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1
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam hiato:
poesia, veem, ruína
saída, país, juiz
viagem, foice, ciúme
heroico, água, sereia
assembleia, apreensão, raiz
2
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam ditongo:
saiu, apreensão, veem
cuidado, exceção, faísca
herói, madeira, quero
água, série, país
iate, joelho, ruído
3
A fonologia é uma parte fundamental da gramática que estuda os sons da fala. Com base nisso, assinale a alternativa que define corretamente a fonologia:
Foca nas regras de concordância nominal e verbal, garantindo a correção gramatical.
Estuda a origem histórica das palavras e sua evolução semântica ao longo do tempo.
Analisa a estrutura interna das palavras, incluindo radicais, prefixos e sufixos.
A fonologia é a parte da gramática que estuda os sons da língua quanto á sua função no sistema de comunicação linguísticas, quanto á sua organização e classificação.
Investiga as relações sintáticas entre palavras na formação de frases e períodos.
4
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de palavras oxítona, paroxítona e proparoxítona:
sofá, aluno, médico
café, mesa, árvore
computador, livro, fantástico
jardim, fácil, último
país, difícil, câmara
5
O Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, tem como principal característica:
A valorização da cultura africana trazida pelos escravizados.
A descrição das terras brasileiras sob uma perspectiva informativa e catequética.
A exaltação da natureza brasileira e a crítica à escravidão indígena.
A representação dos conflitos sociais urbanos do século XVI.
A influência do Barroco europeu e o culto ao amor platônico.
6
(UFMG adaptada) Sobre o Quinhentismo brasileiro, é incorreto afirmar:
A literatura informativa, representada por autores como Pero de Magalhães Gândavo, destacava-se pelo ufanismo e pela exaltação irrestrita da terra brasileira, ignorando completamente os conflitos coloniais.
A Carta de Pero Vaz de Caminha, além de relatar a “descoberta”, evidencia o projeto colonizador português, mesclando interesses materiais e espirituais.
Os textos jesuíticos, como aqueles produzidos por José de Anchieta, tinham caráter pedagógico e catequético, utilizando-se muitas vezes do teatro para converter os indígenas.
A produção quinhentista não pode ser considerada “literatura brasileira” em sentido estrito, pois ainda não havia uma consciência de nacionalidade, mas sim uma extensão da cultura metropolitana.