
Anúncios
1
A Farmacologia Geral é a ciência que estuda os fármacos, compreendendo suas propriedades, ações, efeitos terapêuticos e possíveis reações adversas no organismo. Assim, analise as afirmativas a seguir. I. O princípio ativo é a substância química principal responsável pela ação farmacológica de um medicamento, podendo haver mais de um princípio ativo em um mesmo medicamento. II. O termo "remédio" tem um significado mais amplo do que "medicamento" e se refere a qualquer recurso utilizado com intenção benéfica, incluindo substâncias químicas e práticas terapêuticas. III. Medicamento é todo recurso terapêutico, incluindo práticas como acupuntura, fisioterapia e psicoterapia, utilizado com intenção benéfica no combate a doenças ou sintomas. Está correto o que se afirma em:
b) I, II e III.
a) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
2
A administração oral de fármacos envolve múltiplas etapas até que a substância atinja a circulação sistêmica e exerça seu efeito terapêutico. Entre essas etapas, o metabolismo de primeira passagem pode comprometer a biodisponibilidade, interferindo diretamente na eficácia clínica. Considerando os princípios farmacocinéticos relacionados ao metabolismo hepático e intestinal, é correto afirmar:
O metabolismo hepático de primeira passagem reduz a biodisponibilidade oral ao inativar parcialmente o fármaco antes que ele alcance a circulação sistêmica, sendo um fator determinante na escolha da via de administração
A biotransformação de primeira passagem favorece a biodisponibilidade oral, pois ocorre de forma controlada pelo fígado, acelerando a chegada do fármaco à circulação e reduzindo sua toxicidade.
A via intramuscular garante biodisponibilidade completa e imediata, eliminando qualquer possibilidade de metabolismo pré-sistêmico e tornando desnecessária a consideração da meia-vida plasmática.
3
''Via de administração de medicamentos caracterizada por ser a que fornece a mais rápida e completa disponibilidade do fármaco. Os fatores envolvidos na absorção são evitados, obtendo-se a concentração desejada no sangue com precisão e rapidez. Em geral, deve ser realizada de forma lenta para evitar a superdosagem relativa nos órgãos mais irrigados." Assinale a alternativa que indica corretamente a via de administração de medicamentos descrita:
Via intravenosa.
Via intramuscular.
4
Considerando-se a via intravenosa para a administração de medicamentos, analisar os itens. I. Tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos. II. Tem como desvantagem riscos de embolias e infecções por contaminantes, sendo imprópria para administração de substâncias oleosas ou insolúveis.
Em nenhum dos itens.
Em ambos os itens.
5
Durante a consulta, um médico veterinário prescreve um tratamento para um cão que apresenta sinais de infecção bacteriana, inflamação e ansiedade associadas ao quadro clínico. Para isso, ele utiliza amoxicilina, flunixina meglumina e diazepam. Considerando o conhecimento sobre farmacodinâmica e farmacocinética, analise as assertivas a seguir: I. A amoxicilina atua inibindo a síntese da parede celular bacteriana, sendo eficaz contra bactérias Gram-positivas e algumas Gram-negativas, e sua absorção oral pode ser reduzida pela administração simultânea com antiácidos. II. A flunixina meglumina, um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), além de reduzir a inflamação, pode causar efeitos adversos gastrointestinais e deve ser evitada em animais com insuficiência renal. III. O diazepam é um benzodiazepínico que promove efeito ansiolítico e anticonvulsivante pela potencialização da ação do neurotransmissor GABA no sistema nervoso central, sendo rapidamente metabolizado no fígado e com meiavida longa em cães. IV. A dexametasona, corticosteroide, deve ser administrada em conjunto com a amoxicilina para potencializar o efeito antibiótico, uma vez que melhora a penetração do fármaco nas células bacterianas. Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas I, II, estão corretas.
Apenas II, III, IV, estão corretas.
Apenas I, IV, estão corretas.
6
No que concerne à farmacocinética em animais, é CORRETO afirmar que:
A excreção renal é um mecanismo importante para a eliminação de fármacos e seus metabólitos do corpo do animal
a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via oral é sempre superior à administração subcutânea
a barreira hematoencefálica não influencia a eficácia de medicamentos administrados por via sistêmica;
medicamentos lipossolúveis tendem a ter uma absorção mais rápida e eficaz quando administrados por via intramuscular em comparação com compostos hidrossolúveis
7
"Via de administração de medicamentos caracterizada por ser a que fornece a mais rápida e completa disponibilidade do fármaco. Os fatores envolvidos na absorção são evitados, obtendo-se a concentração desejada no sangue com precisão e rapidez. Em geral, deve ser realizada de forma lenta para evitar a superdosagem relativa nos órgãos mais irrigados." Assinale a alternativa que indica corretamente a via de administração de medicamentos descrita:
Via intravenosa.
Via intramuscular.
Via subcutânea.
Via retal.
8
quanto aos conceitos relacionados à farmacocinética, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir. (_) A habilidade do organismo em eliminar um determinado fármaco é dada pela depuração ou clearence. (_) As concentrações no plasma e no sangue de um determinado fármaco não são equivalentes, logo a depuração plasmática e a sanguínea não apresentam o mesmo valor. (_) Animais que apresentem valores elevados de creatinina não apresentarão alterações na depuração de fármacos, porque a excreção renal de fármacos não é correlacionada com a concentração sérica de creatinina. (_) A meia vida de eliminação é o tempo necessário para que a concentração plasmática inicial do fármaco diminua em 75% após atingir o equilíbrio. A sequencia correta:
F - F - F - F
V - F - F - V
V - F - F - F
9
Os fármacos atuam em receptores, desencadeando efeitos. As três características encontradas em fármacos que reforçam a existência de receptores são:
( ) Alta potência, especificidade biológica e atividade intrínseca.
( ) Alta potência, especificidade química e especificidade biológica.
( ) Alta potência, atividade intrínseca e eficácia.
( ) Alta potência, especificidade química e atividade intrínseca.
10
São considerados alvos para a ação dos medicamentos:
Enzimas, moléculas transportadoras e receptores celulares.
Receptores celulares, moléculas transportadoras e agonistas nucleares.
Neurotransmissores, agonistas e receptores celulares.
Proteínas nucleares, transportadores de membrana e sinapses.
11
A estimulação de receptores alfa-2 adrenérgicos no Sistema Nervoso Central promove efeito hipotensor e tranquilizante. O agonista alfa-2 adrenérgico, utilizado na Medicina Veterinária em animais domésticos e silvestres de variados portes, para sedação, hipnose, relaxamento muscular, analgesia e imobilização química é:
( ) Tolazolina.
( ) Xilazina.
( ) Medetomidina
( ) Propranolol.
12
Os principais fatores capazes de alterar a biodisponibilidade de medicamentos estão relacionados ao indivíduo e as características do medicamento. Assinale a alternativa que indique um fator que não interfere na biodisponibilidade.
O polimorfismo do fármaco.
O polimorfismo genético.
O fluxo sanguíneo.
O tamanho do medicamento.
A técnica de granulação e compressão do fármaco.