
Anúncios
1
1. Na visão de Saviani, a mediação é a ação do professor para:
Servir de intermediário entre o conhecimento sistematizado e o aluno.
Ignorar o conhecimento prévio dos estudantes.
Facilitar a comunicação entre os alunos.
Fazer o aluno memorizar as informações.
2
2. Qual dos seguintes termos representa o momento em que o aluno supera seu conhecimento inicial e atinge uma compreensão mais profunda da realidade, segundo Saviani?
Problematização
Desorganização
Catarse
Instrumentação
3
3. O que a síncrese representa na Pedagogia Histórico-Crítica?
A análise crítica das relações sociais.
A conclusão final do processo de aprendizagem.
O conhecimento científico do professor.
A compreensão inicial e fragmentada da realidade do aluno.
4
4. De acordo com Saviani, o conteúdo escolar é:
A essência do processo pedagógico, historicamente acumulado pela humanidade.
Um conjunto de informações sem relação com a realidade social.
O produto final do aprendizado, independente da ação docente.
Um material didático opcional para a ação do professor.
5
5. Na Pedagogia Histórico-Crítica, a apropriação do conhecimento tem como finalidade principal:
A compreensão das relações sociais para a transformação da sociedade.
O desenvolvimento de habilidades individuais e competitivas.
A preparação do aluno para o mercado de trabalho.
O acúmulo de informações para aprovação em exames.
6
6. O aluno que chega à escola com uma percepção imediata e superficial da realidade é considerado o aluno:
Empírico.
Racional.
Concreto.
Sintético.
7
7. Para a Pedagogia Histórico-Crítica, a forma deve:
Apenas transmitir o conteúdo de forma rápida e eficiente.
Ser focada em atividades lúdicas, sem preocupação com o conteúdo.
Ser irrelevante, pois o conteúdo é o que realmente importa.
Ser pensada para mediar e viabilizar a apropriação do conteúdo pelo aluno.