
Figura 1: Tilesius Von Tilenau. Uma festa de negros no Largo da Matriz de Desterro (1803-1804).
Síntese 1 – Contexto da Vila de Desterro Centro portuário importante de Santa Catarina no século XIX. Comércio ativo, especialmente de farinha (principal produto de exportação). Praça central era o espaço social e econômico: quitandeiras negras, escravos carregadores, mercado ambulante, festividades e sociabilidades. Local de convivência de diferentes grupos sociais: escravos, libertos, senhores, comerciantes, mendigos e viajantes. Síntese 2 – Representação de Tilesius Von Tilenau (1803-1804) Obra: “Uma festa de negros no Largo da Matriz de Desterro”. Mostra cortejo de africanos e afrodescendentes, possivelmente coroação de reis e rainhas do Rosário. Participação de músicos e crianças em ambiente festivo. Presença de autoridades e europeus observando à distância. Salva de tiros sugere apoio ou tolerância das elites às celebrações. A imagem revela hierarquias sociais e a relação entre escravos/libertos e autoridades. Síntese 3 – Representação de Victor Meirelles (século XIX) Obra: “Uma rua na cidade de Desterro” (Rua Augusta, atual João Pinto). Cenário: sobrado de João Pinto da Luz, ao lado do recém-construído Primeiro Mercado Público. Mercado foi alvo de disputas políticas locais (interesses econômicos e eleitorais). Pintura registra a dinâmica urbana, a vida cotidiana e as tensões sociais da cidade.
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1
Na obra de Tilesius Von Tilenau, o que simboliza o cortejo de africanos e afrodescendentes no Largo da Matriz?
Uma coroação de reis e rainhas do Rosário
Um protesto contra as autoridades
c) Uma feira de escravos
d) Uma procissão religiosa europeia
2
O que a salva de tiros presente na festa retratada por Tilesius indica?
b) Apoio ou tolerância das autoridades ✅
a) Repressão violenta ao evento
c) Ritual de iniciação africano
d) Despedida de mercadores estrangeiros
3
A obra de Victor Meirelles, “Uma rua na cidade de Desterro”, retrata:
b) A Rua Augusta, atual João Pinto, próxima ao Primeiro Mercado Público
a) A construção da Igreja
c) O porto de Desterro em festa popular
d) Uma cerimônia oficial do Palácio do Governo
4
Qual era a disputa política representada indiretamente na obra de Victor Meirelles?
a) Localização do cemitério central
b) Construção do Palácio de Governo
c) Definição do local do Primeiro Mercado Público ✅
d) Nomeação de juízes municipais
c) Definição do local do Primeiro Mercado Público ✅
5

Na pintura de Victor Meirelles, as quitandeiras aparecem com panos “da Costa”, indumentária típica de mulheres africanas da região da Costa da Mina.
Falso
verdadeiro
6
Os homens livres, na obra, são representados com cartola e paletó, diferenciando-se visualmente dos escravizados.
Falso
Verdadeiro
7
O Primeiro Mercado Público de Desterro, retratado por Victor Meirelles, aparece claramente na cena, sendo o elemento central da pintura.
verdadeiro
Falso
8
O escravo carregador, no canto esquerdo da imagem, aparece descalço e carregando malas de um viajante.
Falso
Verdadeiro
9
Diferente de Jean-Baptiste Debret, Victor Meirelles não retrata castigos e violência explícita contra escravizados, mas sim a convivência de diferentes grupos sociais na cidade.
Falso
Verdadeiro