Educação, sociedade e crítica geral

Educação, sociedade e crítica geral

A educação pode ser vista de formas diferentes por pensadores. Para Adorno, ela deve ajudar as pessoas a pensarem por si mesmas e não se deixarem manipular pela indústria cultural. Bourdieu mostra que a escola pode reforçar desigualdades sociais, mas também pode ser um espaço de mudança se estimular o pensamento crítico. Já Cortella destaca a responsabilidade ética do professor, que precisa formar cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça social. Assim, a educação pode servir tanto para transformar a sociedade quanto para manter as desigualdades, dependendo de como é praticada.

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Vanessa Gomes

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1

Qual é a principal função social da escola, segundo Cortella?

Formar cidadãos críticos e éticos.
Ensinar apenas conteúdos acadêmicos.
Reproduzir a cultura dominante.
Preparar apenas para o mercado de trabalho
2

Como o capital cultural influencia a educação?

Favorece apenas quem estuda em escolas públicas
É irrelevante para o desempenho escolar
Garante igualdade de oportunidades
Reproduz desigualdades ao valorizar saberes da elite
3

O que significa “Indústria Cultural” para Adorno?

Transformação da cultura em mercadoria de massa
Produção artística livre e criativa
Desenvolvimento da alta cultura
Processo educacional democrático
4

O que os três autores (Cortella, Bourdieu e Adorno) têm em comum sobre a educação?

Enfatizam a formação crítica do indivíduo
Defendem a reprodução da ordem social
Rejeitam qualquer papel transformador da escola
Consideram a cultura irrelevante para a educação
5

O que é violência simbólica em Bourdieu?

Resistência dos alunos ao sistema escolar
Exclusão econômica direta
Forma sutil de dominação cultural
Agressão física na escola
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