Módulo 01 do curso Básico AVSEC

Módulo 01 do curso Básico AVSEC

"Introdução à Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita"

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Luiz Carlos Santana

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1.Qual das alternativas representa corretamente um ato de interferência ilícita?

Comunicação falsa que comprometa a segurança aérea
a) Fiscalização de bagagem por agentes AVSEC
d) Divulgação de plano de voo
c) Inspeção aleatória de passageiros
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2.O objetivo principal do AVSEC é:

Prevenir atos de interferência ilícita
Proteger aeronaves contra falhas técnicas
Inspeção aleatória de passageiros
Controlar o tráfego aéreo
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3.O PNASAVSEC está previsto em qual instrumento legal?

Portaria 1.001/19
Decreto 11.195/22
Decreto 9.456/20
Resolução ANAC 207
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4.Qual das opções abaixo NÃO é considerada uma forma de ataque contra a aviação civil?

Comunicação de informação falsa
Introdução de arma em aeronave
Uso de aeronave para causar danos
Fiscalização de segurança pela ANAC
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5.Qual programa é voltado especificamente para operadores aéreos?

PSTAV
PSA
PSOA
PCA
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6.A ICAO é responsável por:

Fiscalizar voos domésticos
Controlar aeroportos privados
Emitir passagens aéreas
Criar diretrizes internacionais de segurança da aviação
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O uso de sistema aviônico portátil representa:

Um sistema de navegação
Uma forma de ataque à aviação
Um avanço tecnológico
Um método de inspeção
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8.O termo AVSEC refere-se a:

Segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita
Controle de tráfego aéreo
Fiscalização de bagagens
Segurança de voo
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9.Qual das alternativas é uma medida preventiva AVSEC?

Suspensão de voos comerciais
Divulgação de planos de segurança
Inspeção aleatória de passageiros
Ocultação de informações de segurança
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10.O PCA é um plano voltado para:

Segurança de tripulantes
Controle de bagagens
Contingência em situações AVSEC
Transporte de valores
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11.A ANAC realiza auditorias com o objetivo de:

Punir passageiros
Fiscalizar tarifas aéreas
Verificar eficácia das medidas de segurança
Cancelar voos
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O DEI é conhecido como:

Dispositivo explosivo improvisado
Documento de embarque internacional
Declaração de entrada internacional
Detector eletrônico de interferência
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13.O valor simbólico de um alvo terrorista está relacionado a:

Sua capacidade de gerar lucro
Sua localização geográfica
Sua importância cultural ou política
Sua estrutura física
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14.A manutenção de reféns em aeroportos é considerada:

Uma falha de comunicação
Um erro de segurança
Um incidente operacional
Um ato de interferência ilícita
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O reconhecimento facial é utilizado para:

Controlar o tempo de voo
Emitir bilhetes de embarque
Identificar passageiros suspeitos
Monitorar bagagens
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16.Qual das alternativas representa uma falha grave no cumprimento das diretrizes AVSEC?

Compartilhamento do manual local com terceiros não autorizados
Atualização periódica do plano de segurança
Inspeção de bagagens por scanner
Treinamento de agentes AVSEC
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17.A tecnologia RFID aplicada à triagem de bagagens permite:

Emissão de etiquetas de embarque
Identificação manual de passageiros
Direcionamento automático conforme nível de risco
Rastreamento por GPS
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18.O uso de tomografia computadorizada na triagem de bagagens tem como vantagem

Substituição do raio-x tradicional
Visualização tridimensional sem abrir a mala
Eliminação da necessidade de inspeção visual
Redução do tempo de embarque
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19.A atuação da ANAC no contexto AVSEC inclui:

Emissão de passaportes
Certificação de operadores e realização de testes de segurança
Controle de tráfego aéreo
Certificação de operadores e realização de testes de segurança
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20.O PSTAV é voltado para:

Transporte de valores
Transporte de cargas perigosas
Transporte de passageiros
Transporte de animais
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22.A ICAO estabelece diretrizes que devem ser seguidas por:

Todos os operadores do sistema de aviação civil
Agências de turismo
Empresas de transporte terrestre
Somente aeroportos internacionais
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23.O planejamento de segurança deve ser

Atualizado apenas em caso de incidente
Compartilhado com todos os funcionários
Publicado em boletins internos
Revisado e mantido confidencial
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23.A atuação passiva de sistemas de reconhecimento facial significa que:

O sistema exige autorização prévia
O sistema não realiza análise facial
O passageiro é alertado imediatamente
A análise ocorre sem que o passageiro perceba
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24.A ameaça de bomba em Recife demonstrou a importância de:

Divulgação de informações ao público
Colaboração entre órgãos de segurança
Redução da fiscalização
Suspensão de voos comerciais
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25.O uso de aeronaves para causar danos é considerado:

Um erro de operação
Uma falha de navegação
Um acidente aéreo
Um ato de interferência ilícita
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26.Sobre os tipos de ameaças à aviação civil, analise as afirmativas: I. A ameaça interna pode ser representada por funcionários autorizados que agem maliciosamente. II. A ameaça externa é sempre imprevisível e não pode ser mitigada por medidas de segurança. III. A ameaça híbrida envolve colaboração entre agentes internos e externos. IV. Passageiros com comportamento suspeito não são considerados ameaça até que cometam um ato ilícito. V. A ameaça interna é mais difícil de detectar que a externa.

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Analise os princípios que regem a segurança da aviação civil: I. A segurança deve ser proporcional ao risco identificado. II. A segurança é responsabilidade compartilhada entre diversos entes. III. A segurança deve ser reativa, respondendo apenas após incidentes. IV. A segurança deve ser dinâmica e adaptável às novas ameaças. V. A ANAC é responsável exclusiva pela execução das inspeções.

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28.Sobre o controle de acesso às áreas restritas de segurança: I. O uso de crachá é suficiente para garantir acesso irrestrito. II. A verificação de identidade deve ocorrer mesmo com funcionários conhecidos. III. O controle de acesso deve ser contínuo e baseado em risco. IV. Visitantes podem acessar áreas restritas se acompanhados por qualquer funcionário. V. O acesso deve ser limitado ao necessário para o desempenho da função.

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29.Sobre as responsabilidades dos entes envolvidos na segurança da aviação civil: I. A concessionária do aeroporto é responsável pela inspeção de passageiros e bagagens. II. A Polícia Federal fiscaliza o cumprimento das normas AVSEC. III. A ANAC executa diretamente as inspeções de segurança. IV. As empresas aéreas devem implementar medidas de segurança em suas operações. V. A Infraero não possui nenhuma responsabilidade relacionada à segurança.

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30.Sobre os procedimentos de inspeção de segurança: I. A inspeção visa detectar e prevenir atos de interferência ilícita. II. Passageiros podem se recusar a passar pela inspeção sem consequências. III. A inspeção deve respeitar os direitos individuais. IV. Equipamentos de raio-X são usados apenas para bagagens despachadas. V. A inspeção pode incluir revista pessoal, quando necessário.

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