem é um exemplo de uma pessoa que representa autoridade em contextos sociais?

Líderes políticos
Visitantes
Estudantes
Servidores públicos em férias
8

Qual dos seguintes é um exemplo de autoridade no contexto de uma empresa?

Funcionários de limpeza
Clientes
Estagiários
Chefes de empresas
9

Qual é um exemplo de uma figura de autoridade em uma escola?

Alunos
Diretores de escolas
Visitantes
Pais em reuniões
10

Qual é uma maneira não autoritária de exercer poder em uma comunidade?

Controle absoluto
Isolamento de opiniões diferentes
Imposição de regras rígidas
Estímulo à participação comunitária
11

Qual abordagem é considerada não autoritária quando se trata de exercer o poder?

Desconsideração de feedback
Decisões unilaterais
Silenciamento de vozes discordantes
Promoção do diálogo e da escuta ativa
12

Quem eram dois líderes que podiam tomar decisões políticas sem a necessidade de apoio popular durante o período fascista?

Rei e Rainha
Presidente e Primeiro-Ministro
Führer e Duce
Governadores e Senadores
13

O que as pessoas eram encorajadas a fazer no contexto do nacionalismo?

unir-se em torno de um sentimento de orgulho nacional
para lutar contra outras nações
desconsiderar sua herança cultural
14

Onde os símbolos nacionalistas foram propagados?

exclusivamente nas redes sociais
apenas em prédios governamentais
nas ruas, escolas e mídia
15

Qual era o papel dos militares na garantia da segurança nacional?

para realizar programas sociais
agir prontamente contra ameaças
concentrar-se apenas no treinamento
para se envolver em diplomacia
16

O que os governos da Itália e da Alemanha pretendiam fazer em relação aos seus territórios?

expandir seus territórios
para manter suas fronteiras atuais
promover a cooperação internacional
17

Em que os governos investiram para se preparar para a expansão?

em programas educacionais
na produção de armas e equipamentos
na ajuda externa
em infraestrutura civil
18

O que poderia acontecer com indivíduos rotulados como inimigos da nação?

suas propriedades poderiam ser confiscadas
eles receberiam títulos honorários
eles receberiam uma compensação financeira
19

Que tipos de punição poderiam ser impostos a indivíduos considerados inimigos da nação?

prisão ou morte
restrição de viagens
programas de reabilitação
20

Como eram combatidos os grupos políticos com ideais diferentes dos ideais naz!stas e fasc!stas?

Por meio da negociação.
Por meio de propostas de união.
Por meio de debates pacíficos.
Por meio do uso da força e da intimidação.
21

Quais grupos étnicos foram especialmente alvo de racismo e discriminação pelo naz!smo?

Os italianos.
Os judeus.
Os franceses.
Os americanos.
22

Qual foi uma das consequências da prática do racismo pelo naz!smo em relação aos judeus?

Os judeus foram levados aos campos de trabalho forçado e extermínio.
Os judeus receberam reconhecimento e prêmios.
Os judeus foram integrados na sociedade.
Os judeus foram enviados para o exterior.
23

Quais países, além da Alemanha e da Itália, tiveram regimes fasc!stas?

Portugal e Espanha.
França e Bélgica.
Austrália e Canadá.
Grécia e Suécia.
24

Qual foi o nome do ditador que governou Portugal entre 1932 e 1968?

Adolf Hitler.
Francisco Franco.
Benito Mussolini.
Antônio de Oliveira Salazar.
25

Quem foi o líder militar que governou a Espanha entre 1939 e 1975?

General Francisco Franco.
General Eisenhower.
General MacArthur.
General Patton.
26

Quem foi o ditador que governou a União Soviética de 1927 a 1953?

Josef Stalin
Leon Trotsky
Nikita Khrushchev
Vladimir Lenin
27

Com que tipo de regime o stalinismo tinha características em comum?

Regimes anarquistas
Regimes fascistas
Regimes democráticos
28

Que tipo de propaganda prevalecia sob o regime de Stalin?

