Atividade de revisão IF

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Atividade de revisão sobre os conteúdos.

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Marcos Pereira

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1

Palavras como fror, adevogado, bicicreta e probrema são exemplos de quê?

Erros graves que sempre prejudicam a comunicação.
Falta de escolaridade, prova de que a pessoa não sabe falar.
Variações populares da língua, eficazes em contextos informais.
Desvios da norma culta que indicam falta de inteligência.
2

Sobre o mito de que o português do Brasil é outro idioma, Bagno defende que:

São variantes da mesma língua, com particularidades regionais e históricas.
O português de Portugal é o original e, por isso, o correto.
São línguas diferentes e incomunicáveis.
O português do Brasil é superior ao de Portugal.
3

O preconceito linguístico acontece quando:

Se julga a inteligência ou caráter de alguém pela forma de falar.
Aprende-se a norma culta para contextos formais.
Alguém usa gíria em contexto formal.
Usa-se a língua de forma clara e eficiente.
4

Para Bagno, o mito de que “o brasileiro não sabe português” é derrubado porque:

O português brasileiro é empobrecido.
É preconceito que ignora a riqueza e diversidade das variedades linguísticas.
Há muitos erros de concordância.
Só quem estudou sabe se comunicar.
5

No trecho da obra o Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus afirma que o Brasil deve ser governado por quem já passou fome, porque:

Apenas pobres devem governar.
A fome não tem relação com liderança.
A fome gera sensibilidade e empatia, essenciais para um bom líder.
Chorar pelas desgraças é fraqueza.
6

As músicas trabalhadas nas aulas iniciais do programa PartiuIF mostram mudanças na representação da mulher. Qual é a ideia central representada por Amélia?

A mulher conquistou voz, autonomia e direito de se posicionar.
A imagem da mulher não mudou ao longo do tempo.
A mulher deve se manter sempre submissa.
A mulher ideal é a que não tem vaidade, como Amélia.
7

Qual das opções abaixo é um verbo?

escola
chuva
casa
escrever
8

O texto Tragédia Brasileira, de Manuel Bandeira, é classificado como:

notícia
poema
conto
romance
9

Qual palavra completa corretamente a frase: “Estou preso no trânsito porque o ______ de carros está intenso.”

tráfico
tráfego
trajeto
trágico
10

Uma carta enviada de Mário de Andrade para Carlos Drummond é exemplo de:

carta comercial
carta aberta
carta do leitor
carta pessoal
11

Quando o autor descreve detalhadamente a aparência e as ações de uma personagem, está utilizando qual gênero?

descrição
narração de fatos históricos
relato
dissertação
12

Qual dos aspectos da língua portuguesa é evidenciado em frases como: “Não, espere.” (pedido para esperar) “Não espere.” (ordem para não esperar) Ou ainda: “Vamos jantar, crianças.” (o narrador chama as crianças para jantar) “Vamos jantar crianças.” (o narrador sugere jantar as crianças) Esses exemplos mostram o uso da vírgula como recurso que pode:

alterar completamente o sentido de uma frase pela pontuação
expressar crítica política
criar metáforas literárias
reforçar uma norma culta fixa
13

Na canção Ismália, de Emicida, a seguinte frase “Quis tocar o céu, mas terminou no chão” simboliza:

Reforçar uma norma culta fixa
Sucesso social garantido aos negros
Harmonia entre brancos e negros
Frustração e violência contra negros que buscam ascensão na sociedade
14

O uso das expressões “alvo negro” e “alvo índio” no poema Democracia racial indica que:

Todos possuem oportunidades iguais
Negros e indígenas são alvo de preconceito e violência
A democracia funciona plenamente
O Brasil superou o racismo
15

Em conjunto, a canção Ismália e o poema Democracia racial provocam a reflexão de que:

Racismo é um mito
O Brasil é livre de preconceito
O país vive em plena justiça social
A desigualdade racial ainda é realidade
16

Trecho do poema Prefeitura sem prefeito, de Patativa do Assaré: "Ainda que alguém me diga Que viu um mudo falando E um elefante dançando No lombo de uma formiga, Não me causará intriga, Escutarei com respeito, Não mentiu este sujeito. Muito mais barbaridade É haver numa cidade Prefeitura sem prefeito." Questão: No trecho acima, o poeta utiliza imagens de situações impossíveis para reforçar sua crítica. Qual é o recurso de linguagem predominante nesse uso de exageros?

Hipérbole
Personificação
Metáfora
Comparação
17

Em Prefeitura sem prefeito, Patativa compara situações absurdas (“ferro dar azeite”, “um elefante dançando no lombo de uma formiga”) à realidade de sua cidade. Esse recurso estilístico é chamado de:

Hipérbole
Eufemismo
Metáfora
Ironia
18

O poema de Patativa do Assaré pertence ao gênero:

Notícia
Poema popular (cordel/poesia regionalista)
Crônica jornalística
Entrevista
19

Ao falar sobre “Prefeitura sem prefeito”, o poeta está criticando principalmente:

A ingenuidade da população
A dificuldade da vida no campo
A religião do povo nordestino
A ausência de governantes atuantes no poder público
20

A expressão “aleijão sem defeito” é um paradoxo. Isso significa que:

É uma ironia que ridiculariza o prefeito
Une duas ideias contrárias e contraditórias na mesma expressão
Representa uma comparação exagerada
É apenas uma repetição de palavras
21

O uso da oralidade e da linguagem simples no poema revela que o autor:

Escreveu para acadêmicos e estudiosos da língua
Criou apenas um texto humorístico, sem crítica social
Seguiu estritamente a norma culta da gramática
Valorizou a fala popular e a cultura nordestina
22

Leia o trecho de "Vozes-Mulheres" Conceição Evaristo : "A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio." A palavra “ecoou” neste trecho indica:

Um efeito sonoro sem relação com o contexto histórico
A transmissão de experiências e memórias ao longo do tempo
A obediência da bisavó aos brancos
Um som literal de gritos em navios
23

Leia o trecho: "A voz de minha mãe ecoou baixinho revolta no fundo das cozinhas alheias" O verso evidencia:

Uma revolta silenciosa e contida, expressa mesmo em condições de opressão
Submissão completa das mulheres
Que a mãe fala alto para ser ouvida
O interesse das mulheres em cozinhar para os outros
24

Leia o trecho: "A voz de minha filha recolhe todas as nossas vozes" A função do verbo “recolhe” é:

Guardar e dar continuidade às vozes das gerações anteriores
Esquecer as vozes anteriores
Repetir as vozes de forma mecânica
Transformar a fala em silêncio
25

Leia o trecho: "O ontem – o hoje – o agora. Na voz de minha filha se fará ouvir a ressonância O eco da vida-liberdade." O poema, neste trecho, evidencia:

Que a filha representa a continuidade da luta e da liberdade das mulheres
Que o passado não influencia o presente
Que a liberdade é apenas uma lembrança
Que o eco da vida é irrelevante
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