Potências neutras durante a Segunda Guerra Mundial:

Potências neutras durante a Segunda Guerra Mundial:

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Neutral_powers_during_World_War_II As potências neutras eram países que permaneceram neutros durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns desses países tinham grandes colônias no exterior ou tinham grande poder econômico. A Espanha tinha acabado de passar pela guerra civil, que terminou em 1 de abril de 1939 (cinco meses antes da Invasão da Polônia), uma guerra que envolveu vários países que posteriormente participaram da Segunda Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, as potências neutras não tomaram partido oficialmente, na esperança de evitar ataques. No entanto, Portugal, Suécia e Suíça ajudaram os Aliados fornecendo brigadas "voluntárias" para o Reino Unido, enquanto a Espanha evitou os Aliados em favor as Potências do Eixo, fornecendo-lhes sua própria brigada voluntária, a Divisão Azul. A Irlanda geralmente favorecia o lado aliado, assim como os Estados Unidos. Os Estados Unidos permaneceram neutros até 8 de dezembro de 1941, um dia após o ataque japonês a Pearl Harbor. O Tratado de Latrão entre a Itália e o Vaticano, assinado em 1929, exigia que o Papa mantivesse "neutralidade perpétua nas relações internacionais", tornando a Cidade do Vaticano um estado neutro. Vários países sofreram invasões apesar de seus esforços para serem neutros. Isso incluiu a Invasão da Dinamarca e da Noruega pela Alemanha Nazista em 9 de abril de 1940, depois, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo em 10 de maio de 1940. No mesmo dia, 10 de maio de 1940, os britânicos, já tendo invadido as Ilhas Feroe em abril, invadiram a Islândia e estabeleceram uma força de ocupação (posteriormente substituída pelos então neutros Estados Unidos). Nos Países Bálticos, a União Soviética invadiu a Lituânia em 15 de junho de 1940 e a Letônia e a Estônia em 17 de junho. Nos Bálcãs, a Guerra Greco-Italiana começou em 28 de outubro de 1940 e a Iugoslávia foi invadida em abril de 1941. O Irã também foi atacado e ocupado pela Grã-Bretanha e pela União Soviética em agosto de 1941.

0
0
0
1

República da Irlanda 🇮🇪:

1. República da Irlanda 🇮🇪:
A política de neutralidade irlandesa durante a Segunda Guerra Mundial foi adotada pelo Oireachtas (Parlamento Irlandês) por instigação de Éamon de Valera , o Taoiseach (chefe de governo) após o início das hostilidades na Europa. Ela foi mantida durante todo o conflito, apesar de vários ataques aéreos alemães e ataques à frota naval irlandesa pelo Eixo. De Valera se absteve de se juntar a qualquer um dos lados, embora geralmente favorecesse e ajudasse as potências aliadas, permitindo acesso aos seus estaleiros de reparos navais, bem como passando inteligência aos britânicos e permitindo que as tripulações aéreas aliadas que caíram na Irlanda retornassem ao Reino Unido (aviadores alemães foram internados). Também é notável que alguns membros do Exército Republicano Irlandês (IRA) , um paramilitar republicano irlandês, tentaram colaborar com a Alemanha contra a Grã-Bretanha, mas os esforços foram, em última análise, malsucedidos.
2

República Portuguesa (Estado Novo) 🇵🇹:

2. República Portuguesa (Estado Novo) 🇵🇹:
Portugal foi oficialmente neutro durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, manteve uma relação próxima com o Reino Unido, devido à aliança que manteve ao longo dos últimos 600 anos, a aliança militar mais duradoura da história. O Estado Novo buscou a neutralidade para manter a Espanha neutra e impedi-la de se juntar ao Eixo. Portugal permitiu que os Estados Unidos utilizassem uma base militar secreta no Aeroporto de Santa Maria, nos Açores , por meio de um acordo militar assinado em 28 de novembro de 1944. Isso violou sua neutralidade e tornou Portugal um país não beligerante do lado dos Aliados.
3

Estado Espanhol 🇪🇸:

3. Estado Espanhol 🇪🇸:
A Espanha inicialmente manteve a neutralidade formal, mas quando a Itália entrou na guerra em junho de 1940, Francisco Franco mudou o status da Espanha para o de "não beligerante" e procedeu à ocupação de Tânger. De junho de 1940 até fevereiro de 1941, o regime franquista foi grandemente tentado pelo intervencionismo; um proeminente germanófilo, o Ministro das Relações Exteriores Ramón Serrano Suñer era altamente influente no governo. No entanto, reuniões com autoridades alemãs, incluindo a reunião de Hendaye entre Franco e Hitler em 23 de outubro de 1940, não trouxeram a entrada formal da Espanha na guerra.

