
É FATO OU FAKE? SIPAT 2025
Neste ano, nossa SIPAT convida todos os trabalhadores a refletirem sobre: "Cuidar do Corpo, da mente e das atitudes: um compromisso diário".
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
No Hospital Sofia Feldman todos os trabalhadores tem por obrigação utilizar todos os EPIs fornecidos pela segurança do trabalho, de acordo com o risco exposto pela sua função?
É FAKE, todo EPI é só pra cumprir tabela. Usar mesmo? Só se der vontade.
É FATO, todo EPI fornecido pela segurança do trabalho, deverá ser utilizado pelo trabalhador para o fim que se destina, protegendo e prevenindo dos riscos existentes. em suas atividades do dia a dia!
2
O acidente de trabalho com exposição a sangue e outros fluidos potencialmente contaminados se encaixa em acidente Biológico?
É FATO, todo acidente que ocorre em contato com fluidos potencialmente contaminados, é considerado acidente biológico!
É FAKE, acidente com fluido contaminado é apenas sujeira. Biológico mesmo é quando parece no microscópio com as informações pessoais.
3
A sigla EPI, significa EQUIPAMENTO DE PREVENÇÃO A INSTRUMENTO?
É FATO, a sigla EPI significa Equipamento de Prevenção a Instrumento, usado principalmente para evitar que ferramentas fiquem muito próximas do trabalhador. Afinal, segurança é manter distância até dos objetos.
É FAKE, o verdadeiro significado da sigla EPI é EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
4
A utilização de EPIs é opcional no dia a dia dos trabalhadores?
É FATO, o uso de EPIs é totalmente opcional. Se o trabalhador estiver se sentindo confiante, pode dispensar. Afinal, coragem sempre foi mais eficaz que capacete.
É FAKE, quando se tem um risco existente no local de trabalho, o uso dos EPIs são obrigatórios, a recusa do uso dos equipamentos de proteção, está sujeito a ações disciplinares.
5
O assédio moral pode incluir comportamentos como isolamento ou exclusão de um grupo?
É FATO, o isolamento é uma forma de assédio moral que visa desestabilizar e humilhar a vítima.
É FAKE, isolamento no trabalho é só estratégia de foco. Às vezes excluir alguém do grupo é só pra manter a produtividade - nada a ver com assédio.
6
O Hospital não precisa se preocupar com assédio moral, desde que não haja denúncia formal.
É FATO, se ninguém denunciar, tá tudo certo. O hospital só precisa se preocupar com assédio moral quando vira fofoca oficial - até lá, é só clima de equipe.
É FAKE, O Hospital tem a responsabilidade de promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, independentemente de denúncias formais.
7
O acidente de trabalho acontece dentro da sua jornada de trabalho a serviço da empresa?
É FATO, é considerado acidente de trabalho quando se está a serviço da empresa dentro do seu horário de trabalho e acaba sofrendo algum tipo de dano, lhe causando lesões físicas.
É FAKE, acidente de trabalho só conta se for durante uma reunião importante. Se acontecer no corredor ou no café, é só azar mesmo.
8
Os EPIs são avaliados e comprados através da estética e aparência?
É FAKE, os EPIs são avaliados através da sua eficácia contra o risco do qual o trabalhador está exposto, consultamos o C.A e durabilidade.
É FATO, EPIs são escolhidos pela cor que combina com o uniforme e pelo design mais moderno. Proteção é importante, mas estilo vem primeiro.
9
O trabalhador tem por obrigação cuidar e zelar pelo seus EPIs?
É FATO, cuidar de EPI não é obrigação do trabalhador. Se rasgar, sujar ou sumir, a culpa é do vento - ou do setor de compras.
É FATO, todo trabalhador que recebe o EPI tem o dever e responsabilidade em cuidar do equipamento disponibilizado para o seu uso diário no trabalho, de modo a prevenir e proteger da exposição do risco.
10
O trabalhador tem como responsabilidade comprar seus próprios equipamentos de proteção?
É FAKE, o responsável pela compra e fornecimento é a empresa, desta forma a única obrigação do trabalhador é usá-lo e cuidar do equipamento de modo que não estrague ou perca.
É FATO, cabe ao trabalhador comprar seus próprios EPIs. Afinal, quem usa é ele - nada mais justo que escolher, pagar e torcer pra durar.