Bakhtin, Marxismo e Filosofia da Linguagem

Bakhtin, Marxismo e Filosofia da Linguagem

Este é um Quiz elaborado por Luis Felipe e Gustavo sobre Marxismo e a Filosofia da Linguagem.

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Luis Felipe Martins

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1

M. M. Bakhtin, nascido em 1895, fez parte de um círculo de intelectuais e artistas. Qual das seguintes afirmações sobre a autoria de suas obras iniciais é correta?

Bakhtin recusou-se a publicar qualquer obra porque não concordava com as modificações editoriais.
Bakhtin publicou todas as suas obras sob seu próprio nome desde o início de sua carreira.
"Freidizm" e "Marxismo e Filosofia da Linguagem" foram inicialmente publicados sob os nomes de seus discípulos, Volochínov e Medviédiev, respectivamente.
Seus discípulos se opuseram à publicação de suas ideias, levando-o a usar pseudônimos.
2

Bakhtin criticou o que ele chamou de "objetivismo abstrato" na linguística saussuriana. Qual é o principal ponto de sua crítica em relação à "língua" e à "fala"?

Bakhtin argumenta que a "língua" é um sistema homogêneo e rejeita as manifestações individuais, ao contrário de Saussure.
Bakhtin valoriza a "língua" como sistema abstrato, enquanto Saussure se foca na "fala" individual.
A crítica de Bakhtin se concentra apenas na dicotomia sincronia/diacronia, sem abordar a língua/fala.
Bakhtin valoriza a "fala" (enunciação) e afirma sua natureza social, indissoluvelmente ligada às condições de comunicação e estruturas sociais, ao contrário da linguística unificante de Saussure.
3

De acordo com o texto, o que é um "signo ideológico" e como ele se diferencia de um objeto físico ou instrumento de produção?

Um signo ideológico é um fenômeno puramente natural, sem conexão com a realidade social.
Um signo ideológico é qualquer objeto físico que não possui significado.
Foices e martelos são exemplos de signos ideológicos por sua função intrínseca, não por seu sentido simbólico.
Um objeto físico ou instrumento de produção torna-se um signo ideológico quando reflete e refrata uma outra realidade, adquirindo um sentido que vai além de suas particularidades.
4

A palavra é destacada no texto como o "fenômeno ideológico por excelência". Por que ela possui essa importância? (Escolha a opção MAIS completa)

Porque a palavra é o único signo que existe, e todos os outros são substituíveis por ela.
Porque a palavra não tem relação com o discurso interior ou a consciência individual.
Porque a palavra é estática e imutável, refletindo a estabilidade das ideologias.
Porque a palavra é um signo neutro, pode preencher qualquer função ideológica e é o material privilegiado da comunicação na vida cotidiana e da consciência individual.
5

Qual é a relação proposta por Bakhtin entre a psicologia objetiva e o estudo das ideologias?

O psiquismo e a ideologia são esferas completamente separadas, sem interação dialética.
O psiquismo subjetivo é um objeto de análise das ciências naturais, como qualquer coisa ou processo natural.
O estudo das ideologias depende da psicologia, que deve ser a base de todas as ciências humanas.
A psicologia objetiva deve se apoiar no estudo das ideologias, pois a consciência é um fato sócio-ideológico e a realidade dos fenômenos ideológicos é a realidade objetiva dos signos sociais.
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