Em meados de junho de 1940, a Espanha aproveitou a Batalha da França para enviar 4.000 soldados marroquinos para a Zona Internacional de Tânger, que foi ocupada pela Espanha até 1945; a desculpa dada foi que havia o medo de que a Itália pudesse tomar a cidade.

A Operação Barbarossa deslocou o principal teatro de guerra para longe do Mediterrâneo, diminuindo o interesse da Espanha na intervenção. O menos relevante Serrano Suñer ainda conseguiu criar a Divisão Azul, composta por voluntários espanhóis para lutar pelo Eixo. Com o conflito decididamente se voltando a favor dos Aliados, Franco retornou o status da Espanha a um de "neutralidade vigilante" em 1º de outubro de 1943.

Durante a maior parte da guerra, a Espanha foi um fornecedor-chave de minério de tungstênio estratégico para a Alemanha. Em meio à forte pressão diplomática e econômica dos Aliados, a Espanha assinou um acordo secreto com os Estados Unidos e o Reino Unido em 2 de maio de 1944 para limitar drasticamente as exportações de tungstênio para a Alemanha e expulsar espiões alemães do solo espanhol.
4

Reino da Suécia 🇸🇪:

4. Reino da Suécia 🇸🇪:
Antes da guerra, a Suécia e os outros países nórdicos anunciaram sua neutralidade planejada em qualquer grande conflito europeu. Quando a Finlândia foi invadida pela União Soviética na Guerra de Inverno , a Suécia mudou sua posição para a de não beligerante , que não foi definida por tratados internacionais, libertando assim a Suécia das restrições de neutralidade. Entre outras coisas, permitiu que o governo sueco apoiasse a Finlândia durante a Guerra de Inverno, permitiu que soldados alemães em licença viajassem pela Suécia e, em um ponto, permitiu que uma divisão de combate viajasse da Noruega para a Finlândia através da Suécia. O trânsito de tropas alemãs pela Finlândia e Suécia e a mineração de minério de ferro sueca durante a Segunda Guerra Mundial ajudaram o esforço de guerra alemão. A Suécia havia se desarmado após a Primeira Guerra Mundial e não estava em posição de resistir militarmente às ameaças alemãs em 1940.

Em 1943, as Forças Armadas Suecas foram bastante aprimoradas e todos os acordos com a Alemanha foram rescindidos. Hitler considerou invadir a Suécia, mas quando Göring protestou, Hitler desistiu do plano. A empresa sueca SKF fornecia a maioria dos rolamentos de esferas usados ​​na Alemanha e também era importante para a produção de aeronaves aliadas.

A inteligência sueca decifrou a cifra alemã Geheimschreiber e compartilhou as informações decifradas com os Aliados. Stalin foi informado com bastante antecedência sobre a invasão planejada por Hitler à União Soviética, mas optou por não acreditar na informação.

A resistência dinamarquesa colaborou com a Suécia para realizar o resgate dos judeus dinamarqueses em 1943 , enviando-os para a Suécia. Durante a Libertação de Finnmark, a Suécia enviou tropas "policiais" norueguesas através da fronteira para se unirem às forças aliadas . Ao final da guerra, a Suécia se preparava para se juntar à invasão aliada da Noruega e da Dinamarca se as forças de ocupação da Wehrmacht rejeitassem um armistício geral.
5

Confederação Suíça 🇨🇭:

5. Confederação Suíça 🇨🇭:
Assim como na Primeira Guerra Mundial, a Suíça manteve sua neutralidade histórica. Dependia do carvão alemão, com 10 milhões de toneladas importadas durante a guerra, representando 41% do fornecimento de energia suíço.

