A primeira escola de Serviço Social do Brasil

A primeira escola de Serviço Social do Brasil

Quiz referente a primeira escola de Serviço Social do Brasil

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Evelyn Gadelha

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1

Em que ano foi criado a primeira escola de Serviço Social no Brasil?

1937.
1935.
1936.
1938.
2

Quem foram as primeiras docentes da Escola de Serviço Social de São Paulo?

Albertina Ramos, Mary Shelley, Alice Munro e Jane Austen.
Jane Austen, Dona Odila Cintra, Maria Kiehl e Clarice Lispector.
Clarice Lispector, Adèle Loneaux, Dona Odila Cintra e Albertina Ramos.
Adèle Loneaux, Dona Odila Cintra, Maria Kiehl e Albertina Ramos.
3

Qual foi o principal fator ideológico que influenciou a fundação da primeira escola de Serviço Social de São Paulo?

A preocupação com pessoas de baixa renda.
A doutrina social da Igreja Católica.
Revolução Industrial.
A queda da bolsa de valores.
4

Em que data foi fundada a primeira escola de Serviço Social da América Latina?

27 de Junho de 1936.
27 de Agosto de 1936.
27 de Fevereiro de 1936.
27 de Abril de 1936.
5

Quais características conservadoras marcaram a formação inicial em Serviço Social no Brasil?

O Serviço Social nasceu com forte vínculo a sindicatos e movimentos de trabalhadores.
O ensino priorizava uma abordagem científica e neutra, sem influência religiosa.
A formação inicial buscava desenvolver teorias críticas sobre desigualdade social.
A formação tinha perfil conservador, voltada à ajuda aos pobres dentro de uma perspectiva moral e religiosa.
6

O que foi o "Intento de Reconceituação" e qual o papel da Escola de Serviço Social de São Paulo nesse processo?

Um movimento de retorno ao modelo belga e assistencialista, liderado pela Igreja.
Uma proposta de extinguir o Serviço Social no Brasil, substituindo-o por voluntariado comunitário.
Um projeto de internacionalização do Serviço Social brasileiro promovido pela ONU.
Um movimento de renovação nas décadas de 1960 e 1970, em que a Escola de Serviço Social de São Paulo (PUC-SP) se destacou como centro crítico, adotando uma perspectiva marxista.
7

Quais foram os métodos de ensino utilizados na década de 1930 na formação em Serviço Social no Brasil?

Aulas práticas em sindicatos, debates críticos sobre a luta de classes e análise marxista da realidade social.
Oficinas interdisciplinares com foco em psicologia social e métodos científicos neutros.
Seminários universitários voltados para pesquisa empírica e análise sociológica crítica.
Ensino baseado em influência europeia, especialmente no modelo belga, com foco filantrópico, assistencialista e moral-religioso.
8

Quem foi responsável pela criação da Escola de Serviço Social de São Paulo?

O governo de Getúlio Vargas.
A Cruz Vermelha Internacional.
A Associação Brasileira de Assistentes Sociais.
A Liga das Senhoras Católicas de São Paulo.
9

Que encíclica papal exerceu grande influência na formação inicial do Serviço Social?

Laudato Si’ (2015).
Caritas in Veritate (2009).
Rerum Novarum (1891).
Humanae Vitae (1968).
10

Qual instituição europeia serviu de inspiração para a escola brasileira?

Escola de Serviço Social de Bruxelas.
Escola de Frankfurt.
Universidade de Coimbra.
Escola de Serviço Social de Londres.
11

Qual foi o papel da Escola de Serviço Social de São Paulo no futuro da profissão no Brasil?

Tornou-se parte da PUC-SP e foi centro da renovação crítica do Serviço Social nas décadas seguintes.
Tornou-se uma escola exclusivamente religiosa sem abertura ao debate.
Foi fechada antes de exercer influência significativa.
Foi substituída por instituições estatais sem continuidade histórica.
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