Culto à personalidade
Propaganda anticapitalista
Propaganda de prosperidade econômica
29

Que ação o estado soviético tomou para controlar a vida de seus cidadãos?

Incentivo a encontros sociais
Promoção da liberdade de expressão
Censura da comunicação
30

Em que ano foi criada a Ação Integralista Brasileira?

1927
1945
1939
1932
31

Quem foi o fundador da Ação Integralista Brasileira?

Juscelino Kubitschek
Getúlio Vargas
Plínio Salgado
32

Qual era o objetivo principal da Ação Integralista Brasileira?

Fortalecer o Estado
Promova a independência
Incentivar as relações exteriores
33

Qual símbolo foi adotado pela Ação Integralista Brasileira para representar seu ideal integracionista?

a letra grega sigma
o numeral romano III
a letra latina alfa
34

Que saudação os integrantes da Ação Integralista Brasileira usavam que envolvia estender o braço e dizer uma frase específica?

a frase 'adeus' enquanto se curva
a frase 'bem-vindo' ao apertar as mãos
a frase 'anauê' ao estender o braço
35

Qual era a cor dos uniformes usados ​​pelos integrantes da Ação Integralista Brasileira?

verde oliva
vermelha
preta e amarela
azul
36

Que tipo de eventos os membros da Ação Integralista Brasileira organizavam envolvendo marchas?

desfiles cívicos
leilões de caridade
exposições de arte
37

Qual era a ideologia política dos apoiadores da Ação Integralista Brasileira?

socialismo
Liberalismo
Anarquismo
Nacionalismo
38

Qual foi o slogan usado pela Ação Integralista Brasileira?

'Liberdade, Igualdade, Fraternidade'
'Paz, Amor, União'
'Deus, Pátria, Família'
'Ordem e Progresso'
39

Qual era um dos principais objetivos da Ação Integralista Brasileira em relação ao governo brasileiro?

para promover a governação estrangeira
para estabelecer um estado centralizado e forte
para criar um governo descentralizado
para dissolver o estado atual
40

Como a Ação Integralista Brasileira utilizou crenças religiosas e preocupações familiares em sua estratégia política?

para obter apoio para o regime que queriam estabelecer
defender as liberdades individuais
para se opor ao governo atual
41

Qual é o significado da saudação aneuê adotada pelos integralistas brasileiros?

significa 'você é meu amigo'
significa 'saudações ao povo'
significa 'você é meu irmão'
significa 'unidos na luta'
42

Qual era o objetivo da Ação Integralista Brasileira em relação às etnias dos brasileiros?

A segregação das etnias brasileiras
A integração de todas as etnias dos brasileiros
A promoção de apenas uma etnia brasileira
A exclusão de etnias não brasileiras
43

O que a Ação Integralista Brasileira valorizava em relação à cultura e etnias no Brasil?

Valorizava a cultura estrangeira e a pureza racial
Valorizava a cultura nacional e a miscigenação das raças
Valorizava a separação cultural entre etnias
44

Qual era a posição da Ação Integralista Brasileira em relação ao julgamento de pessoas pela cor da pele ou etnia?

A discriminação era aceita desde que fosse por motivos culturais
As pessoas deveriam ser julgadas pela sua riqueza
Apenas pessoas de etnias específicas deveriam ser valorizadas
Ninguém deveria ser julgado ou discriminado pela cor da pele ou pela etnia
45

Sobre quais valores a Ação Integralista Brasileira enfatizava sua importância?

Valores religiosos e espirituais
Valores de exclusão e privilégio
Valores monetários e materiais
Valores morais, éticos e cívicos
46

Qual era o foco da Ação Integralista Brasileira em relação ao trabalho social?

O trabalho em favor do bem comum
O trabalho que ignora as necessidades da comunidade
O trabalho voltado apenas para os interesses individuais
O trabalho que privilegia uma única classe social
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.