3° TRIM. LIÇÃO 10 - A liberdade que Cristo nos deu

3° TRIM. LIÇÃO 10 - A liberdade que Cristo nos deu

OBJETIVOS • EXPLICAR o valor da nossa liberdade em Jesus Cristo; • COMPREENDER que devemos estar ligados a Jesus para sermos livres; • MOSTRAR que a prática da liberdade cristã nos impulsiona a cuidar uns dos outros.

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João Marcos Silva

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1. O que Paulo alerta sobre a relação entre a liberdade cristã e a observância da Lei de Moisés em Gálatas 5.2?

Se os gálatas se deixarem circuncidar, Cristo de nada lhes aproveitará.
A observância da Lei de Moisés complementa a obra de Cristo na salvação.
A circuncisão é a única prova verdadeira de fé.
A circuncisão tem valor apenas para os judeus, não para os gentios.
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2. Segundo Paulo, o que os gálatas estavam fazendo ao se submeterem à circuncisão?

Estavam retornando à escravidão espiritual, sob o peso da Lei
Estavam fortalecendo a liberdade que Cristo lhes deu.
Estavam reafirmando sua fé em Cristo.
Estavam demonstrando obediência à tradição dos apóstolos.
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3. Qual é a relação entre a liberdade cristã e a natureza da Lei, segundo Paulo em Gálatas 5?

A liberdade em Cristo é incompatível com a imposição da Lei, pois ela gera condenação.
A liberdade em Cristo requer a guarda rigorosa de alguns preceitos da Lei.
A liberdade em Cristo é uma continuação das regras da Lei de Moisés.
A Lei deve ser observada apenas pelos judeus, mas não pelos gentios convertidos.
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4. Como Paulo descreve a situação dos gálatas que aceitavam a circuncisão e a Lei?

Eles estavam cumprindo uma tradição cristã válida.
Eles estavam firmes na liberdade em Cristo.
Eles estavam aceitando um fardo que nem mesmo os judeus conseguiram carregar.
Eles estavam ignorando completamente as Escrituras.
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5. O que Paulo quer dizer ao afirmar que "um pouco de fermento leveda toda a massa" em Gálatas 5.9?

A massa de trigo é uma metáfora para a multiplicação de discípulos.
Um pequeno erro doutrinário pode corromper toda a igreja.
Um pequeno pecado deve ser tolerado para manter a harmonia na igreja.
A fermentação é positiva, pois aumenta o número de convertidos.
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6. Em Gálatas 5.7, Paulo diz: “Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” O que isso significa?

Paulo está chamando a atenção para o fato de que os gálatas estavam se afastando da verdade do Evangelho por causa de influências externas.
Paulo está acusando os gálatas de negligenciarem as boas obras.
Paulo está elogiando os gálatas pela persistência na caminhada cristã.
Paulo está questionando a autenticidade da fé dos gálatas.
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7. Qual é o principal erro dos judaizantes que Paulo critica em Gálatas 5?

Eles estavam promovendo a vida no Espírito, mas com excesso de entusiasmo.
Eles estavam criando um novo caminho para a salvação que superava a Lei de Moisés.
Eles estavam promovendo a liberdade sem disciplina.
Eles estavam distorcendo o Evangelho, fazendo com que os gálatas voltassem à dependência da Lei.
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8. Por que Paulo compara a doutrina dos judaizantes ao fermento?

Porque ela é pequena, mas cresce e contamina toda a igreja, tornando-a corrupta
Porque a Lei é algo que é necessário, mesmo que cause dificuldades temporárias.
Porque o fermento representa uma transformação positiva na vida dos crentes.
Porque a doutrina dos judaizantes purifica a igreja de heresias.
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9. Qual é a principal advertência de Paulo sobre a liberdade cristã?

A liberdade cristã é um pretexto para fazer o que quisermos sem pensar nas consequências.
A liberdade cristã é limitada apenas às práticas externas de santidade.
A liberdade cristã deve ser usada para servir aos outros em amor, não para dar ocasião à carne.
A liberdade cristã permite a adoção de qualquer prática cultural sem questionamento.
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10. Qual é a solução proposta por Paulo para os conflitos entre os gálatas causados pelos falsos ensinamentos?

A solução é reforçar as tradições da igreja primitiva sem questionar os novos movimentos.
A solução é desconsiderar a Lei completamente e focar apenas na fé sem obras.
A solução é aceitar as práticas judaicas e buscar uma forma de unificação entre a Lei e o Evangelho.
A solução é voltar à verdadeira prática do Evangelho, baseado na graça e no serviço ao próximo, não nas obras da Lei.
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