
Instituto Nacional do Seguro Social
É o órgão do governo federal responsável por: Receber as contribuições previdenciárias dos trabalhadores e empregadores; Gerir a Previdência Social; Pagar benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
1. ( ) O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios previdenciários no Brasil. 2. ( ) Apenas trabalhadores com carteira assinada podem contribuir para o INSS. 3. ( ) O salário-maternidade é um dos benefícios pagos pelo INSS. 4. ( ) O INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social. 5. ( ) O INSS não tem relação com a Previdência Social. 6. ( ) Contribuir para o INSS garante ao trabalhador acesso a benefícios como auxílio-doença e pensão por morte. 7. ( ) Pessoas que trabalham por conta própria também podem contribuir para o INSS. 8. ( ) O INSS é um órgão ligado ao Governo Federal.
V
F
V
V
F
V
F
F
F
V
F
F
F
F
V
V
F
V
V
F
V
F
V
F
V
F
V
V
F
V
V
V
2
1. ( ) O INSS foi criado para organizar e garantir os direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros. 2. ( ) Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar por idade normalmente. 3. ( ) O auxílio-reclusão é um benefício pago pelo INSS à família do segurado preso. 4. ( ) A contribuição ao INSS pode ser feita de forma mensal pelos trabalhadores. 5. ( ) O INSS paga apenas aposentadoria, nenhum outro tipo de benefício. 6. ( ) O INSS também garante benefícios por incapacidade temporária para o trabalho, como o auxílio-doença. 7. ( ) O INSS está diretamente ligado ao Ministério da Previdência Social. 8. ( ) O tempo de contribuição é um dos critérios usados para calcular a aposentadoria pelo INSS.
V
F
V
F
V
F
V
V
F
F
F
V
F
V
V
V
V
F
V
V
F
V
V
V
3
1. ( ) O INSS garante cobertura em casos de acidente de trabalho.
FALSO1. ( ) O INSS garante cobertura em casos de acidente de trabalho.
VERDADEIRO
4
2. ( ) O benefício de pensão por morte é pago apenas para filhos menores de 14 anos.
FALSO
VERDADEIRO
5
7. ( ) Quem nunca contribuiu para o INSS pode ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
FALSO
VERDADEIRO