
Psicologia: Ciência e Profissão
Grupo Texto 1: Representante: Vitor Paolinni De Gino Machado Scaldaferri Vitor Gonçalves Farias Giselle Soglia Fontes Thalita Amorim Santana Luna Almeida Santana Sara Estefany souza Graupner Ana Maria Rocha Cortes
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
1- Outra forma de pensamento histórico para o surgimento da Psicologia, seria o seu início na Idade Média, muito antes do século XVI, a partir de condições totalmente universais e comuns, que não tinham relação com a individualidade ou interioridade humanas. Em vez de uma nova experiência da relação consigo e com os demais, teria ocorrido apenas a reafirmação de tradições religiosas, sem que surgisse qualquer necessidade de um conhecimento disciplinado ou naturalizado.
Falso
Verdadeiro
2
02- Com base no livro de Arruda, (2005), referente ao tópico “As práticas sociais modernas”, julgue os itens a seguir como Verdadeiros ou Falsos: I. As práticas sociais modernas apresentam experiências constitutivas fundamentais que estão presentes em todas as psicologias; II. Essas experiências dizem respeito à constituição da subjetividade (interioridade reflexiva) e da individualidade (singularização valorativa no espaço coletivo); III. A partir dessas experiências não se desenvolvem práticas relevantes, como a distinção entre mente e corpo ou a identificação da loucura como doença mental; IV. Entre as práticas decorrentes dessas experiências, destaca-se também a distinção entre infância e idade adulta como períodos específicos da vida.
V – V – V – F
V – F – V – F
V – V – F – V
F – V – V – V
3
03- Em relação ao tópico “A constituição de um plano de subjetividade” do livro de Arruda (2005), analise as afirmações a seguir. Some os números das alternativas corretas e assinale a opção correspondente. 2. A subjetividade é entendida como a constituição de um plano de interioridade reflexiva; 5. Para Foucault, não há na Antiguidade pagã uma busca de conhecimento de si mesmo, mas da constituição de uma vida tão bela quanto uma obra de arte; 7. Essa experiência centra-se na vivência de primeira pessoa, de um “eu”; 9. O texto considera essa experiência de subjetividade como uma das mais fundamentais da atualidade.
12
21
14
23
4
4- Qual foi a principal mudança na concepção da relação entre alma e corpo a partir do século XVII?
A ideia de que a identidade pessoal se definia unicamente pela biologia do corpo.
A negação da existência da alma, defendida pelo cristianismo medieval.
A eliminação dos debates filosóficos sobre dualismo e monismo.
A retomada da concepção hilemórfica de Aristóteles, que via alma e corpo como indissociáveis.
A separação entre alma e corpo como substâncias distintas, proposta por Descartes.
5
5- De acordo com o texto, qual é a principal condição para que o indivíduo se torne um objeto de estudo científico, permitindo o surgimento de saberes como a psicologia?
A figura do indivíduo soberano, que, por ser a fonte da lei, se torna o principal foco de estudo científico.
A transição do poder disciplinar para o poder soberano nos Estados modernos.
A invenção de novas tecnologias de poder, como as práticas disciplinares, que passam a examinar e classificar os indivíduos.
A valorização do indivíduo como ser único e autônomo na Grécia Antiga.
6
6- Segundo a definição apresentada por Philippe Ariès, a família passa a se diferenciar de uma massa social uniforme e transforma-se em um espaço de cultivo de afetividade entre seus membros. Esse novo modelo é chamado de:
Família sentimento
Família nuclear
Família extensa
Família patriarcal
7
7- O texto explora a evolução histórica do conceito de loucura, mostrando como ela foi percebida de maneiras diferentes em cada período. Com base na análise de Michel Foucault, qual das seguintes afirmações sobre a transformação da loucura em 'doença mental' é a correta?
Durante o Renascimento, a loucura já era considerada uma doença mental, e os loucos eram internados em instituições específicas para tratamentos médicos.
A ideia de 'doença mental' só se consolida a partir do século XIX, quando a loucura deixa de ser vista como um problema dos nervos e passa a ser entendida como uma alienação da própria natureza humana.
As práticas de internamento na Idade Clássica misturavam os loucos a grupos como cavaleiros andantes e foliões, pois todos eram vistos como figuras de transgressão social.
Nos séculos XVII e XVIII, os loucos eram isolados em asilos exclusivos para receberem cuidados psiquiátricos, pois já eram reconhecidos como doentes mentais.
8
8- Qual os dois motivos citados no texto que explicam a ausência das ciências humanas na Antiguidade e Idade média?
A predominância da religião e o afastamento da filosofia no período moderno.
A falta de interesse social e a ausência de métodos adequados para estudar os seres humanos.
A tentativa moderna de separação entre um domínio de seres naturais e outro de seres humanos e a distinção contemporânea entre os domínios científico e filosófico.
A centralidade da política e a influência da economia no pensamento social.
9
9- Segundo Latour (1994), qual foi o efeito colateral da modernidade ao tentar separar e purificar os domínios humano e natural?
A proliferação dos híbridos, seres com marcas ao mesmo tempo humanas e naturais.
A completa purificação dos domínios, sem sobreposição entre seres humanos e naturais.
O desaparecimento das marcas humanas nas ciências naturais.
A redução das práticas sociais no desenvolvimento da ciência moderna.
10
10- Segundo Foucault, qual mudança fundamental ocorreu no século XIX em relação ao conhecimento dos seres humanos e da natureza?
A natureza foi definitivamente excluída como objeto de conhecimento científico.
Os seres naturais continuaram sendo vistos a partir de uma ordem ideal, conforme nos séculos XVII e XVIII.
O homem passou a ser considerado apenas como um ser transcendental, estudado pela filosofia.
O homem passou a ser considerado como empírico (objeto natural), estudado pelas ciências do homem, como biologia e economia.
11
11- Qual é o "curto-circuito" que ocorre no campo psicológico, segundo o texto?
Ocorre entre conceitos científicos e práticas sociais. As práticas sociais (como confissão, educação, trabalho e exame da experiência) se cruzam com modelos e conceitos das ciências naturais (como termodinâmica, adaptação, informação e sensação) para formar o campo psicológico.
É uma reação consciente e planejada para lidar com traumas passados
É o processo de cura espontânea de transtornos mentais por meio da catarse emocional.
Refere-se à capacidade de raciocínio lógico acelerado em situações de estresse.
12
12- Sobre como a psicologia brasileira se configurou em relação às experiências modernas europeias e americanas, a afirmação a seguir é verdadeira ou falsa? A psicologia brasileira teve uma penetração tardia devido às condições para a transformação do conhecimento e à constituição da individualidade, subjetividade e privacidade. As ideias psicológicas no Brasil eram inicialmente oriundas de fontes como a aristotélico-tomista, difundida pelos jesuítas. A modernidade na psicologia brasileira se instalou em negociação com regimes de identidade arcaicos, resultando em uma absorção peculiar e antropofágica
Verdadeira
Falsa