Os alemães saquearam os bens de suas vítimas (incluindo aqueles em campos de concentração) para acumular riqueza. Em 1998, uma comissão suíça estimou que o Banco Nacional Suíço detinha US$ 440 milhões (US$ 8 bilhões em moeda de 2020) em ouro nazista, mais da metade do qual se acredita ter sido saqueado. Estima-se que quase 91 toneladas (100 toneladas curtas) de ouro nazista foram lavadas por meio de bancos suíços, com apenas 3,6 toneladas (4 toneladas curtas) sendo devolvidas ao final da guerra.

Os militares suíços frequentemente abriam fogo contra bombardeiros do Eixo que invadiam seu espaço aéreo; a Suíça também abateu aviões aliados sobre seu território em diversas ocasiões. Ao longo da guerra, cidades suíças foram acidentalmente bombardeadas por aeronaves do Eixo e dos Aliados . O Eixo tinha planos para uma invasão da Suíça, mas a Suíça havia construído fortificações complexas e reunido milhares de soldados nas montanhas para impedir qualquer invasão do Eixo.
6

República da Estônia 🇪🇪:

6. República da Estônia 🇪🇪:
A Estônia juntamente com seus vizinhos Bálticos, Lituânia e Letônia, declararam conjuntamente sua neutralidade em 18 de novembro de 1938, em Riga, na Conferência dos Ministros das Relações Exteriores do Báltico com seus respectivos parlamentos que aprovaram leis de neutralidade no final daquele ano. Apesar disso, todos os três Países Bálticos foram ocupados duas vezes pela União Soviética e uma vez pela Alemanha.
7

República da Letônia 🇱🇻:

7. República da Letônia 🇱🇻:
A Letônia juntamente com seus vizinhos Bálticos, Lituânia e Estônia, declararam conjuntamente sua neutralidade em 18 de novembro de 1938, em Riga, na Conferência dos Ministros das Relações Exteriores do Báltico com seus respectivos parlamentos que aprovaram leis de neutralidade no final daquele ano. Apesar disso, todos os três Países Bálticos foram ocupados duas vezes pela União Soviética e uma vez pela Alemanha.
8

República da Lituânia 🇱🇹:

8. República da Lituânia 🇱🇹:
A Lituânia juntamente com seus vizinhos Bálticos, Letônia e Estônia, declararam conjuntamente sua neutralidade em 18 de novembro de 1938, em Riga, na Conferência dos Ministros das Relações Exteriores do Báltico com seus respectivos parlamentos que aprovaram leis de neutralidade no final daquele ano. Apesar disso, todos os três Países Bálticos foram ocupados duas vezes pela União Soviética e uma vez pela Alemanha.
9

Reino da Islândia 🇮🇸 (neutro até 1940):

9. Reino da Islândia 🇮🇸 (neutro até 1940):
Ocupada pelas forças aliadas a partir de maio de 1940.
10

República da Turquia 🇹🇷 (neutro até 1945):

10. República da Turquia 🇹🇷 (neutro até 1945):
A Turquia permaneceu neutra até vários meses antes do fim da guerra, quando se juntou aos Aliados. Antes do início da guerra, a Turquia assinou um Pacto de Ajuda Mútua com a França e a Grã-Bretanha em 1939. Após a invasão alemã da França, no entanto, a Turquia permaneceu neutra, confiando em uma cláusula que os desculpava se uma ação militar pudesse causar conflito com a URSS. Em junho de 1941, após a vizinha Bulgária se juntar ao Eixo e permitir que a Alemanha movesse tropas para invadir a Iugoslávia e a Grécia, a Turquia assinou um tratado de amizade com a Alemanha. Winston Churchill e sua equipe militar se encontraram com o presidente turco em 30 de janeiro de 1943 na Conferência de Adana , embora a Turquia não tenha mudado sua posição.

