DESCRITOR 6 e DESCRITOR 8

DESCRITOR 6 e DESCRITOR 8

Descritor 8: estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la Descritor 6: identificar o tema de um texto

Imagem de perfil user: Janailson Sincero
Janailson Sincero

Anúncios

1

01- “O uso excessivo de redes sociais pode causar ansiedade, isolamento e dificuldade de concentração nos jovens.” Qual é o tema central do texto?

A) Problemas de convivência familiar.
B) Impactos da tecnologia na saúde mental dos jovens.
D) Redes sociais como entretenimento.
C) A educação digital nas escolas.
2

“O aumento do desmatamento compromete rios, solos e a biodiversidade, afetando o clima e a vida das populações locais.” Qual é o tema central do texto?

A) Os impactos do desmatamento no meio ambiente.
B) A economia do setor madeireiro.
D) Política agrícola no Brasil.
C) Turismo em áreas naturais.
3

04- “A educação inclusiva permite que crianças com diferentes necessidades aprendam juntas, promovendo igualdade e respeito.” Qual é o tema central do texto?

D) Uso de tecnologia em sala de aula.
C) A importância da disciplina na escola.
B) Técnicas de ensino para crianças superdotadas.
A) Políticas de inclusão escolar e diversidade.
4

Tese: Ler diariamente melhora o desenvolvimento intelectual e social dos jovens. Argumentos: 1. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. 2. Estimula a criatividade e imaginação. 3. Desenvolve a capacidade de interpretação. Qual alternativa apresenta uma tese coerente com os argumentos?

B) Ler todos os dias ajuda nos estudos, mas não influencia o desenvolvimento social.
C) A leitura cotidiana auxilia no vocabulário, mas não tem impacto sobre a criatividade.
A) Ler diariamente fortalece a escrita, criatividade e interpretação, beneficiando os jovens nos estudos e na vida social.
D) O hábito de leitura pode melhorar o desempenho escolar, mas não é fundamental.
5

Tese: O uso consciente da tecnologia é fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos jovens. Argumentos: 1. Evita problemas de saúde mental. 2. Permite aproveitar recursos de forma produtiva. 3. Incentiva a organização do tempo. Qual alternativa apresenta uma tese coerente com os argumentos?

C) O uso da tecnologia é sempre benéfico, mesmo sem limites.
B) A tecnologia pode ser positiva, mas não influencia a organização do tempo.
D) O uso da internet contribui para a aprendizagem, mas não precisa de controle.
A) O uso consciente da tecnologia ajuda a prevenir problemas de saúde mental e favorece a produtividade.
6

Texto: “No dia da prova, Ana estava muito nervosa. Estudou bastante, mas mesmo assim não tinha certeza se conseguiria se sair bem.” O tema principal do texto é ?

Ajuda de colegas.
Viagem para a escola.
Ansiedade antes de um desafio.
Alegria por passar de ano.
7

Tese: Evitar o desperdício de alimentos contribui para a segurança alimentar e proteção ambiental. Argumentos: 1. Diminui a fome em comunidades vulneráveis. 2. Reduz impactos ambientais da produção de alimentos. 3. Incentiva hábitos de consumo conscientes. Qual alternativa apresenta uma tese coerente com os argumentos?

Aproveitar melhor os alimentos reduz custos, mas não tem relação com a fome nem com o meio ambiente.
Evitar o desperdício de alimentos é importante para combater a fome e proteger o meio ambiente.
Reduzir o desperdício ajuda no meio ambiente, mas não interfere na fome.
Evitar o desperdício é irrelevante para questões sociais e ambientais.
8

Tese: Praticar esportes desenvolve corpo e mente nos jovens. Argumentos: 1. Melhora o condicionamento físico. 2. Reduz estresse e ansiedade. 3. Ensina disciplina e trabalho em equipe. Qual alternativa apresenta uma tese coerente com os argumentos?

Praticar esportes regularmente fortalece o corpo, melhora a mente e promove habilidades sociais.
Esportes recreativos podem ajudar, mas só os competitivos realmente desenvolvem disciplina.
A prática esportiva contribui para o corpo, mas não influencia a saúde mental.
O esporte ajuda no trabalho em equipe, mas não melhora o condicionamento físico.
9

05- “O consumo consciente de energia elétrica ajuda a reduzir custos domésticos e minimizar os impactos ambientais.” Qual é o tema central do texto?

Economia familiar e preservação ambiental por meio do uso consciente de energia.
Produção de energia elétrica em grandes usinas.
O mercado de equipamentos elétricos.
Novas tecnologias de energia nuclear.
10

Texto: “Pedro esqueceu o guarda-chuva em casa e, quando saiu da escola, foi surpreendido por uma forte chuva.” Qual é o tema central?

Esquecimento e consequências.
Diversão entre amigos.
Caminhada no parque.
Chuva surpreendente.
11

Texto: Carlos passou horas jogando videogame e esqueceu de fazer a lição de casa. No dia seguinte, foi chamado a atenção pelo professor. Pergunta: O tema principal é:

Os diferentes tipos de jogos
A importância de cumprir os deveres escolares
O tempo livre dos estudantes
O gosto de Carlos por videogame
12

Texto: Na festa junina, havia fogueira, quadrilha, comidas típicas e muitas brincadeiras. Todos se divertiram bastante. Pergunta: O assunto principal do texto é:

A fogueira acesa.
A diversão na festa junina.
O mês de junho.
A quadrilha da escola.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.