
Evolução das espécies
Prepare-se para testar seus conhecimentos sobre um dos temas mais fascinantes da Biologia! Neste quiz, você vai responder perguntas sobre as teorias evolutivas, os cientistas que contribuíram para a compreensão da evolução, os mecanismos que explicam a diversidade da vida e exemplos de como a evolução se manifesta no mundo atual.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Em Biologia, a evolução pode ser definida como
Modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.
Desenvolvimento das espécies em ambientes inóspitos.
Transformação da composição química de um ser vivo.
Exclusivamente a alteração da fisionomia de um ser vivo.
2
Na Biologia, a evolução é definida como o processo de modificações em gerações sucessivas de uma espécie. Pela teoria da evolução, as espécies evoluem porque mudam com o passar do tempo e as características podem ser afetadas por haver variação genética.
Mutação e recombinação gênica
Mudanças climáticas e relações interespecíficas
processos induzidos por fatores externos
Cruzamento entre espécies e alimentação
3
A Paleontologia é o ramo da ciência que estuda os fósseis. O termo fóssil vem do latim fossilis e está relacionado com o verbo cavar, em latim fodere, que significa “retirado por escavação”. Classifique as afirmativas a seguir com VERDADEIRO (V) ou FALSO (F). I. Fósseis são vestígios de organismos que foram preservados com o passar dos anos. II. Qualquer resto ou vestígio encontrado imerso no solo é considerado um fóssil. III. A fossilização está relacionada com as condições do local e características morfológicas do organismo. IV. As emissões radioativas de elementos, como carbono e urânio, auxiliam na determinação da idade de um fóssil. A sequência correta é:
V, F, V, V
V, V, V, F
V, V, V, V
V, V, F, V
4
A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou o mecanismo evolutivo partindo de um ancestral comum. De acordo com a teoria proposta por Darwin, esses ancestrais comuns ao longo do tempo geológico sofreram alterações, que somadas e acumuladas em sucessivas gerações justificam as diferenças entre as novas espécies. Segundo o Darwinismo existem várias evidências que sustentam o fato, e o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria é:
Seleção natural
Irradiação adaptativa
Sintetismo da evolução
Deriva genética
5
Lamarck foi um evolucionista que formulou uma famosa teoria a respeito de como as espécies mudam ao longo do tempo. Para explicar as mudanças, ele propôs duas leis. Qual é o nome da lei proposta por Lamarck que explica que as mudanças desenvolvidas durante a vida são passadas para os descendentes?
Lei da ancestralidade comum.
Lei do uso e desuso.
Lei da herança dos caracteres adquiridos.
Lei da seleção natural.
Lei do mais forte.
6
Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos. O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de:
seleção natural
mutação
recombinação gênica
variabilidade genética.
adaptação
7
O princípio de Hardy-Weinberg diz que, caso fatores evolutivos não atuem sobre uma população, as frequências gênicas não se alterarão. Entretanto, esse princípio só se aplica em populações teóricas, uma vez que muitas premissas exigidas não ocorrem na natureza. Analise as alternativas abaixo e marque a única que não indica uma premissa para a demonstração do princípio de Hardy-Weinberg.
Populações com casais igualmente férteis.
Cruzamentos ocorrendo de forma aleatória.
População pequena.
Ausência de mutações.
População com mesmo número de machos e fêmeas.
8
Numa população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, formada por 10.000 indivíduos, existem 900 do tipo Rh negativo. Espera-se que o número de indivíduos Rh positivo homozigoto nessa população seja de
4.900
9.100
900
4.550
2.100
9
Alguns organismos de espécies diferentes possuem órgãos que exercem a mesma função, mas que possuem origem embrionária diferenciada. A asa de uma borboleta e a de uma ave, por exemplo, obedecem a esse princípio. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome dado a esses órgãos.
análogos.
homólogos.
vestigiais.
divergentes.
convergentes.
10
Deriva genética é um dos mecanismos da evolução. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define esse mecanismo.
Alterações na frequência de migração dos indivíduos de uma população.
Mudanças no DNA que ocorrem para garantir a adaptação.
Alterações na frequência alélica, que ocorre de maneira totalmente aleatória.
Alterações nos fenótipos de indivíduos de uma população.
Seleção do organismo mais apto a viver em uma área.