A Turquia era um importante produtor de cromita , um material estratégico para metalurgia ao qual a Alemanha tinha acesso limitado. Os alemães a queriam, e os Aliados queriam impedi-los de obtê-la. Portanto, a cromita era a questão-chave nas negociações da Turquia com ambos os lados. A Turquia recuaria em seu acordo de fornecer cromita à Alemanha. Depois de vendê-la às nações rivais, os Estados Unidos e o Reino Unido, depois que as duas nações aliadas concordaram em também comprar frutas secas e tabaco da Turquia. A Turquia interrompeu suas vendas para a Alemanha em abril de 1944 e rompeu relações em agosto. Em fevereiro de 1945, depois que os Aliados fizeram seu convite para a reunião inaugural das Nações Unidas (junto com os convites de várias outras nações) condicional à beligerância total, a Turquia declarou guerra às potências do Eixo, mas nenhuma tropa turca jamais viu combate.
11

Principiado de Andorra 🇦🇩:

11. Principiado de Andorra 🇦🇩:
Andorra permaneceu neutra durante a Segunda Guerra Mundial.
12

Principiado de Liechtenstein 🇱🇮:

12. Principiado de Liechtenstein 🇱🇮:
Liechtenstein permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao mesmo tempo, Liechtenstein se uniu o mais próximo possível à Suíça durante a guerra na esperança de manter a neutralidade do país. Pouco antes do fim da guerra, Franz Joseph II concedeu asilo político aos emigrados pró-Eixo e pró-imperador Vladimir White do Primeiro Exército Nacional Russo , liderados pelo General Boris Smyslovsky , que estavam sendo cuidados pela Cruz Vermelha de Liechtenstein. Liechtenstein se recusou a repatriar os russos para a União Soviética, apesar da pressão diplomática, sendo o único país a não fazê-lo.
13

Estado da Cidade do Vaticano 🇻🇦:

13. Estado da Cidade do Vaticano 🇻🇦:
A Cidade do Vaticano permaneceu neutra durante a Segunda Guerra Mundial.
14

Principiado de Mônaco 🇲🇨:

14. Principiado de Mônaco 🇲🇨:
Mônaco foi ocupado pela Itália e depois pela Alemanha.
15

República de San Marino 🇸🇲 (neutro até 1944):

15. República de San Marino 🇸🇲 (neutro até 1944):
San Marino foi brevemente ocupada pela Alemanha entre 17 e 20 de setembro de 1944, durante a qual a Batalha de San Marino os expulsou. A ocupação levou o microestado a declarar guerra à Alemanha em 21 de setembro de 1944. Anteriormente, em 26 de junho de 1944, a linha ferroviária de San Marino foi bombardeada pelos britânicos , sob a falsa crença de que os alemães a utilizavam para transportar armas.
16

Reino do Afeganistão 🇦🇫:

16. Reino do Afeganistão 🇦🇫:
O Afeganistão permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial.
17

Reino do Butão 🇧🇹:

17. Reino do Butão 🇧🇹:
O Butão permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial.
18

Tibete 🇷🇪:

18. Tibete 🇷🇪:
O Tibete permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial. Embora de fato independente e sob o governo do Dalai Lama, foi reconhecido internacionalmente como uma província da República da China . O governo tibetano recebeu oficiais militares aliados (britânicos e americanos) em Lhasa em 1943. Após o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota dos nacionalistas pelos comunistas na Guerra Civil Chinesa, o Tibete foi invadido e anexado pela República Popular da China em 1951.
19

Reino do Iémen 🇾🇪:

19. Reino do Iémen 🇾🇪:
O Reino do Iêmen permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial.
(Nota: Este país representa apenas a parte ocidental do atual Iêmen; o restante da região fazia parte do Protetorado de Áden , governado pelos britânicos.)
20

Estado Imperial do Irã 🇮🇷 (neutro até 1943):

20. Estado Imperial do Irã 🇮🇷 (neutro até 1943):
Para se proteger das forças aliadas, declarou oficialmente neutralidade, mas essa decisão estratégica não perdurou e o Irã foi posteriormente ocupado pelos Aliados. Mais tarde, em 1943, o Irã declarou guerra à Alemanha. No entanto, nenhuma tropa iraniana participou de combate, mas vários iranianos se juntaram à Divisão Freiwilligen-Stamm da Wehrmacht da Alemanha Nazista para operações antipartidárias contra a Resistência Francesa.
21

Reino da Arábia Saudita 🇸🇦 (neutro até 1945):

