
Qual tipo de liderança você seria como diretora de uma escola?
Como você lidaria com a rotina sendo diretora de uma escola? Neste teste, você terá a oportunidade de se colocar no lugar da Gisele, diretora da escola EBM Rogério Leonardo Kuhnene, e com base nas suas escolhas para lidar com problemas do cotidiano da instituição, poderá saber ao final do teste qual seria o tipo de liderança que mais se assemelha a você! Vamos lá?
0
0
0
Anúncios
1
Um aluno quebrou a janela da sala de aula jogando bola no recreio. O que você faz como diretor da escola?
Aplica uma punição imediatamente e regras mais rígidas, como proibir jogar bola na hora do recreio. E sem mais conversa!
Chama os pais do aluno e conversa com eles, o aluno e quem estava junto, para ser decidido o que fazer.
Deixa o orientador/professor decidir como lidar com a situação da melhor forma possível, já que possuem contato direto com o aluno.
Analisa a situação e decide o que fazer de acordo com a idade do aluno e o contexto da situação.
Aplicar uma advertência e retirar o direito de alguma atividade extra por período determinado. Mas caso o aluno cumpra as metas (como frequentar mais as aulas, entregar todas as tarefas), a penalidade é reduzida.
Conversa com o aluno sobre os danos causados e os perigos que poderiam causar. Além disso, o episódio é usado como exemplo para conversar com a turma na prevenção de acidentes, principalmente no ambiente escolar, enfatizando a importância de cuidar do patrimônio da escola.
2
Um professor novo está com dificuldades para lidar com a turma. O que você faria nessa situação como diretor?
Promove treinamento e inspiração para superar os desafios em sala de aula para os professores.
Avisa aos alunos que se não obedecerem o professor em sala de aula, não irão mais no passeio da escola no final de ano.
Oferece instruções claras e acompanha de perto o trabalho do professor novo, mas com demais professores mais experientes permite maior autonomia em sala de aula.
Deixa livre para o professor buscar outras formas/métodos de lidar com a turma sozinho.
Faz uma reunião com os professores para discutir sobre o comportamento dos alunos em sala de aula, afim de tomar uma decisão sobre o que fazer com a turma.
Aplica uma penitência aos alunos por desoberecerem em sala de aula o professor.
3
Sobrou recursos para a infraestrutura da escola. Como/onde alocar?
Decide sozinho onde alocar o dinheiro e manda executar.
Consulta toda a comunidade escolar para decidir em conjunto as prioridades para alocar os recursos.
Deixa a responsabilidade para os setores da escola decidirem escolher como usar sua parte dos recursos.
Avalia se há consenso entre as partes ou não na alocação desses recursos. Se tiver, abre espaço para discutir a alocação em conjunto; se há conflito, toma a decisão final sozinho.
Propõe um projeto coletivo de melhoria, envolvendo toda a comunidade escolar para construir junto uma escola que incentive os alunos, professores, e demais funcionários, contribuindo para um ambiente harmonioso.
Define metas para o uso dos recursos, com prazo de entrega e eficiência na utilização de recursos. E aos setores que cumprirem as metas no prazo determinado, são gratificados financeiramente.
4
Baixa participação dos pais nas reuniões escolares. O que fazer para reverter isso?
Deve-se definir a presença obrigatória, com registro e penitências para quem não comparecer.
Apresenta esta problemática como pauta das reuniões, para que seja apresentado sugestões dos próprios pais, incentivando participação.
Deixa que cada família decida se vai ou não, sem interferir.
Caso a comunidade escolar se engaje mais depois de incentivar a participação, deve-se manter as reuniões abertas; mas se ainda persistir a baixa participação, deve buscar estratégias mais firmes para aumentar adesão, como a obrigatoriedade de presença, junto com registros e penitência.
Cria encontros atrativos, inspiradores e acolhedores, mostrando aos pais como sua presença transforma a vida escolar dos filhos.
Oferece incentivos para quem participa (certificados, pontos extras para alunos) e reforça as consequências para quem não comparece.
5
Dois alunos brigaram no recreio. Como lidar com essa situação?
Aplica suspensão imediata e determina a punição sem ouvir justificativas.
Escuta ambos os alunos, chama colegas ou representantes de turma e decide junto a melhor forma de resolver.
Deixa que o professor ou inspetor responsável pelo pátio resolva a situação.
Se forem alunos que possuem já uma ficha de problemas registrados, aplica medida mais rígida; se for primeira vez, chama para ter um diálogo e orientação.
Organiza uma roda de conversa com os alunos para trabalhar empatia, respeito e convivência, incentivando-os a refletirem.
Aplica a advertência e determina consequências proporcionais. Se os alunos apresentarem bom comportamento depois, podem ter redução da punição.