
Que tipo de jornalista você é?
Que tipo de jornalista mora dentro de você? Faça nosso quiz e descubra qual operador jornalístico melhor define o seu perfil!
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1
Quando uma grande notícia chega na redação, sua primeira preocupação é:
Contar o que está acontecendo agora, sem perder o timing.
Checar todos os lados para garantir a veracidade.
Criar uma chamada envolvente que prenda a atenção do público.
Pensar em como o público vai interpretar e entender essa notícia.
Traduzir o assunto para uma linguagem simples.
2
Qual frase mais combina com sua forma de trabalhar como jornalista?
“A notícia tem que ser quente.”
“Se não tem credibilidade, não tem jornalismo.”
“Quero que o público sinta que eu faço parte da conversa com ele.”
“A notícia deve guiar o público para interpretar o mundo.”
“Se não for compreensível, não cumpre seu papel.”
3
Quando você assiste a um telejornal, o que mais chama sua atenção?
Como as notícias chegam tão rápido, principalmente notícias quentes.
O tom de neutralidade dos jornalistas.
Quando há uma chamada direta ao telespectador, por exemplo: “Confira!”, “Veja agora!”
A forma como o noticiário organiza a experiência do telespectador.
O cuidado em explicar termos complexos.
4
Se tivesse que definir seu estilo de reportagem em uma palavra, seria:
Imediato.
Confiável.
Envolvente.
Orientador.
Educativo.
5
Seu editor pede para cobrir um tema difícil, como economia ou ciência. O que você faz?
Procura logo os dados mais recentes.
Busca especialistas para garantir precisão.
Pensa em como transformar a pauta em algo mais interessante para o público.
Estrutura a reportagem para que o leitor ou a audiência não se perca.
Usa metáforas e exemplos simples para traduzir a informação.
6
Você precisa abrir uma reportagem no Jornal Nacional hoje! Qual estilo de frase usaria?
“Acaba de acontecer…”
“Segundo dados oficiais…”
“Confira agora…”
“Veja como isso pode afetar o seu dia a dia...”
“Entenda o que significa este termo...”
7
Na sua opinião, o maior risco para o jornalismo é:
Atrasar a informação.
Perder a credibilidade.
Não engajar o leitor ou a audiência.
Deixar o público perdido diante do excesso de dados.
Não ser compreendido pelas pessoas.