21. Reino da Arábia Saudita 🇸🇦 (neutro até 1945):
A Arábia Saudita rompeu contatos diplomáticos com a Alemanha em 11 de setembro de 1939 e com o Japão em outubro de 1941. Embora oficialmente neutros, os sauditas forneceram aos Aliados grandes suprimentos de petróleo. As relações diplomáticas com os Estados Unidos foram estabelecidas em 1943. O rei Abdul Aziz Al-Saud era amigo pessoal de Franklin D. Roosevelt. Os americanos foram então autorizados a construir uma base da força aérea perto de Dhahran. A Arábia Saudita declarou guerra à Alemanha em 28 de fevereiro de 1945 e ao Japão em 1 de abril de 1945, mas nenhuma ação militar resultou da declaração.
22

República Argentina 🇦🇷 (neutro até 1945):

22. República Argentina 🇦🇷 (neutro até 1945):
Antes do início da Segunda Guerra Mundial em 1939, a Argentina mantinha uma longa tradição de neutralidade em relação às guerras europeias, que era mantida e defendida por todos os principais partidos políticos desde o século XIX. Uma das principais razões para essa política estava relacionada à posição econômica da Argentina como um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e produtos agrícolas, para a Europa em geral e para o Reino Unido em particular. Assim, inicialmente, embora o governo da Argentina fosse simpático aos Aliados e fornecesse assistência econômica ao Reino Unido, a tradição política de neutralidade do país prevaleceu. Após o ataque japonês a Pearl Harbor e a subsequente declaração de guerra americana ao Japão, a pressão americana para a entrada da Argentina na guerra começou a aumentar. As relações pioraram ainda mais após um golpe militar em 1943, quando os conspiradores foram acusados ​​de simpatizar com o Eixo. Devido às fortes divisões e disputas internas entre os membros do exército argentino , o país continuaria neutro , mesmo após as sanções americanas. No entanto, a Argentina acabou cedendo à pressão dos Aliados, rompeu relações com as potências do Eixo em 26 de janeiro de 1944, e declarou guerra em 27 de março de 1945. Mais de 4.000 voluntários argentinos lutaram ao lado dos Aliados.
23

Estados Unidos da América 🇺🇸 (neutro até 1941):

23. Estados Unidos da América 🇺🇸 (neutro até 1941):
Os Estados Unidos permaneceram neutros no início da Segunda Guerra Mundial, em conformidade com a Lei de Neutralidade de 1936, apesar de favorecerem os Aliados. No entanto, a derrota repentina da França pela Alemanha na primavera de 1940 levou o país a expandir significativamente suas forças armadas por meio da Lei de Treinamento e Serviço Seletivo de 1940. Em 29 de dezembro daquele ano, o presidente Franklin D. Roosevelt declarou que os Estados Unidos seriam o "Arsenal da Democracia" para os Aliados, fornecendo-lhes suprimentos enquanto o país permanecesse neutro. Os EUA permaneceram neutros até 8 de dezembro de 1941, quando declararam guerra ao Japão em resposta ao ataque surpresa a Pearl Harbor no dia anterior.
24

Reino do Egito 🇪🇬 (neutro até 1945):

24. Reino do Egito 🇪🇬 (neutro até 1945):
O Egito conquistou a independência de jure em 1922. Na prática, permaneceu efetivamente sujeito ao controle britânico através do tratado anglo-egípcio de 1936, que permitiu a permanência de uma grande força britânica no país. O Egito também compartilhava o controle do Sudão anglo-egípcio . O governo de Aly Maher Pasha recusou-se a declarar guerra em 1939, embora o Egito permanecesse, durante grande parte da guerra, como um ponto de apoio estratégico para as forças britânicas envolvidas na campanha do Deserto Ocidental . A Batalha de El Alamein ocorreu em território egípcio.
25

República da Libéria 🇱🇷 (neutro até 1944):

25. República da Libéria 🇱🇷 (neutro até 1944):
A Libéria permaneceu neutra até 1944, embora tenha se tornado cada vez mais dominada econômica e politicamente pelos Estados Unidos.
Compartilhe com seus amigos
Incorporar
Outros
Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.

Quizur Logo

Siga nossas redes sociais: