
Descritor 5 de língua portuguesa
Melhore seu conhecimento de uma forma interativa.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Uma tirinha mostra um personagem chorando e no balão está escrito: “Estou feliz por você.” O que isso significa?
Ele está realmente feliz.
Ele não entendeu a situação.
Ele está sendo irônico.
Ele está com raiva.
2
Em uma propaganda de refrigerante, aparece uma família sorrindo em um piquenique com o slogan: “Sabor que une gerações.” Qual é a ideia principal?
O refrigerante é um símbolo de união e felicidade.
O refrigerante deixa as pessoas rirem mais.
O refrigerante é indicado apenas para jovens.
O refrigerante só pode ser tomado em piqueniques.
3
Uma campanha de trânsito mostra um carro batido e a frase: “Se beber, não dirija.” O que a imagem reforça?
O impacto real de um acidente.
A ideia de que dirigir é divertido.
Que beber pode ser saudável.
Que só jovens sofrem acidentes.
4

O que a tirinha quer transmitir sobre o tamanho do universo?
Que só cientistas podem entender o universo.
Que o universo é pequeno e simples de entender.
Que o universo nunca vai mudar.
Que o universo cresce quando aumentamos nosso conhecimento.
5

Qual é o efeito de sentido criado na tirinha?
O Cebolinha chamou a Mônica para estudar.
A Mônica não entendeu o que o Cebolinha falou, e então teve outra atitude.
A Mônica ficou com raiva do convite.
O Cebolinha convidou a Mônica para brincar de carinho e ela aceitou.
6

Qual é o humor presente na tirinha?
O papagaio corrige a fala do Cebolinha.
O papagaio canta uma música.
O papagaio repete o mesmo erro de fala do Cebolinha.
O papagaio não fala nada.
7

Qual é a mensagem principal da tirinha?
O pato é melhor que outros animais.
O pato é um animal inútil.
O pato faz uma indireta ao narrador, mostrando que ele não cuida própria vida.
O pato precisa aprender a voar e nadar.
8

Qual a linguagem utilizada no texto ?
Informal.
Científica.
Regional.
Padrão.
9

No trecho “Deixe a gripe pra lá”, a expressão “pra lá” é um exemplo de linguagem
informal, haja vista essa expressão ser exigida nos
textos escritos que requerem o uso desse tipo de linguagem.
formal, já que expressões populares e gírias fazem parte desse tipo de linguagem.
formal, pois é utilizada em textos escritos que exigem o uso desse tipo de linguagem.
informal, porque é uma expressão popular, utilizada nas conversas do dia a dia.
10
Leia o texto e, a seguir, responda. Minha vida de menina Helena Morley Quarta-feira, 28 de agosto (de 1895). Faço hoje quinze anos. Que aniversário triste! Vovó chamou-me cedo, ansiada como está, coitadinha, e deu-me um vestido. Beijou-me e disse: “Sei que você vai ser sempre feliz, minha filhinha, e que nunca se esquecerá de sua avozinha que lhe quer tanto”. As lágrimas lhe correram pelo rosto abaixo e eu larguei dos braços dela e vim desengasgar-me aqui no meu quarto, chorando escondida. Como eu sofro de ver que mesmo na cama, penando com está, vovó não se esquece de mim e de meus deveres e que eu não fui o que devia ter sido para ela! Mas juro por tudo, aqui nesta hora, que vovó melhorando eu serei um anjo para ela e me dedicarei a esta avozinha tão boa e que me quer tanto. Vou agora entrar no quarto para vê-la e já sei o que ela vai me dizer: “Já estudou suas lições? Então vá se deitar, mas procure antes alguma coisa para comer. Vá com Deus”. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1942. A linguagem empregada nesse texto é
Formal
Informal
Jurídica
Técnica
11
Leia o texto para responder a questão a seguir: PAI NÃO ENTENDE NADA — Um biquíni novo? — É, pai. — Você comprou um no ano passado! — Não serve mais, pai. Eu cresci. — Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim. — Não serve, pai. — Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior. — Maior não, pai. Menor. Aquele pai, também, não entendia nada. O Texto apresenta:
uma cobrança de dívida.
um diálogo entre filha e mãe.
uma conversa entre três pessoas.
uma conversa entre pai e filha.
12
Leia o texto e, a seguir, responda. O Bicho Manuel Bandeira Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. A linguagem que predomina no texto é
Coloquial.
Técnica.
Literária.
Formal.
13
Leia o texto a seguir e responda. O fazendeiro para o caipira: — Nessa terra dá arroz? — Num dá não, sinhô. — E feijão dá? — De jeito nenhum! — Dá frutas e verduras? — Tamém num dá não, sinhô. — Soja, café, amendoim, não dá? — Já disse, dotô, num dá nada! — Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo? — Bom... Prantano é outra coisa... Sobre o texto acima é correto afirmar que
O texto é uma dissertação sobre produção agrícola.
A primeira frase do texto faz parte do diálogo entre o caipira e o fazendeiro.
Em “Num dá não, sinhô”, a palavra “num” resulta da combinação não + um.
A fala do caipira é própria de pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade.
14
Na frase: “Queridos passageiros, não se esqueçam de apertar os cintos.” Quem é o interlocutor?
Os passageiros.
O motorista.
O narrador.
O avião.
15
Na mensagem: “E aí, galera, vamos jogar?” O que mostra que a linguagem é informal?
O uso de “vamos jogar”.
O uso de “E aí, galera”.
A falta de pontuação.
O verbo no presente.
16
No bilhete: “Filho, não esqueça de levar o casaco. — Mamãe” Quem é o locutor e quem é o interlocutor?
Locutor: Desconhecido / Interlocutor: Filho
Locutor: Mamãe / Interlocutor: Filho
Locutor: Filho / Interlocutor: Mamãe
Locutor: Casaco / Interlocutor: Mamãe