
Dimensões ética, política, técnica e administrativa da gestão em saúde
Trataremos das atribuições dos(as) gestores(as) municipais de saúde com base em quatro dimensões – ética, política, técnica e administrativa – que se complementam e se inter-relacionam. Essas dimensões de caráter e, também, educativas estão orientadas pela Lei Orgânica da Saúde e são pautadas pelos princípios doutrinários do SUS, quais sejam: a universalidade, a integralidade e a equidade.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Um de seus principais papéis do gestor(a) municipal de saúde é proporcionar a liderança local, pois, este é o principal agente de articulação e de promoção de melhorias nos serviços de saúde prestados à população do município.
Falso
Verdadeiro
2
Um gestor necessita atuar com base em cinco dimensões : ética, política, técnica ,administrativa e religiosa que se complementam e se inter-relacionam.
Verdadeiro
Falso
3
A atuação do(a) gestor(a) do SUS, do ponto de vista ético, é pautada no princípio da responsabilidade com os recursos públicos e visa à adoção de uma postura consciente, solidária, responsável e virtuosa. Todas as ações do(a) gestor(a), nesse sentido, devem ser comprometidas com o encorajamento, com o exercício e com o cultivo de uma ética de defesa e de afirmação da vida em sociedade
Verdadeiro
Falso
4
Na dimensão política, o gestor precisa agir e se relacionar com pessoas e grupos sociais diversos, de maneira a exercer uma influência política e favorecimentos em apoio à sua gestão.
Falso
verdadeiro
5
Ser Gestor(a) do SUS é manter diálogo permanente com seus pares na gestão do município e na relação com o Estado e União.
Falso
Verdadeiro
6
Na dimensão política, a interação do gestor(a) de saúde do SUS no âmbito municipal envolve diversas articulações a exemplo de : prefeito, vereadores, ministério público, articulação com outros secretários do município e da região
Verdadeiro
Falso
7
A dimensão técnica, que garante a capacitação para a execução das políticas públicas na gestão do SUS a exemplo da organização das portas de entrada do SUS do estabelecimento de fluxos de referência e da integração da rede de serviços.
Falso
Verdadeiro
8
Na dimensão administrativa o gestor de saúde deve estabelecer como prática o cuidado com o patrimônio, a prestação de contas e as questões de manutenção da máquina pública, necessárias para o pleno funcionamento dos programas.
Verdadeiro
Falso
9
Envolve nas competências administrativas do gestor de saúde: a Contabilidade das contas, Gestão do fundo municipal de saúde, Relatórios de gestão, coleta de lixo do município e acompanhamento dos recursos do bolsa família.
Falso
Verdadeiro
10
Ser Gestor(a) do SUS pressupõe estar ciente do cenário grandioso que compõe o campo da saúde pública no nosso país e deve pautar-se ainda, pelo empenho na realização dos objetivos firmados no Art. 3º de nossa CF: Construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promovendo o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
falso
Verdadeiro