
Bancada Ruralista e a educação
O presente quiz tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos participantes acerca da bancada ruralista no Congresso Nacional e sua relação com as políticas educacionais no Brasil. Por meio de questões objetivas, o teste busca explorar aspectos como a composição e atuação da bancada, sua influência no processo legislativo e os impactos de suas pautas na área da educação, em especial no ensino técnico-profissionalizante, na formação de mão de obra voltada ao agronegócio e nos debates sobre currículo escolar. O quiz também incentiva a reflexão crítica sobre a interação entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e políticas educacionais, possibilitando ao participante compreender como os interesses setoriais se traduzem em propostas e projetos que afetam a sociedade em diferentes dimensões.
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1
A bancada ruralista é composta, em sua maioria, por:
Parlamentares ligados a sindicatos urbanos.
Parlamentares ligados ao setor industrial.
Parlamentares ligados ao setor de tecnologia.
Parlamentares ligados ao setor agropecuário.
2
Uma das pautas da bancada ruralista que se relaciona com a educação é:
Exclusiva defesa de maior investimento em universidades urbanas.
Criação de políticas educacionais voltadas apenas para cidades.
Incentivo a currículos escolares voltados ao agronegócio.
Apoio irrestrito à educação digital e tecnológica.
3
No campo educacional, a bancada ruralista tende a priorizar:
Criação de políticas para descentralizar grandes centros urbanos.
Desenvolvimento de currículos voltados para artes visuais.
Expansão de cursos técnicos e profissionalizantes ligados ao setor agrícola.
Exclusiva defesa de educação ambiental crítica ao agronegócio.
4
(CESPE/Estilo Certo ou Errado) A bancada ruralista exerce influência no debate educacional ao propor projetos que incentivam a valorização do agronegócio nos conteúdos escolares.
Errado
Certo
5
A atuação da bancada ruralista na educação está mais diretamente associada a:
Ensino profissionalizante para atender demandas do campo.
Políticas públicas de inclusão digital em zonas urbanas.
Expansão de cursos universitários em áreas urbanas metropolitanas.
Exclusivo financiamento de pesquisas em energias renováveis.
6
Uma estratégia da bancada ruralista para fortalecer sua influência no Congresso Nacional em relação à educação é:
O incentivo à redução de escolas técnicas.
A defesa da internacionalização das universidades.
O apoio exclusivo a setores industriais.
A formação de alianças com outras bancadas parlamentares.
7
A influência da bancada ruralista na formulação de políticas educacionais pode ser considerada controversa porque:
É unanimemente considerada negativa por especialistas em educação.
Sempre resulta na exclusão de áreas do conhecimento não relacionadas ao agronegócio.
Está restrita apenas ao financiamento de campanhas políticas.
Pode ao mesmo tempo valorizar a importância do setor agropecuário e gerar desvalorização de outras áreas do saber.
8
A presença de conteúdos sobre o agronegócio nos currículos escolares, defendida pela bancada ruralista, pode ser analisada como:
Um mecanismo de garantir equilíbrio entre todas as áreas do conhecimento.
Uma forma de alinhar a educação ao setor produtivo dominante no país, mas que pode limitar a pluralidade do ensino.
Uma política restrita a universidades federais.
Uma tentativa de eliminar totalmente a educação ambiental.
9
Ao considerar os diferentes pontos de vista sobre a atuação da bancada ruralista na educação, observa-se que:
Sua atuação se limita à área ambiental, sem impacto no setor educacional.
Trata-se de uma bancada sem participação ativa em debates educacionais.
Sua influência é sempre considerada benéfica, já que fortalece a economia nacional.
Há divergências, pois alguns a veem como positiva para o desenvolvimento econômico, enquanto outros a criticam por reduzir a diversidade de perspectivas no ensino.
10
Sobre os impactos da bancada ruralista na educação, é correto afirmar que:
A bancada ruralista não participa do debate educacional.
Todos os especialistas concordam que essa influência é positiva.
Essa influência pode ser vista como positiva ou negativa, dependendo da perspectiva adotada.
Não há qualquer relação entre agronegócio e educação.